boo-box

quinta-feira, 27 de maio de 2010

O LADO ESCURO DA NATAÇÃO

http://www.si-swimming.com/shield-small.gif

A Federação dos Estados Unidos de Natação (USA Swimming) revelou o nome de 46 pessoas punidas pela entidade, a maioria por problemas de ofensas sexuais, durante os últimos anos.

http://www.tampabayaquatics.com/images/Logo%20USA-S%20Crestbl.jpg

De acordo com a agência AP, o nome mais expressivo revelado foi o de Everett Uchiyama, ex-diretor técnico da seleção nacional.

Segundo a federação, Uchiyama recebeu suspensão em 31 de janeiro de 2006.

Ele deixou seu cargo dias antes, sem maiores explicações, mas a entidade explica que ele foi banido por violar regulamento que proíbe “qualquer conduta sexual direcionada a um atleta por um treinador”.

Swim Coaches

Da lista de 46 pessoas, 36 receberam punições ou se afastaram de seus cargos por comportamento inapropriado quanto a assuntos sexuais.

Há ainda casos de doping, fraudes, e outros cinco que não foram explicados pela federação.


A USA Swimming foi criticada duramente pelo meio como cuida de seus casos de abuso sexual.

Swim Coaches

Swim coach Andrew King, pictured here with a young swimmer in an undated photo, was suspended for life by USA Swimming. Authorities say that King sexually abused young girls for years until a 14-year-old California victim finally turned him in. (ABC News)


Há acusações de que a entidade acobertava os problemas.

Em uma reunião neste mês de maio, a entidade aprovou quatro passos para lidar com o assunto, incluindo a divulgação da lista de técnicos banidos nos últimos anos.

Foi aprovada ainda a criação de uma linha de telefone para denúncia e aconselhamento e também a de um comitê de proteção aos atletas.

Em março, a campeã olímpica em 1972 Deena Deardurff revelou que ela era molestada repetidas vezes por seu técnico nos anos 1960.

http://a.abcnews.com/images/Sports/7e3e7c66-f4aa-4e20-90a9-663e038cc45b_mn.jpg

Ela não revelou o nome do treinador, que teria sido indicado para o Hall da Fama da modalidade.

Os comentários dela surgiram dias depois que uma ação foi apresentada na Califórnia, alegando que mais de 30 técnicos pelo país estavam envolvidos em casos de abuso.

A equipe de natação dos Estados Unidos está tomando medidas para proteger os seus mais de 300 mil membros, após ser atingido por acusações de abuso sexual de seus treinadores.

O time anunciou um “plano de ação de sete pontos”, como eles denominaram.

As medidas foram descritas em uma carta aberta do presidente Jim Wood e do diretor-executivo Chuck Wielgus.

Wielgus disse que a equipe norte-americana tem "a responsabilidade de ajudar a criar um ambiente seguro e positivo para as crianças e aos jovens adultos que são nossos membros."

A organização irá impor isso com um código de conduta para ônibus e melhorar o sistema para relatar abusos.

A ação vem depois de dois processos judiciais sobre má conduta sexual por parte dos treinadores e um relatório da ABC que pelo menos 36 treinadores foram banidos do esporte na última década.


Swim Coaches
Brian Hindson of Indiana, center, coached swimmer Brooke Taflinger, right, who once dreamed of winning Olympic gold. (ABC News)


Nenhum comentário: