boo-box

terça-feira, 8 de abril de 2014

MAROMBADO NADANDO? É POSSÍVEL?

Muitas pessoas nadam por  fitness ou saúde sem grandes pretenções , pulando na piscina e realizando um treino relaxante de longa duração contínuo sem grandes alterações de rítmo e força.

 Este tipo de treino aeróbico de baixo impacto aumenta a resistência cardiovascular, mas pode te deixar mais musculoso e definido ?
Infelizmente não.
Mas melhora muito sua capacidade cardio respiratória e auxilia na perda de peso.
O músculo é um tecido macio no corpo humano que consome mais energia do que outros tecidos , tornando-se essencial para a perda de peso. 
Desempenha um papel vital à medida que envelhecemos , ajudando executar movimentos tracionando os ossos através do tendão , a resistencia óssea e prevenção da osteoporose. 
 Além disso,  a função muscular e desempenha um papel na prevenção de quedas .  
Desta forma a natação torna se a principal forma de manutenção e ganho muscular quando é a única atividade física.


Três mecanismos podem resultar em hipertrofia :

Resistência mecânica: tensão mecânica é tipicamente descrita como sensação de músculo com sobrecarga de equipamentos ou ritmo forte. 

Existem diferentes tipos de contrações :
  •  tensão em um músculo extensão ou flexão passiva ( mantendo contração) , a fonte de tensão é chamado de tensão elástica passiva. contração isométrica ( Contreras 2013)
  •  um músculo flexionando executando uma resistencia positiva (vencendo a resistencia), tensão ativa . Contração Isotônica . 
 Natação, como todas as atividades dinâmicas , provoca contração muscular .
 Na natação , a tensão mecânica é relativamente baixa durante nado casual. No entanto, a natação sprints aumenta a tensão passiva e ativa . a interação dessas forças.
  •     Estresse metabólico : imagine realizando 10 x 100 - sprints quintal para o tempo em 2:00 .  
Pense na sensação de seus braços , (fadiga e sensação de desgaste máximo) ... este é o estresse metabólico.  
Nadadores profissionais vivenciam esses mecanismos constantemente. 

No entanto, o nadador comun , casual (mesmo master) não tem tanto contato com treinos que geram essas situações, como a natação aeróbica contínua (lática ou alatica) no cotidiano.
 

O stress metabólico promover hipoxia , a falta de oxigênio fornecido para o músculo . 7
A natação é raro , uma vez que usa períodos de hipóxia e hipercapnia .  
Estresse metabólico é provável alta na natação, devido à natureza hipóxica combinado com conjuntos de tolerância de intervalo ou de lactato (como 10 x 100s ) .
    
Dor muscular .

 Dor muscular tardia ( DMT) tipicamente picos de 48 horas após o exercício.  
Ativação muscular excêntrica , o alongamento rápido do músculo , é o principal culpado pela sensação  de dor muscular tardia.  
A sensação na musculatura também é enriquecida pela alteração de séries, uma razão pela qual sentimos ao iniciar treinos após longo período de repouso. Como no início da temporada ou quando há uma  atividade intervalada em terra .  
Alterar treino é importante para a construção de massa muscular , um processo incomum na natação.  
No entanto, alterar estratégias e ciclos promove a quebra de homeostase, gerando uma nova resposta muscular. 


Seja  através de exercícios diferentes , traçados e equipamentos na piscina.
Natação provoca estresse nestes três categorias, mas certas formas de treinamento provocar maior estresse para a construção muscular .

 Se você está buscando o crescimento muscular máximo na natação, repetidos sprints de pelo menos 20 maximamente salienta o sistema metabólico , criando alta tensão mecânica (para natação) , e causando hipertrofia muscular (especialmente se você não fizer uma série intensa ou longa ou usar um equipamento de sobrecarga ) . 

 Manter estes mecanismos de construção muscular em mente que você escolher os seus conjuntos de natação , especialmente se você não executar o treinamento de resistência , o construtor muscular final.
NADE E CRESÇA !!
VAMOS LÁ...

Um comentário:

Rafael Pupo disse...

Olá.

Utilizo paraquedas ...pullboy e palmar além da nadadeira. Seria possível um treino que mescle todos estes? Estou fazendo um que é 4 piscinas de cada nado sem equipamento 4 piscinas com paraquedas de cada nado 8 piscinas com pullboy sem palmar de cada nado...16 piscinas com pullboy+palmar de cada nado...24 piscinas com nadadeira + palmar de cada nado...finalizo com 2 de craw livre e 2 de costas livre