boo-box

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Educativos, a Natação Precisa deles.

Não há dúvida da importância e da validade do trabalho de educativos na correção, aperfeiçoamento e desenvolvimento da técnica do nadador.

Entretanto, não há uma certeza de qual seria a hora mais correta da aplicação deste trabalho.
Seria no início do treino?

Logo após o aquecimento?

Ou quem sabe no meio do treino, entre as séries principais?

http://capitaomor.files.wordpress.com/2009/05/igor-de-souza.jpg
E ao final do treinamento será que o trabalho de educativo não seria mais real estando o nadador mais cansado e com dificuldades de manter a técnica?
As dúvidas são várias, e as respostas também variam.
Não há um conceito pré-estabelecido sequer onde o trabalho de educativo seria mais eficiente.
No início do treinamento, o nadador está mais descansado, pronto para receber a informação nova, desenvolvendo a técnica correta.

Entre as séries principais, no meio do treinamento, o trabalho de educativo forçaria o nadador, já cansado, manter a técnica correta e preparando o corpo de forma adequada para encarar a outra parte da série principal a ser trabalhada.
Um repouso ativo com técnica e qualidade.
No final do treinamento, o nadador exausto, mais ou menos como ele estará no final de sua prova, onde a técnica falha e o corpo já não respondem as orientações de postura e balanço.
O trabalho de educativo, ao final do treinamento, forçaria o corpo exatamente a manter esta técnica, mesmo que com dificuldade, contribuindo na manutenção da técnica ao final das provas.
Como se vê, encontramos argumentos suficientes para colocar o trabalho de educativos em qualquer uma das três fases do trabalho, e nas três de forma eficiente e contribuidora.
http://i2.r7.com/olimpicos-static/data/files/2C92/94A4/2782/2EA9/0127/A4AA/18F6/3F83/nata%C3%A7%C3%A3o-thiago-pereira-hg-20100328.jpg
A variante de opções mostra que o objetivo pode ser um só, mas existem vários caminhos que podem levar a técnica perfeita, ou para ser mais realista, quase perfeita, pois perfeição será algo jamais alcançado na técnica da natação.
Quase todos os treinadores citam que os maiores ídolos da natação mundial estão cheios de defeitos a serem trabalhados, ou seja, longe de seus limites a serem alcançados.
http://roxanabrasil.com.br/site/wp-content/uploads/2010/02/hist%C3%B3ria_natacao.jpg
O trabalho de educativo é apenas um destes caminhos a serem levados para o trabalho para a técnica.
Outra variante no trabalho de educativo é a velocidade a ser aplicada.
Educativos feitos de forma lenta são fáceis de assimilação e desenvolvimento de técnica.
São muito bem recebidos pelas categorias menores que acabam aprendendo com facilidade.
Feitos de forma natural, dentro das séries do programa de trabalho, criam uma rotina positiva no treinamento onde os educativos fazem parte sem serem notados ou diferenciados.

Até mesmo educativos em alta velocidade já são realizados por nadadores de alto nível.
O motivo: criar estímulos explosivos até mesmo quando o objetivo é melhorar a qualidade técnica do nadador.
Como dito antes neste texto, vários caminhos podem levar ao mesmo destino.
A natação de forma geral, nas suas bases de treinamento tem evoluído e muito.
Estamos longe da filosofia dos anos 70 onde “quanto mais era melhor” passamos pela fase dos anos 80-90 “quanto melhor é melhor”.
E hoje vivemos um dilema:Onde alguns nadam mais e outros nadam menos.
Mas todos tem o mesmo objetivo, ou o destino final: nadar cada vez melhor.
O educativo faz parte deste processo.
Ele existe basicamente com três objetivos:
1) facilitar o nado
2) dificultar o nado
3) variar o nado
Na fase de facilitação,
O educativo entra como agente beneficiente para melhorar a técnica do nado.
Assim, um determinado educativo ajuda ao nadador compreender o movimento que inicialmente pode ser complexo, mas através do educativo será melhor assimilado.
Na fase de dificuldade
O educativo faz parte do processo de treinamento onde determinado movimento irá dificultar a ação do nado, incrementando o esforço do nadador em manter a posição ou técnica.
http://teamowens313.files.wordpress.com/2009/02/michael-phelps.jpg
A fase de variação
É extremamente importante por vários aspectos.
A variação nos movimentos tira a rotina do trabalho, ajuda na motivação e principalmente trabalha em musculatura diferente contribuindo no desenvolvimento do nadador.
Uma última idéia referente a variação de momento do educativo a ser utilizado, ou a velocidade e até mesmo o objetivo.
Mesmo sendo vários caminhos que levam a um mesmo destino, a ordem dos fatores aqui vai alterar o produto.
Assim, ao prescrever um educativo, seja no início, meio ou fim, na velocidade que for desejada e no objetivo prescrito, produzirá diferentes respostas no atleta.
Entender todo este processo faz parte da formação do bom treinador.

Exemplo

No filme do recordista mundial Ed Moses "From start to finish" filme lançado nos Estados Unidos com o treinador da Universidade da Virginia, Mark Bernardino, treinador atual de Ed Moses.

http://www1.pictures.gi.zimbio.com/Swimming+Olympic+Team+Trials+Day+4+46I5QqLvHJal.jpg

Detalhes do programa e principalmente da tecnica de Ed Moses.

O maior segredo da tecnica de Ed Moses é o trabalho de distancia por estilo.

A observacao de Mark Bernardino que comenta que Ed faz isso diariamente em todas as distancias de treinamento, em todas as series e que qualquer bom nadador de peito que se preze deve "otimizar" tal tipo de trabalho.

Outro detalhe de seu nado é a capacidade de finalização rapida de sua pernada.
Mark Bernardino comenta que as duas formas de nado de peito (tradicional ou moderno) sao corretas e cada nadador deve utilizar a tecnica que melhor se adequa a seu corpo.

Na tecnica de peito de Moses ele comeca a ação da braçada em total e completa extensão dos bracos a frente.

O angulo da puxada deve ser diagonal com os dedos polegares para baixo. Quando a pegada estiver "segura", as maos fazem um semi-circulo.

Os cotovelos devem ficar em posicao alta durante toda esta fase. As maos aceleram durante a puxada.

Mark Bernardino ainda descreve a acao da pernada de Moses como acao dos pes na ordem: para cima, para for a, para baixo, para dentro, para tras.

Muito importante o fato de juntar os pés ao final da pernada.

Na questao recuperação, Bernardino sugere as mãos logo abaixo da superficie. Ele não condena, mas nao gosta da recuperacão aerea dizendo que causa maior resistencia do nadador a frente.

http://www.tribuneindia.com/2004/20040201/sp8.jpg

Durante o treinamento, Moses executa o mesmo número de braçadas em qualquer que seja a serie. Esta extenuante pratica de distancia por estilo lhe deu maior confianca e seguranca no estilo. Ele trabalha de 5 a 6 bracadas para cada 25 jardas de treinamento. Este tipo de treinamento melhorou o seu ritmo e principalmente sua tecnica. Algumas vezes a serie requer 5 estilos, as vezes 5 e meio e nao mais de 6 bracadas por cada piscina percorrida.

http://www.floridatoday.com/content/blogs/fitness/uploaded_images/Duel-in-The-Pool-781697.jpg

EDUCATIVOS SUGERIDOS NO FILME -

1) Nado de peito submerso
Executar o nado de peito totalmente submerso, fazer a acao da bracada e pernada no exato padrao do nado normal. Tal educativo eh grande auxilio na questao resistencia e assimilacao da tecnica pelo nadador.

2) Nado potencia
Variacao de nado no qual o atleta executa uma puxada com um grande alongamento, e uma pernada com um grande deslize. Otimizar e qualificar as acoes de braco e perna e encontrar o ideal padrao de deslize na agua.

