boo-box

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Nutrição na Natação

Todo atleta comete alguns deslizes na alimentação, não deveria ... Porém faz parte da natureza humana.
http://4.bp.blogspot.com/_8LUtsNQWwSY/SKTOuY04aFI/AAAAAAAAAs0/raug87sw7iI/s400/thiagopereira-natacao.jpg
Como corrigi-los para ganhar mais pique nos treinos ou competições, quais alimenttos certos para ter mais saúde e evitar lesões? Será que existem?
Atitudes simples na hora de encarar um prato rendem mais ganhos na performance do que podemos imaginar.
http://jpn.icicom.up.pt/imagens/desporto/up_cnu_natacao_2009.jpg
Alguns esportistas costumam ser bem .indisciplinados para comer, mas não pense em passar por cima de algumas regrinhas básicas:
  1. Não pular refeições. Acostume-se a comer várias vezes ao dia, pequenas porções, a digestão dos alimentos será mais rápida e o metabolismo permanecerá constantemente ativo. Tenha sempre em mãos uma barrinha de cereais ou fruta assim seu nível energético não cairá facilmente.
  2. Não exagere. Não é porque você pratica atividade física que pode se esbaldar. Atletas também engordam. Basta ingerir mais do que gasta.
  3. Procure comer pelo menos duas horas antes de treinar. Se o treino for leve, esse pode ser menor. Se estiver muitas horas sem comer ingira uma maçã ou fruta desidratada 30 min. antes do treino.
  4. Depois de um treino forte ingira alimentos ricos em carboidratos e proteína nos 30 min. subsequentes ao treino. Assim auxilia no processo de regeneração muscular.
  5. Eleja alimentos de baixo indíce glicêmico para favorecer o armazenamento de carboidratos. Açúcares simples fazem a glicemia subir rapidamente, mas logo caem bruscamente fazendo com que sofra queda de energia.
  6. Se o treino for forte hidrate-se antes. Beba ao menos 500 ml de água.
http://globoesporte.globo.com/Esportes/foto/0,,26741778-EX,00.jpg
SETE ERROS DOS NADADORES
  1. Exagerar antes do treino. Antes de nadar cosuma apenas alimentos de fácil digestão que não causem desconforto gástrico.
  2. Pouca água. Não é porque o treino é não água que você não de consumir o precioso líquido. Uma desidratação de apenas 2% já é capaz de prejudicar seu rendimento. Fique atento pois a sensação de sede já é sintoma de que a água está faltando no seu corpo.
  3. Lentilhas ou couve-flor antes da prova. Esse tipo de alimento podem provocar gases e provocar desconforto.
  4. Excesso de Gordura. Consumo de lipídios antes de nadar intensamente prejudica o desempenho pois a quebra da molécula é muito demorada e gera muitos substratos.
  5. Pouco carboidrato antes de nadar. Se você nada forte sua necessidade de carboidrato é bem maior, pois eles são utilizados durante o esforço físico e garantem os estoques de glicogênio para atividades aeróbias.
  6. Reposição inadequada. Exercícios intensos reduzem a fome, mas a alimentação pós treino é fundamental para repor os estoques de glicogênio hepático e muscular, deve ser feita na primeira hora após o fim da atividade. Dê preferência aos carboidratos de alto índice glicêmico, de rápida absorvção, juntamente com alguma proteína.
  7. Focar só nas proteínas. Para treinos mais longos e intensos recomenda-se o consumo de 600g de carboidratos até 24 horas após atividade, não se preocupe só com a proteína pois você precisa de energia imediata.
http://2.bp.blogspot.com/_4I7DCAJw-Ss/SJcE5fZHSNI/AAAAAAAAFWs/ZW3KEfPEUpw/s400/nadador+exausto.jpg
Acima de tudo cuide de sua saúde!
Preste atenção nos sinais que seu corpo envia...
Coma bem (alimentação equilibrada)...
Nade bem e principalmente ...
Descanse BEM.
http://esporte.ig.com.br/images/319/68/68/5537371.us_cielo_320_500.jpg

Nenhum comentário: