boo-box

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Construíndo um nadador para o COSTAS

A imagem “http://static.hsw.com.br/gif/pan-natacao-6.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

LISTA DOS DETALHES DO NADO COSTAS

Por Bill Sweetenham, extraído do seu livro Championship Swim Training e publicado no boletim da ASCA de Janeiro 2004.

· O nadador deve começar o nado nas séries alternando o braço inicial para desenvolver capacidade de melhores viradas com ambos.

· Os nadadores devem saber quantas pernadas de borboleta submersa devem executar nas saídas e viradas. Tal tipo de execução deve ser diária em todas as séries, aquecimentos, educativos, etc.

· Nadadores de costas precisam nadar o estilo pelo menos 50% do volume total da semana. Isso pode incluir séries de perna, braço e educativos.

· Não deixe de ter as bandeirolas colocadas na piscina e corretamente postadas a 5 metros de distância da borda em todos os treinamentos.

· O nadador de costas precisa fazer mais trabalhos de perna e educativos em costas do que um nadador de crawl precisa. O nadador de costas deve utilizar o ritmo constante de 6 pernadas por ciclo e sempre com os joelhos abaixo da linha d´água. Um erro comum é a ação de "pedalar" e isso pode ser corrigido utilizando pés de pato mais curtos e-ou trabalhar utilizando tênis. (quando usar tênis velhos para nadar, cortar o dedo maior para fora do tênis).

A imagem “http://www1.uol.com.br/olimpiadas/2000/natacao/images/costas.jpg” contém erros e não pode ser exibida.
· O treinador deve utilizar séries de perna de costas para incrementar a resistência aeróbica.

· O nadador deve fazer algumas séries de velocidade de perna.

· Correta ação da pernada é muito importante. O nadador deve fazer algumas séries de perna na posição de costas e outras na posição de lado.

A imagem “http://www.fgda.com.br/arbitragem/regrasinftecnicasarbitragem_arquivos/image006.jpg” contém erros e não pode ser exibida.
· Em provas de piscinas de 25 metros ou jardas, trabalhos bem executados de pernada submersa podem consumir até 60% do volume total da prova.A imagem “http://www.bestswimming.com.br/fotos/underwater.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

O nadador de costas deve utilizar pernada de borboleta de todos os tipos no treinamento. A pernada submersa de borboleta deve ser curta, veloz e potente. A pernada de borboleta submersa é dar a velocidade ao nadador e não a distância a ser percorrida.
O nadador inicia com a pernada mais lenta, aumentando a profundidade da mesma transferindo para mais rasas e mais curtas até que a posição do streamline do nadador cruze a linha da água a frente. Cada nadador deve experimentar e desenvolver sua própria estratégia para este trabalho.

· Nadadores de costas devem ter a habilidade de segurar a técnica do nado durante toda a prova. Alta freqüência de nado é característica das provas de 50 e 100 costas.

· As viradas de costas devem ser encaradas como um movimento contínuo e rolamento da posição de costas para a frente.

· O treinador deve sempre requerer a utilização da pernada de 6 tempos em todos os treinamentos, especialmente em séries de velocidade.

· O nadador deve buscar estar em boa forma de nado e qualidade com eficiência, trabalhando máxima distância por ciclo, e mínima resistência durante o treinamento.

· Um padrão de prova precisa ser desenvolvido tomando em consideração dados como ciclos de nado, freqüência de nado, parciais, tempo de saída, tempo de virada e tempo de chegada.

· Quanto melhor for o streamline, menor será a distância a ser percorrida pelo atleta.

· Toda vez que for possível, fazer o seu nadador de costas nadar no meio da raia.

E o principal, gostar do estilo Costas.

Costas em Pequim 2008


Foto Divulgação

"Sidney e Pequim têm um sabor especial na minha vida”, afirma a atleta.

Fonte - MBPress

A nadadora Fabíola Molina é um exemplo de mulher cheia de garra e vontade de superação. A atleta, de 32 anos, conseguiu se classificar para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008, após alcançar o índice na prova dos 100 metros nado costas no Campeonato sul-americano, em março deste ano.
Seu currículo conta com uma medalha de prata e três de bronze em Jogos Pan-Americanos, seis títulos em Campeonatos sul-americanos e 55 títulos em Campeonatos Brasileiros.

Recordistar sul-americana dos 50 e 100 metros nado costas e 100 metros nado borboleta.


2 comentários:

Prof. Rogerio Mixirica Nocentini disse...

Professor, muito bom artigo. Parabéns pela escolha e pela visualização.

Prof. Rogerio Mixirica Nocentini
www.tecnicadenado.blogspot.com

Unknown disse...

Amigos, eu adoro nadar o estilo costas, porém não sou um bom nadador deste estilo, recentimente começei a treinar cerca de 2500 mts de costas dia, mas mesmo assim meu estilo não melhorou e alguma sujestão de treinamento? tipo, corretivos ou series para este estilo?

Grato!!
André