3) Peito parabrisa
Fazendo sculling com os bracos para dentro e para fora, cabeca fora dagua e pernada normal de peito. O movimento lateral dos bracos da uma excelente nocao da puxada.

4) 3 pernadas 1 sculling
Diferente de 3 pernadas 1 bracada, 1 sculling seria apenas uma acao de movimento de bracos aumentando a sensibilidade do nadador. A respiracao ocorre no exato momento da acao do sculling.

5) 3 pernadas 1 pernada
Educativo tradicional e que deve seguir-se ao anterior, ja que o nadador no educativo #4 aumenta sua condicao de tecnica e no educativo #5 coloca este incremento na acao de sua bracada.

6) Sequencia perna / braco
Fazer um trabalho de progressao do atleta para melhora no "timing" do estilo. Iniciar com 2 pernadas 1 bracada, 3 pernadas 1 bracada, 4 pernadas 1 bracada, 5 pernadas 1 bracada e comecar a descer.

7) 3 pernadas submersa 2 pernadas em cima
Manter os bracos extendidos a frente, executar 3 pernadas de peito de forma totalmente submersa, seguir com 2 pernadas de peito na superficie e voltar para a parte submersa seguindo a sequencia.

8) Peito sem braco
Colocar os bracos do lado do corpo, executar a pernada de peito e combinar com o levantamento da cabeca para a respiracao. Tal educativo ajuda e muito na ondulacao natural do estilo alem da nocao de "distancia por estilo" mesmo sem a acao da puxada dos bracos.

9) Pernada de peito de costas
Acao de pernada de peito na posicao de costas com os bracos extendidos para tras. Cuidado para que os joelhos nao quebrem a superficie na acao da pernada.

10) Bracada de peito com pernada de crawl
Chamado de "power drill" por Mark Bernardino e que deve ser sempre executado em alta velocidade para desenvolvimento da acao correta. A acao dos bracos segue-se a potencia da pernada de crawl dando ao nadador boas condicoes para desenvolvimento de velocidade. Eh um educativo que cansa muito o nadador, executar em distancias curtas e com bom intervalo de descanso.

11) Isolando bracada
Executar 25 metros com o braco direito, 25 metros com o braco esquerdo, e 50 metros com a bracada normal.

12) Peito russo
Outro educativo "power drill" de Mark Bernardino que eh conhecido como o educativo cruzado. Braco direito segurando a perna esquerda, usar bracada esquerda combinada com pernada direita, a cada 25 metros inverter a acao. Executar de forma forte e rapida.

13) Coordenação total
Executar o educativo com a cabeca foraa dagua. Executar uma bracada com a esquerda, uma bracada com a direita, seguindo-se uma pernada com a esquerda e uma pernada com a direita. Educativo que melhora e muito a nocao de "timing" pelo nadador.

14) Coordenando pernas
Com os dois bracos extendidos a frente, cabeca foraa dagua, executar somente a pernada direita, seguindo-se somente a pernada esquerda.

15) 20 - 20 - 10
Exercicio educativo executado em tres fases numa distancia de 50 metros. Os primeiros 20 metros voce mantem os dois bracos extendidos a frente, cabeca para foraa dagua e executa uma pernada com a perna direita, uma pernda com a perna esquerda alternando. Os segundos 20 metros voce troca para 3 estilos completos de peito na superficie e 1 estilo completo de peito submerso. Os ultimos 10 metros voce realiza um "tiro" de nado peito em alta velocidade.

O educativo promove a alternancia de movimentos, melhorando a coordenacao e finaliza com um "sprint" final aonde voce coloca em pratica a boa posicao de nado trabalhada na parte anterior.

16) Braçada submersa
Sem respirar, o nadador deve cruzar 25 metros executando a bracada de peito sem qualquer movimento de pernada.

17) Transicao Fly / Breast
Um dos favoritos de Mark Bernardino. O exercicio comeca com 3 estilos completos de borboleta em alta velocidade sem respiracao, e seguem-se 3 estilos completos de peito. Este educativo trabalha a parte da ondulacao do nado e principalmente na transicao do nado.

