boo-box

terça-feira, 1 de junho de 2010

Natação no tratamento da escoliose?

http://imagem.vilamulher.com.br/temp/natacao-exercicio-completo-250408.jpg
Você já ouviu falar a natação atua na correção da curva escoliótica?
Cuidado! Essa afirmação pode ser muito perigosa.
A natação não pode atuar na correção da curva escoliótica por ser uma atividade simétrica.
Ela trabalha o fortalecimento muscular e o alongamento de forma equilibrada utilizando os dois lados com a mesma intensidade.
Para auxiliar na correção da escoliose precisa ser uma atividade que alongue e fortaleça especificamente um grupo enfraquecido ou encurtado pela lesão para proporcionar o equilíbrio. Equilíbrio este que deve ser sempre respeitado, principalmente quando temos a natação terapêutica.
Com certeza que nesta questão a fisioterapia é muito mais eficaz e específicas .
http://www.vitorcaine.com/patologias/coluna/patologia_da_coluna/centro_de_cirurgia_da_coluna_doencas_da_coluna_ficheiros/escoliose.jpg
Escoliose x os nados peito e borboleta
http://teamowens313.files.wordpress.com/2009/02/michael-phelps.jpg
A escoliose é definida como desvio da coluna vertebral no plano frontal, podendo ser distinguida como escoliose funcional que está associada a hábitos regulares de posturas incorretas que resulta em assimetrias funcionais na musculatura da coluna vertebral.
Existe uma prescrição básica feita pelos ortopedistas que excluem o nado peito e borboleta para quem tem problema de coluna.

Creio que exigir a respiração bi-lateral do aluno que tem escoliose deveria ser prioridade, e esta recomendação deveria ser analisada pelos ortopedistas.
http://2.bp.blogspot.com/_p5eM5ysXu40/So69p98GJOI/AAAAAAAAD0c/QIr03h22LhY/s400/2.jpg
Quando temos problema na lombar realmente em alguns casos a pernada de peito e a ondulação do borboleta podem agravar o problema e devem ser evitados.
No caso da escoliose nem sempre excluir estes nados é a solução mas sim adapta-los e utilizá-los de forma moderada.
Forma moderada entendo como um trabalho intercalado e compensado, com bom senso e observação constante.
http://espiritooutdoor.com/wp-content/uploads/2010/04/freestyle2small-7722561.jpg
Nados proibidos
Nenhum nado é proibido, contudo algumas modalidades sobrecarregam e exigem um esforço maior da coluna como citamos acima.
Mas o principal "termômetro" a respeito deste assunto é a tolerância do nadador ao desconforto. Observe se após um nado de uma destas modalidades, algum sintoma aparece.
Caso contrário, apenas aconselho cautela e que dê preferência para nad
o crawl e costas.
A maioria das pessoas apresenta uma pequena escoliose e podemos conviver com ela sem maiores problemas.
Lembre-se que é importante que haja equilíbrio entre a musculatura paravertebral e a musculatura abdominal.
http://1.bp.blogspot.com/_51xEM9U3isg/SgwSH157D0I/AAAAAAAAARU/xT6Fe02S8PM/s200/SS_3%2520SWIMMERS%2520UNDERWATER.jpg
Ao nadar costas e crawl ocorre uma sensação maior de conforto pois é solicitado alternadamente o trabalho muscular além do nado poder ser facilitado pela utilização da técnica de " rolamento".

Com ou sem Escoliose... Bons Treinos!!¡


4 comentários:

Ricardo disse...

Foi-me diagnosticado escoliose tinha cerca de 9, 10 anos de idade.A indicação foi praticar natação, entre outras: posições correctas , e algum exercício específico.A verdade é que notei melhoras tanto a nível estético, ao nível da sacro-íliaca, como nas dores.

Ricardo disse...

Continuando o meu comentário e em relação á natação, de facto foi o melhor tratamento, porque era o unico que eu realizava, por frequentar a natação , esquecendo-me dos outros exercícios a maior parte das vezes por não ser obrigatório.

Anônimo disse...

Tenho escoliose devido um acidente,antes eu nao tinha depois do acidente apareceu em que casos tem que fazer sirurgia?

Bad Girl th disse...

Apesar de ser uma resposta chata, a verdade é que cada caso é um caso. Mas a cirurgia deve ser evitada ao máximo, só se deve partir para ela em caso de as dores serem muitas, da deformação ser bastante visível e incómoda esteticamente... É essencial ir a um ortopedista, recomendado de preferência. Soube hoje que podia ter tomado medidas para corrigir uma parte da minha escoliose e agora que mudei de ortopedista posso já não conseguir corrigir. Em escolioso o tempo é valioso. Boa sorte.