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terça-feira, 8 de junho de 2010

Pés de Pato (Nadadeira), Herói ou vilão?

Muitos Nadadores, mergulhadores e bodyboarders usam pés de pato há anos, mas só a pouco tempo começou-se a estudar as verdadeiras razões do seu prolongado uso.

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Razões básicas para se usar pés de pato nos treinos de natação:

1-Melhorar a flexibilidade dos tornozelos
Você já reparou que as pessoas sem experiência de natação têm muita dificuldade na batimento de perna?
A principal razão é a flexibilidade dos tornozelos que funcionam como ganchos, o que faz com que as pessoas nadem para trás.

Os bons nadadores, ao contrário, alongam os tornozelos de modo que os artelhos formem uma linha reta com a perna.

Por causa da carga extra com o aumento da superfície dos pés de pato, há um alongamento dos tornozelos ao bater a perna.

Seu uso constante os alonga, aumentando sua flexibilidade para se movimentar em todas as direções, tornando a batida de perna muito maiseficiente.

2-Aumentar a aptidão física e condicionamento cardiovascular
Embora a natação seja considerada um dos melhores exercícios aeróbicos, muitas pessoas esquecem de usar as pernas, onde se localizam os maiores músculos.

Todos sabem que quanto mais músculos do corpo forem usados, maiores serão os benefícios cardiovasculares, (é por isso que o remo e o cross-coutry ski são considerados dois dos esportes mais eficientes) faz sentido que os nadadores que usam os grandes músculos das pernas se beneficiem com um treino mais forte que queima calorias e aumenta o nível de aptidão.

Os pés de pato, ao ajudarem o alongamento das pernas aumentam o trabalho do sistema cardiovascular e como conseqüência, uma melhor aptidão física éalcançada.

3-Aumentar a força de perna
Bater perna com pés de pato é o mesmo que levantar pesos; a resistência da água ao tamanho do pé de pato exige mais dos músculos usados.

Músculos mais fortes puxam mais água, fazendo com que a pessoa nade mais depressa.

É preciso ter em mente que os pés de pato desenvolvem a força muscular das pernas especificamente para a natação do mesmo modo que os corredores, ciclistas, etc... Têm músculos fortes das pernas, porém treinados para estas atividades. A força das pernas adquirida com os pés de pato é uma das maiores, se comparada com os outrosexercícios.

4-Melhorar a posição do corpo e a técnica
Os pés de pato acrescentam propulsão extra à braçada, o que aumenta a velocidade do nadador.

Os bons nadadores deslizam horizontalmente à superfície da água, enquanto os que não nadam bem, arrastam as pernas em posição quase vertical, o que os atrasa.

Um dos objetivos de nadar com velocidade usando pés de pato é nadar também mais rápido ao tirá-lo, transferindo a sensação de nadar mais rápido na superfície com os pés de pato a nadar também mais rápido e mais leve sem eles, o nadador usa um fenômeno conhecido como padrão neuromuscular.

Os músculos e nervos lembram a sensação de nadar mais depressa e tentarão duplicar o padrão na próxima vez.

Quanto mais vezes se repetir o padrão (nadar mais rápido e mais na superfície com os pés de pato), mais fácil será duplicá-lo sem eles.

O resultado será: a técnica do nadador e a coordenação neuromuscular melhoram muito.

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Tipos de pés de pato eficientes
Modernamente o tipo de pés de pato que devem ser usados, precisam apresentar as seguintes características:

1.Devem ser de material bem flexível, para aproveitar os movimentos da água, mantendo a coordenação dosmovimentos;

2.A lâmina deve ter forma curva para imitar o rabo dos peixes e cortar a água com maiseficiência;

3.Devem concentrar a força bem atrás no pé para que todos os músculos da perna sejam utilizados. São os grandes músculos da coxa que precisam ser trabalhados, para que se obtenha uma batida de perna mais forte e mais veloz.

USAR OU NÃO ?

Todos,
treinadores ou atletas já passaram por este dilema.
Mesmo a resposta sendo variada, em nossa opinião o uso é algo que poderá contribuir e muito para o seu programa. Há algumas vantagens e pontos a serem observados no uso do pé de pato além de algumas sugestões de trabalho para serem implementadas.


Duas das maiores vantagens para o uso do pé de pato são:

1a. Força os calcanhares se tornarem mais flexíveis.

2a. Incrementa a força dos ligamentos e tendões que suportam os tornozelos.
Conclusão: Você tem ganho nos dois mundos: Força e Flexibilidade.

Entretanto, a mais importante razão para o uso do pé de pato é o fato do consumo de oxigênio ser aumentado assim como o condicionamento cardio-vascular.

O seu corpo não sabe que você está usando o pé de pato, somente que você está indo mais rápido.

E isso é um grande elemento para elevar o nível do seu condicionamento mais rápido.

Você pode incorporar o pé de pato no seu programa normal incluindo séries de intervalo ou objetivos mais fortes.

Até alguns dias, você pode fazer o treinamento completo de pé de pato, é o "seu tempero" para aquele dia.

Um grande benefício do pé de pato é o uso em séries de velocidade ajudada aonde o nadador tem sua velocidade de nado acelerada com estímulos que resultarão em movimentos mais seguros quando realmente acelerar o seu ritmo de nado.

A técnica é o outro fator muito beneficiado pelo uso do pé de pato.

Nadar com pé de pato, o corpo flue mais fácil, se move com mais leveza e menos esforço. Jovens nadadores e masters são altamente beneficiados pelo trabalho.

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Quando não Usar.

Esses acessórios devam ser utilizados de uma maneira consciente, ou seja, sem exageros. Se usados corretamente, auxiliam a técnica, além de oferecerem novos estímulos (dinâmica da aula).

Segundo o técnico Mathew Luebbers em artigo publicado, o pé-de-pato faz aumentar o tamanho dos pés.
E por vir em centenas de tamanhos, formas e cores lhe proporcionam uma série de vantagens no treinamento.

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Mas adverte:

1-não deixe que seus atletas fiquem dependentes deles!

2-Quanto aqueles utilizados pelo mergulhadores, não devem ser usados para a natação, porque apesar de serem ótimos para o scuba diving, são muito compridos e fazem os movimentos dos pés ficarem muito curtos e lentos trazendo poucos benefícios no treinamento. Mas eles ainda oferecem benefícios como melhora da flexibilidade, aumento da sobrecarga de trabalho e velocidade, embora não mais que as nadadeiras curtas, rígidas e/ou macias.
Segundo Mathew entre os principais benefícios do uso do pé-de-pato está o aumento da flexibilidade e ganho extra de força muscular nos tornozelos melhorando a performance de ataque no batimento de pernas.

E o melhor benefício, enfim é facilitar o equilíbrio da posição corporal, permitindo ao nadador se fixar mais na técnica, como o rolamento do corpo e o tempo de execução.

Lesões do joelho e o uso constante do pé-de-pato
A nadadeira proporciona um melhor deslocamento com menor gasto energético, por isso alguns alunos ficam dependentes da sua utilização.

Não tenho conhecimento de uma pesquisa específica sobre lesões pela utilização de nadadeiras e não acredito que o uso cause problema, mas sim o uso exagerado causa sobrecarga na articulação e ligamentos principalmente.
O trabalho na natação será benéfico se for programado, dosado e bem fundamentado e isto só será possível se o aluno permitir que o professor comande sua aula.

Caso o nadador "vicie" a melhor solução é tentar que ele utilize a nadadeira menor e mais rígida. É conhecida como "Zumer" .

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Ela tem uma ação reduzida sobre o joelho além de permitir um maior fortalecimento de membros inferiores.

Como tudo que é divertido, equipamentos como nadadeiras estão aí para facilitar o nobre ato de nadar, basta não exagerar e lembrar das diferenças individuais.

Bons Treinos!

7 comentários:

cacá disse...

Tenho 60 anos,aprendi a nadar aos 45 anos e ´continuo até hoje.o meu maior problemas são batidas de pernas, não saia do lugar,hoje com o uso do mpé de pato, melhor muito como está corringindo o meu pé direito que era virado para fora,ai descobri que ele está voltando para frente,falei com o meu professor porque ele não deixa eu treinar peito com o pé de pato,mas justamente por eu usar o meu pé está ficando normal.
atenciosamente Maria

Anônimo disse...

Olá, tudo bem? Sou academico de educaçao fisica e gostaria de saber se você tem outras referencias com relaçao ao uso do pé-de-pato na nataçao. Creio que existe ganhos de rendimento, transferencia, e motivaçao para o aluno. Os únicos artigos que tenho encontrado, sao os mesmo que vc cita. Será que existe uma abordagem mais cientifica ou mais artigos publicados?? Se souber de algo, meu contato é algoncalves@hotmail.com. Obrigado

Anônimo disse...

Senhores pratico uma modalidade de pesca onde percorremos distâncias de até 500 metros no mar sobre pranchas de body board, para isso, utilizamos pés de pato para nos movimentar na água com maior velocidade. Gostaria de saber qual o modelo de equipamento ideal para natação sobre prancha.

Desde já obrigado.

Marco Júnior

marcoojunior@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Ola.. Obrigada por passar um pouco do seu conhecimento...
Gosto de fazer mergulho livre (só com mascara e snorkel) gostaria de saber se posso usar esta nadadeira curta "Zummer" pra essa brincadeira ou é melhor comprar aquela longa de mergulho.

Keila
keilareis@bol.com.br

Anônimo disse...

Gostaria de saber qual o tipo de pé de pato devo comprar para natação. Fiz uma cirurgia no joelho esquerdo de reconstrução do ligamento cruzado anterior e menisco. Já fiz musculação, hidroterapia, mas o único esporte que não faz doer o meu joelho é a natação. Preciso fortalecer o músculo vasto medial e a professora me recomendou o uso de pé de pato, porém não sei qual modelo escolher. Poderia me ajudar?

Dylan Rocha disse...

Estava procurando uma nadadeira e encontrei várias no mercado, percebi as lojas on-line não dão muitas explicações sobre os modelos. Percebi que há várias nadadeiras para mergulhadores, mas com a matéria consegui a informação que estas não são adequadas para a natação ( o meu objetivo), venho de uma cirurgia de joelho e tenho certeza que o equipamento vai me ajudar ao processo de fortalecimento. Adorei a matéria e recomendo!

luiz correia disse...

tenho muitas duvidas, fiz ha um ano atraz uma angioplastia faço tres vezes por semana natação, mas eu não consigo ganhar folego, faço uma chegada de 20 mts e tenho que descansar, mesmo com pé de pato, será que isso é normal? tenho 62 anos e tenho um pouco de medo, qual a melhor solução?