18) Fly / Breast
Educativo simples e bastante utilizado e conhecido mas de grande valia para qualquer nadador. Bracada de peito combinada com pernada de borboleta. Muito importante eh a completa extensao do braco ao final de cada bracada.

19) Dupla filipina
Este educativo eh bem interessante. Voce comeca com o nadador na parte submersa dagua, de frente para a parede com os dois bracos na parede executando uma serie de pernadas. Ao sinal do treinador (apito), o atleta executa a virada submersa deixa a borda e realiza duas filipinas ate subir e completar a distancia com o nado completo.
O educativo forca o nadador na fase inicial de sua execucao pois o atleta realiza o trabalho em hypoxic.

20) Distancia por braçada
Faca seu nadador executar uma filipina e o numero de estilos normal ate o final da borda. Repita o movimento diminuindo uma bracada a cada serie. O trabalho eh perfeito para a melhora de distancia por bracada.

21) Educativos utilizando o strechcordz
Mark Bernardino ainda apresenta uma serie de variantes para o uso do strechcordz com seu nadador Ed Moses especificamente para o desenvolvimento de tecnica e sensibilidade na agua:
- alternar nado completo, perna, braco e retornar a nado completo na execução do educativo.
- Executar pernada de crawl com bracada de peito. Power drill, sempre em boa velocidade.
- Executar somente a saida da parede, executar o inicio do nado.
- Velocidade assistida, executar o retorno do strechcordz para a borda.

http://2.bp.blogspot.com/_4I7DCAJw-Ss/S73A49Wzk5I/AAAAAAAAIq4/Z61wu9b1XgU/s1600/swim_breaststroke_51184696.jpg

TRABALHO DE SAÍDAS COM ED MOSES -

Segundo Mark Bernardino, ele nao conhece algum nadador de peito da atualidade com melhor saida e melhor inicio de nado do que o seu pupilo Ed Moses. Ele sugere um trabalho na sua fita em forma de seqüência.

Exercício #1 - Saída de cima do bloco sendo que o salto sera do nadador em pe.
Exercício #2 - Somente a execução da saída sendo com longo deslize sem qualquer uso de braçada ou pernada.
Exercício #3 - Saída com filipina.
Exercício #4 - Saída com filipina e ação rápida de braçada e pernada.
Na opinião de Mark Bernardino, Ed Moses começou a nadar com seriedade muito tarde e por isso tem de prestar a atenção em cada detalhe, e ele faz isso muito bem.

http://4.bp.blogspot.com/_p5eM5ysXu40/SwlLEmzegoI/AAAAAAAAFBQ/fQHIpR71GGY/s400/eliminatorias-mundial-natacao-afp-620.jpg

VIRADAS
Na opinião de Mark Bernardino o grande segredo nas viradas de peito é manter a velocidade e aceleração do estilo sem alterar a virada.

Ele sugere o educativo #19 como grande opção para desenvolver a ação da virada.


OS DEZ MANDAMENTOS DOS EDUCATIVOS

01
Fazer educativos todos os dias durante toda a temporada.

02
Realizar educativos no início do treino para melhorar a técnica do seu nado.

03.
Realizar educativos ao final do treino para assegurar uma boa técnica no final de prova.

04.
Educativos são exercícios para melhorar a sua técnica, não foram feitos para relaxar e fazer com displicência.

05.
Desenvolva seus próprios educativos com base nas deficiências dos seus nadadores.

06.
Varie educativos para trabalhar diferentes partes da técnica dos nados.

07.
Ao realizar um educativo novo, inicie sempre com movimentos lentos

para assimilar a correta execução.

08.
Exercícios corretos produzem melhores efeitos.

09.
Exercícios incorretos não melhoram a sua técnica e ainda causam lesões.

10.
Educativo é a melhor forma de corrigir a sua técnica e a mais fácil de melhorar seus tempos.

Nenhum comentário: