boo-box

terça-feira, 22 de abril de 2014

Prevenção de afogamentos das crianças



A ISR (Infant Swimming Resource) é uma organização reconhecida nos EUA, que ensina natação de auto-salvamento para crianças de 6 meses a 6 anos.

A principal missão da ISR é evitar afogamentos em crianças desde os 6 meses até aos 6 anos através da educação dos pais, profissionais da área, médicos e a comunidade sobre a necessidade de prevenção de afogamento e segurança.
 O afogamento é uma das principais causas de morte e incapacidade a nível mundial.

No verão, cresce o número de acidentes com crianças em piscinas, lagos e rios.
Segundo os dados mais recentes da ONG Criança Segura, os afogamentos são a segunda causa de morte entre crianças e adolescentes de 1 a 14 anos no Brasil: anualmente, quase 1,4 mil perdem a vida afogados. 
Além das medidas restritivas de acesso a esses locais, uma técnica promete fazer com que os pais fiquem mais seguros se porventura ocorrerem acidentes.

 Criado pelo doutor em psicologia norte-americano Harvey Barnett, o Infant Swim Resource (ISR) é um método de sobrevivência para crianças em quedas acidentais na água.
A técnica em segurança ISR ensina crianças dos 6 meses aos 6 anos competências específicas que lhes permitem salvar suas próprias vidas.

O que as crianças aprendem?

Crianças dos 6 aos 12 meses aprendem a rodar a partir de uma posição de face para baixo na água para uma posição de flutuar. 
O bebê vai ser ensinado a descansar e respirar de costas para a água, a boiar, até chegar ajuda.



Crianças a partir 12 meses ou mais vão aprender uma sequência de natação de nadar-boiar-nadar.
 Estas crianças vão ser ensinadas a nadar de bruços com os braços e as pernas (semelhante a um curso livre); rodar sobre as suas costas para flutuar, descansar e respirar quando precisarem de ar, e então virar para o seu estômago para continuar a nadar até que cheguem a um ponto de segurança.
 Esta sequência de natação de nadar-boiar-nadar pode ser repetida tantas vezes quantas forem necessárias para alcançar a segurança. 

Os alunos são ensinados a usar essas habilidades para nadar até uma parede, por etapas, ou se tal não for possível, pelo menos chegar a um ponto de segurança para utilizar um apoio que lhes permita voltar, descansando e respirando.



Os instrutores da ISR completaram já mais de 7 milhões de aulas seguras e eficazes. 
Cada instrutor é altamente treinado e certificado no programa Infant Swimming Resource.
 A formação de instrutor da ISR inclui uma formação com supervisão em água, mais uma componente teórica com aulas em matérias como a psicologia infantil, fisiologia e ciências comportamentais. 
Além disso, cada instrutor ISR deve fazer uma reciclagem de dois em dois anos para manter a sua filiação com o programa, o que inclui a manutenção da certificação de Primeiros Socorros. 
Todas as crianças que se registam no programa passam por um processo de registo online detalhado, incluindo uma revisão do histórico de saúde de cada criança, sendo a equipa da ISR altamente treinada na avaliação para garantir a participação segura de cada aluno no seu programa.

Uma diferença importante entre a ISR e a maior parte de outros programas de natação é o nosso ênfase na segurança durante as aulas. 
Ao longo dos anos, ouvimos falar de programas que atiram as crianças para dentro de água, ou que as deixam cair de uma prancha de mergulho, ou que as mantém na água até cerca de uma hora; qualquer um destes programas pode ser agressivo  seriamente com uma criança.

No Brasil país tropical com extensa faixa litoranea, pode sim dar certo esse tipo de programa,  mas somos bem diferente do público americano. 
Quanto as necessidades e o fator educacional e cultural.
A maior parte dos programas nos Estados Unidos em Portugal funcionam desta maneira – com práticas que visualmente podem agredir ou mau tratar ( mesmo que não intencionalmente) crianças ou com instrutores com boas intenções mas pouco treino.


 
Oque é o programa de treinamento?
 O programa de treinamento Infant Swimming Resource’s Self-Rescue™ 
  1. tem a duração média de 6 semanas, 
  2. sendo 1 aula de até 10 minutos por dia, de segunda a sexta. 
  3. A consistência na frequência diária às aulas é muito importante na evolução do aprendizado das habilidades pela criança;

 INFANT SWIMMING RESOURCE INFORMA:
  1.  Antes do início do treinamento, uma equipe de especialistas da ISR avaliará em detalhes o histórico médico e comportamental do seu filho, procurando identificar fatores que possam afetar as aulas ou a segurança dele. 
  2. Antes, durante e após cada aula, são rigorosamente seguidos protocolos de segurança ISR e é feito um acompanhamento 24x7 da rotina da criança, com auxílio dos pais, garantindo o bem estar e a saúde dela durante todo o treinamento. 
  3.  As aulas são individuais, personalizadas um-para-um, preparadas e adaptadas diariamente e ministradas por Instrutores Certificados ISR segundo o perfil e grau de desenvolvimento, únicos, de cada aluno, ao longo do curso; 
  4.  Os pais tem participação ativa e essencial no treinamento dos filhos e também passam por treinamento educativo paralelo, referente à segurança na água, aspectos comportamentais, emocionais e fisiológicos das crianças e são orientados sobre como auxiliá-las para que obtenham a melhor experiência possível no desenvolvimento e manutenção das habilidades de auto-salvamento; 
  5. Assim que a criança aprende as habilidades de auto-salvamento, ela as praticará completamente vestida com roupas de verão e inverno, nos últimos dias do treinamento, em uma série de performances supervisionadas de perto pelo instrutor, simulando situações reais que podem ocorrer no dia a dia (as estatísticas indicam que 86% das crianças que caem acidentalmente na água estão completamente vestidas); 
  6. . Ao longo do curso, e sempre que a criança precisar de interromper as aulas por indicação do seu pediatra ou se faltar mais de três dias, por doença, terá que ser feita uma atualização do seu estado clínico à ISR e só será dada aprovação para regressar às aulas após uma avaliação positiva do médico
  7. O curso não é rígido, sendo cada aula adaptada à resposta e evolução de cada criança.
     "American Academy of Pediatrics" (AAP)  que quando uma criança começa as aulas (de auto salvamento) concluiu: 
     Que crianças  que passaram pelo treinamento da ISR  tem maior intimidade com o meio líquido e portanto capaz de evitar seu "próprio afogamento".
 É importante lembrar que as aulas da ISR não são "aulas de natação" tradicionais. 
O seu filho não vai aprender a nadar peito, nem aprender a virar a cabeça para o lado para respirar, porque, como a AAP afirma, as crianças não estão geralmente preparadas para aprender estas técnicas até aos quatro anos de idade.


O que o seu filho vai aprender, contudo, são técnicas de sobrevivência em meio aquático:
  •  a capacidade de rolar sobre o seu corpo para respirar
  •  e permanecer a flutuar, 
  • e se tiver mais que um ano, continuar o processo de nadar e flutuar sobre as costas até conseguir atingir uma saída para sair da água.

A organização não governamental (ONG) Criança Segura lançou campanha de prevenção contra afogamentos de crianças e adolescentes para alertar a sociedade sobre o perigo da falta de atenção:
 afogamentos ocupam o segundo lugar no ranking de mortes de crianças até 14 anos por acidentes no Brasil. (O trânsito, incluindo os atropelamentos, ocupa o primeiro lugar, com 2 mil mortes por ano).

Lembrando que para chegar ao resultado final, ocorre muito choro no processo, conhecemos a técnica e sabemos que físicamente é segura, mas para países onde se trabalha com tanta riqueza a natação infantil e bebes a aplicação é um tanto questionável.
Chorar no colo dos pais ou no começo da aula tudo bem... mas chorar por 10 min durante meses todos os dias ? cuidado...

Para mais informações veja:

www.criancasegura.org.br:
http://www.infantswim.com/  
INATI - Instituto de Natação Infantil



Nenhum comentário: