boo-box

sábado, 25 de junho de 2011

Torneio Open de Paris

Torneio Open de Paris: Natação brasileira em peso na França
22/06/2011 - 20:30:58 - por FS & AI CBDA



O final de semana  terá a elite da natação brasileira em ação no Torneio Open de Paris, com transmissão ao vivo do Canal Sportv a partir das 11h30min de sábado.
Depois de 12 dias de treinamento forte no Centro Esportivo Crystal Palace, em Londres, a equipe competirá no evento que servirá como teste para o Mundial dos Esportes Aquáticos de Xangai, em julho, e que conta com muitos nomes entre as estrelas internacionais das piscinas.

Atletas brasileiros que estarão em Xangai e também os que disputarão os Jogos Mundiais Militares estarão na França, num total de 32 nadadores. O balizamento da competição  já está disponível sem cortes, mas já é possível prever disputas bem eletrizantes para a torcida brasileira.

Cesar Cielo abre e encerra o primeiro dia, pois está na primeira prova, os 50m borboleta, e na última, os 100m livre. Nos 50m borboleta ele está com o melhor tempo de entrada (23s03) empatado com o croata Duje Draganja. Logo em seguida aparecem o alemão Steffen Deibler (23s20), o francês Fred Bousquet (23s30) e Nicholas Santos (23s33).

Embora o foco principal de Cielo sejam as provas de velocidade no estilo livre, ele aparece na revista Aquatics World, da Federação Internacional de Natação, como sério candidato ao pódio mundial da prova. A pesquisa feita entre as 202 federações filiadas à Fina e especialistas dão a ele 39% dos votos para a medalha de ouro, atrás do sérvio Milorad Cavic (44%) e na frente do recordista mundial da disputa, o espanhol Rafael Perez (7%).

Nos 100m livre, Cielo está com o quinto tempo de entrada (48s48) e o francês Fabian Gilot com 23º (49s50). A pesquisa da Fina aponta Cielo como o vencedor em Xangai na distância (44%) e Fabien, com o bronze (13%). Na prata, Michael Phelps (33%). Apesar das apostas, na China muita gente está no páreo para ver sua bandeira entre as três do pódio. Além dos já citados, alguns que estão no Open como o francês Alian Bernard, o americano Nathan Adrian e o brasileiro Bruno Fratus.

Um dos muitos nomes de peso na competição em Paris será o australiano Ian Thorpe, de volta às competições depois da aposentadoria anunciada em 2006.

A equipe que está no Crystal Palace sai de Londres na sexta-feira, às 8h50min, no horário local no vôo BA 306 e tem chegada prevista para às 11h05min do mesmo dia. A delegação brasileira retorna ao Brasil no dia 27, em dois vôos BA  307 siando às 10h50min para os que virão para o Rio de Janeiro, e IB 3422 saindo de Paris às 20h20 para os demais.

 
Seleção Brasileira

Open de Paris 2011

Fem – Carolina Mussi, Daynara Paula, Flávia Delaroli Cazziolato, Michelle Lenhardt e Tatiana Lemos Barbosa.

Masc – André Schultz, Bruno Fratus, Cesar Cielo Filho, Felipe França Silva, Felipe Lima, Henrique Rodrigues, João de Lucca, Leonardo de Deus, Marcelo Chieriguini e Nicholas Santos.

Seleção Brasileira Militar

Fem –Dandara Antônio, Daiene Dias, Fernanda Alvarenga, Joanna Maranhão, Juliana Marin Julyana Kury, Monique Ferreira, Tatiane Sakemi.

Masc – Tales Cerdeira, Gabriel Mangabeira, Henrique Martins, Lucas Salatta, André Santos, Fernando Silva, Raphael Rodrigues, Vinícius Waked.

Programação – Sábado (Hora de Brasília)
Eliminatórias – 04h30
Finais – 11h30min (Transmissão do Canal Sportv)

50m borboleta – Cesar CieloFilho, Nicholas Santos, Gabriel Mangabeira, Henrique Martins, Fernando Silva.
200m livre – Joanna Maranhão, Monique Ferreira
50m peito – Felipe França Silva, Felipe Lima, Raphael Rodrigues, Tales Cerdeira
100m peito – Carolina Mussi, Tatiane Sakemi, Juliana Marin
100m borboleta – Daynara de Paula, Daiene Dias, Dandara Antônio
100m costas – Gabriel Mangabeira, Henrique Martins, Henrique Rodrigues
50m costas – Fernanda Alvarenga
200m borboleta – Leonardo de Deus, Lucas Salatta
200m medley – Joanna Maranhão
400m livre – André Schultz
50m livre – Flávia Delaroli Cazziolato, Tatiana Lemos Barbosa, Daynara de Paula, Julyana Kury, Michelle Lenhardt.
200m peito – Tales Cerdeira, Felipe Lima, Raphael Rodrigues
200m costas – Fernanda Alvarenga, Joanna Maranhão
100m livre – Cesar Cielo Filho, Bruno Fratus, Nicholas Santos, Marcelo Chieriguini, Vinícius Waked, Henrique Rodrigues, Fernando Silva, Rodrigo Castro, João de Lucca, André Santos.


sexta-feira, 24 de junho de 2011

Benefícios da Natação para perda de peso

  Perder peso requer que você queime mais calorias do que você consome. 
Benefícios da Natação para perda de peso
 O American College of Sports Medicine recomenda realizar pelo menos uma hora de intensidade moderada de exercício cinco vezes por semana para incentivar a perda de peso.
EUA Masters Swimming divulgou que a natação é uma forma divertida, saudável e desafiadora de se exercitar, sendo  apropriado para todos os níveis de condicionamento e objetivos.
 Além de auxiliar no condicionamento cardíaco
  •  melhorar a flexibilidade
  •  melhorar o seu humor
  •  principalmente a natação estimula a perda de peso.

Queima de calorias

Um quilo de peso é equivalente a 3.500 calorias, assim para perder quilos você deve criar um déficit calórico.
 Exercícios físicos, trabalho particularmente cardiovascular que faz seu coração bater mais rápido e que utiliza os grandes músculos do corpo, é recomendado para ajudar a criar uma maior queima calórica diária. 


 Considerações:
Uma hora de natação com rítmo moderado 
 pessoa queima aproximadamente 500 calorias.
 
Trabalho de Baixo impacto
 O Conselho Americano de Exercício informa que a flutuabilidade da água reduz o "peso" de cerca de 90 por cento.
O resultado é uma redução significativa na pressão sobre os quadris, joelhos e as costas.
A maioria preferem tradicionalmente queimar calorias através de atividades como correr, kickboxing e dançando devido a mudança causada e aumento de frequequência cardíaca brusco que leva alta queima de calorias.
Pessoas obesas podem encontrar na natação uma atividade mais  do que trabalhar em equimamentos de  fitness, que envolvem impacto e não pode acomodar o tamanho de seus corpos.

Construindo massa muscular magra

A  Água oferece resistência 12-14 por cento mais do que o ar.
O ato de nadar - batendo pernas e executando braçadas contra a resistência da água - ajuda a construir a massa muscular magra e melhora a sua composição corporal global.
Massa muscular magra é metabolicamente mais ativa do que o tecido de gordura, assim ocorre maior  queima  calórica em repouso.
Ao incrementar seu treino com palmares (hand-held), pranchas(kickboards) ,  flutuadores etc. O nadar saumenta o gasto calórico e aumenta utilização muscular consequentemente construindo massa muscular.

 Fitness Aquático
Mesmo que não saiba nadar, uma piscina pode ajudá-lo a desenvolver uma atividade que queime calorias:
  • Deep running -correr ou caminhar em águas profundas, em flutuação ou não,  queima mais calorias do que andar em terra firme por causa da resistência da água.
  •  Aulas de Hidroginástica também proporcionar uma oportunidade para o exercício em grupo, sem o impacto da aeróbica tradicional. Exercício em grupo promove sociabilização e o principal queima calórica.
  • E outras opções fitness que surgem a cada dia.
Melhores Exercícios para Emagrecer  na Natação


Os melhores exercícios para perder peso: Natação
 Nadadores  por vezes, mantem um diário de natação para escrever semanalmente sua metragem e intervalo, o que contribui com a motivação entre os treinos.
Você pode nadar sozinho ou juntar se a um grupo de natação para apreciar a competição saudável, social e ter um entusiastas como companheiro de treino pode melhorar seu desempenho e aproveitamento.

Calorias e peso

 Mesmo se você nadar milhas cada dia, você não vai perder peso a menos que você controle sua ingestão de alimentos.
Para perder peso, você precisa de um déficit calórico, e comer menos calorias do que você queima a cada dia resulta em seu corpo tornando-se para a diferença, queimando o excesso de peso.
Você precisa comer uma dieta saudável rica em grãos integrais, frutas e vegetais frescos e alguma proteína magra.
 Comer menos calorias para ajudar a perda de peso, mas o suficiente para manter a sua resistência e níveis de condicionamento físico durante o exercício é um ato de equilíbrio importante.
Os Centros de Controle de Doenças e Prevenção explica que uma redução modesta de apenas 500 calorias por dia a partir de suas necessidades calóricas diárias resulta em um quilo de excesso de peso perdido em uma semana.
 
 Calorias e Natação
Você aumenta o número de calorias que você precisa a cada dia envolvendo-se em exercícios aeróbicos, como natação.
 Natação envolve todo o seu corpo em movimento, trabalhando todos os seus grandes grupos musculares. 
O número de calorias que você queima depende de quanto você pesa, quanto tempo você nadar, e da intensidade com que você trabalha fora.
 Você queima calorias 761 nado livre rápido, por uma hora, se você pesa 145 lbs.
 A energia que você gasta aumenta para 971 calorias, se você pesa 185 lbs.


Construindo Músculos
Você não pode perder o peso quando você nadar, ainda assim você pode gostar da maneira como você olha, e você pode sentir-se melhor do que antes.
 Natação tons de suas pernas e parte superior do corpo, a construção de força e substituir a gordura por músculo.
Tecido muscular pesa mais do que o tecido de gordura, então você não pode perder peso, ou pode até ganhar algum peso quando você começar a treinar.
Mas circunferencia corporal diminui, a forma apropriada de medir o sucesso de sua dieta, juntamente com a perda de peso, é a porcetagem de gordura.


 Duração exercício
Você se beneficia se conseguir exercitar pelo menos 30 minutos por dia cinco vezes por semana, segundo os Centros para Controle e Prevenção de Doenças.
Moderadamente ou  intensa  a atividade física melhora a função cardíaca e pulmonar ,  auxiliando no controle de peso. 
 Para perder peso, ou queimar gordura na natação, você deve aumentar o tempo que você gasta na piscina e nadar com mais freqüência, além de uma dieta saudável, diz o CDC.
Mistura-se a sua rotina para incluir tanto sprints e nada de resistência ajuda a manter o alto nível de interesse e calorias o seu metabolismo queima.

Como perder peso nadando uma milha por dia
How to Lose Weight Swimming a Mile a Day
 Visão global
 Perda de peso e natação não articule junto nas mentes das pessoas
 A natação é boa para o desenvolvimento total do corpo ( tonus) e cardiovascular, apesar de não construir facilmente a massa muscular magra, como a musculação por exemplo. 
Embora a natação não  aumente o metabolismo rapidamente, gradualmente atinge seus objetivos.
Um efeito colateral do trabalho natação , potencialmente incômoda  aqueles que tentam perder peso , é que a natação faz atletas sentirem fome após a prática.
O aumento de apetite após a  natação ocorre com mais intensidade do que na corrida ou ciclismo, alguns creditam a termoregulação (efeito do resfriamento corpo pela água), segundo Alicia Kendig, MS, RD, nutricionista.
 Nadar um quilômetro em  velocidade moderada a  maioria de nadadores médios leva cerca de 40 minutos. 
Combinando  trabalho de velocidade com o trabalho de endurance (distância), faz com que o metabolismo acelere, após atingir estabilização o nadador de ficar entediado.


Preparação
 Passo 1
Anote um plano de dieta e exercício.
 Iniciar um diário para anotar o exercício concluído e calorias consumidas por dia.
 Observe e calcule as necessidades de consumo diário de calorias.
Passo 2
Anote quantas calorias por dia você precisa consumir para manter seu peso atual.
Subtrair 500 calorias a partir do número.
Que representa o número de calorias que você deve comer todos os dias para perda de peso gradual e constante.
  Passo 3
Pese-se e anote . Existem on-line  calculadoras Índice de Massa Corporal, muitas vezes aparecendo em sites de saúde do governo.
 IMC utiliza altura e peso para determinar limites.
Figure peso saudável com excesso de peso versus o que a faixa de peso saudável para uma pessoa a sua altura está usando um índice de IMC.
 Passo 4 
Compare seu índice de IMC com aqueles cair dentro da faixa saudável, tipicamente aqueles entre 18,5 e 24,9.
 Certos IMC calculadoras índice, como o apresentado no site da American Heart Association permitir variáveis ​​como um corpo atlético.
 Anote sua meta de peso e quantos quilos você precisa perder para alcançá-lo.
Passo 5
Compre frutas e vegetais frescos.
Compre grãos integrais, como quinoa , arroz integral etc.
Preparar os grãos antes do tempo e dividir em porções individuais.
 Use as porções individuais e aquecer com porções de legumes ou proteínas magras.
Temperar alimentos levemente, substituindo ervas frescas e especiarias para o sal sempre que possível.


TREINO 
 Passo 1
Nadar 100 metros em um ritmo fácil e anote o tempo que leva para completar a distância.
Use o relógio de ritmo na piscina, ou um cronômetro para o tempo voltas.
Nadar 100 metros rápida e observe o ritmo sprint.
 Passo 2
Nadar 10 x 100 metros, cada um no intervalo ritmo fácil você cronometrados.
5 X nadar 100 metros, no ritmo sprint você cronometrados.
Realizar uma volta de aquecimento lento, e sair da piscina.
Reverter a trabalhar o segundo dia, fazendo 5 X 100 metros fácil e 10 X 100 metros ritmo sprint.
Comece com o ritmo fácil primeiro set, em seguida, fazer sprints.
 Passo 3
Adicionar costas e peito para o trabalho na segunda semana, a fim de variar o uso do músculo.
Reservamo-nos o sprint conjuntos de freestyle, e trocar de peito ou de costas para o freestyle nos conjuntos fácil, alternando entre os três estilos, em diferentes dias.
 Nade todo o freestyle, se você não sabe como executar costas ou peito.
 
  • Substitua as calorias queimadas depois de nadar por comer um lanche baixo teor de gordura, como uma banana ou uma barra de proteína. 
  • Nadadores experimentam frequentemente fome intensa após os treinos, programe sua alimentação pós treino assim evita ou reduz o consumo de alimentos não saudáveis. 



 Referências

quinta-feira, 23 de junho de 2011

2016- PRECISAMOS TORCER MUITO...

2016 parece para a grande maioria muito longe, mas para quem pretende participar de uma Olimpíada não é .
A estrutura dos esportes em geral necessita melhorar muito para auxiliar nossos talentosos atletas, com certeza você já ouviu esse discurso ou lamentação milhares de vezes.
E lamentavelmete quase nada mudou.
Idealizador do Projeto Rumo ao Ouro em 2016, que busca reunir a elite da natação brasileira, Cesar Cielo evitou entrar em polêmica com os clubes, que ameaçam boicotar sua ideia, de olho nos próximos Jogos Olímpicos.

Cielo explicou que não pretende gerar atrito ou causar divisão entre atletas, clubes e confederações.
O Pinheiros ameaçou cortar os nadadores Leonardo de Deus, Tales Cerdeira e Henrique Rodrigues caso eles aceitem participar do projeto de Cielo.
"É um projeto que não rivaliza com a confederação e clubes, ele vem para somar ao que já exista na natação brasileira", declarou o campeão olímpico, em entrevista ao Sportv.
volta ao Brasil, Cielo reiterou que pretende apenas criar um grupo de excelência na natação brasileira, sem exigir o fim do vínculo destes atletas com seus clubes. 
De olho no futuro do esporte do País, Cielo acredita que a criação do grupo de treinos poderá compensar as deficiências da estrutura da natação brasileira.
"A gente não tem nenhuma piscina coberta aquecida apta para competição.
 Nós precisamos de mais iniciativa dos nossos líderes nesse sentido. Precisamos de um controle de qualidade no treino também", declarou.

projetos da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos –
Lei de Incentivo ao Esporte
Desde 2008 a CBDA está engajada em desenvolver projetos para a Lei de Incentivo ao Esporte, visando melhorar os esportes aquáticos brasileiros.  Esta nova etapa se tornou realidade devido a parceria fechada com o Banco Bradesco, que se propôs a patrocinar os projetos  desta Confederação já beneficiados pela Lei do Esporte. São eles:
III Liga Masculina de Pólo Aquático – Processo Nº 58000.002014/2009-94, publicado no Diário Oficial da União em 04 de fevereiro de 2010. Captação total.
O Projeto “III Liga Nacional de Pólo Aquático” tem como objetivo principal promover uma competição em nível Nacional, possibilitando a participação de equipes de todas as regiões do país – Norte/Nordeste, Sul/Centro-Oeste e Sudeste e com isso incentivar e promover a modalidade contribuindo para que seja minimizada a distância técnica existente entre os praticantes em todo Brasil.
Projeto Olímpico de Saltos Ornamentais – Processo Nº 58701.001363/2009-91 – Nº SLIE 0902377-14, publicado no Diário Oficial da União em 19 de fevereiro de 2010. Captação parcial.
O Projeto Olímpico de Saltos Ornamentais tem como objetivo principal planejar, estruturar e implantar ações que propiciem a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos – CBDA – aprimorar a qualidade técnica dos Atletas e Técnicos da modalidade, visando a preparação das equipes brasileiras para a temporada de 2010 e a descoberta e preparação de novos talentos para a Olimpíada de 2012.
Projeto Olímpico de Natação Ano I – Processo Nº 58000.002149/2009-50, publicado no Diário Oficial da União em 04 de março de 2010. Captação parcial.
O Projeto Olímpico de Natação I tem como objetivo principal planejar, estruturar e implantar ações no ano de 2010 e 2011 que propiciem a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos – CBDA uma sistematização de suas ações e programas com o intuito de posteriormente implantar um projeto de Ciclo Olímpico, no segundo semestre de 2010, preparando de forma adequada os Atletas com potencial para as melhores classificações nas Olimpíadas de Londres em 2012.
Projeto Nado Sincronizado – Brasil Sincro Open – Processo Nº 58701.000533/2010-54, publicado no Diário Oficial da União em 10 de março de 2010. Captação total.
O Projeto Nado Sincronizado tem como objetivo principal realizar o Brasil Sincro Open, uma competição amistosa Internacional, com a participação das principais equipes mundiais da modalidade. Essa ação faz parte do planejamento estratégico da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos – CBDA com o objetivo de aprimorar a qualidade técnica dos Atletas e Técnicos do Nado Sincronizado, visando a preparação das equipes brasileiras para a temporada 2010 e a descoberta e preparação de novos talentos para a Olimpíada de 2012.
Projeto Treinamento Olímpico de Pólo Aquático – Processo Nº 58701.000695/2010-92, publicado no Diário Oficial da União em 07 de maio de 2010. Captação total.
O Projeto Treinamento Olímpico de Pólo Aquático tem como objetivo principal a contratação do técnico Croata, Professor Goran Sablic, atualmente técnico principal da Seleção Japonesa de Pólo Aquático e com larga experiência internacional, com passagens por times da Austrália, Egito, Turquia e Espanha.
A contratação de um técnico estrangeiro com experiente e consagrado visa promover uma melhora técnica na modalidade, através de uma verdadeira reciclagem e uma mudança na forma de treinamento, para elevar o Brasil a uma das potências mundiais até 2016.
Projeto Copa do Mundo FINA / Arena de Natação 2010 – Processo Nº 58701.003856/2010-08, publicado no Diário Oficial da União em 22 de julho de 2010. Captação total.
O Projeto Copa do Mundo FINA / Arena de Natação 2010 tem como objetivo principal realizar uma das etapas da Copa do Mundo FINA, em piscina de 25m, no Parque Aquático Municipal Maria Lenk, situado na Barra da Tijuca na Cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 10 a 12 de setembro de 2010.
No momento a CBDA está aguardando a análise de alguns Projetos pela Comissão Técnica da Lei de Incentivo ao Esporte e elaborando outros para garantir a continuidade dos projetos já aprovados e assim, alcançando seus objetivos: tornar o Brasil em uma das potências dos esportes aquáticos.

Muitas palavras para poucas ações, palavras infelizmente que não facilita a evolução de jovens nadadores como Priscila Souza de 16 anos, quer representar o Brasil nas Olimpíadas de 2016.
Para isso, ela acorda diariamente às 5h da manhã. Sai de casa, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, e vai estudar na Zona Sul. Depois da escola, corre para a piscina do Botafogo, a uns 20 minutos da sede do Glorioso .
A estória não é nova se repete a cada fênomeno das águas:
Começou a nadar aos 2 anos para se curar de uma bronquite, migrou para o nado sincronizado. Aos 10 anos, decidiu voltar para a natação. Sempre se destacou nas provas velozes, de 50 e 100 metros livre.
Porém, no momento, as nadadoras mais velozes do Brasil são a Tatiana Lemos, recordista Sul-Americana dos 100m, e a Flávia Delaroli, dona da melhor maca do país nos 50m.
Mas a melhor do mundo é a alemã, Britta Steffen, a mais rápida nos 50 e nos 100m.
Já na categoria Júnior, Priscila foi campeã carioca e brasileira. No Mundial, ficou em quinto lugar e em segundo por equipe.

PROJETOS AQUÁTICOS QUE DERAM CERTO
Se para o Brasil é uma obsessão ganhar o inédito ouro olímpico no futebol,  para a Austrália acontece algo parecido com a natação -o país-sede que sediou Jogos Olímpicos de 2000 , buscou a supremacia no esporte em questão, superando norte-americanos, alemães e chineses.
Só que há uma diferença. Enquanto no Brasil lança-se  projetos no ano anterior ao evento, os australianos se preparam para lutar pela hegemonia nas piscinas há mais de 28 anos.

Segundo Don Talbot, técnico-chefe da equipe australiana, o trabalho de formação de nadadores de ponta no país começou  em 1972, logo após os Jogos Olímpicos de Munique.
“Descontentes com nosso desempenho naquele ano, começamos a investir num projeto que só daria frutos nos anos 90. É uma coisa curiosa, mas é assim que funciona o esporte.
 O Ian Thorpe (mais jovem campeão mundial da natação, título obtido aos 15 anos, e recordista dos 200 m e 400 m livre).
Nos anos 70, foram construídas centenas de piscinas públicas, o que na natação equivale aos campos de várzea no futebol, para a descoberta de novos talentos. E deu certo,  fora Ian Thorpe nós temos atualmente;
Nick D’arcy, Stephane Rice, Trickett e muitos outros.
Um dos  melhores nadadores de longa distância do Brasil, Luiz Lima, treinou na Austrália e diz que só Perth (cidade dos Mundiais de 91 e 98) tem mais piscinas olímpicas do que o Brasil inteiro.
Também nessa época, a Associação Australiana de Técnicos de Natação passou a receber recursos para formar um maior número de treinadores capacitados a descobrir e moldar os talentos.
“Quando o Instituto do Esporte foi construído (em Canberra, capital do país, objetivando facilitar o trabalho dos esportistas e prepará-los para as Olimpíadas), usamos uma estratégia diferente das outras modalidades. E tivemos sucesso”, relata Talbot. “”
Ao invés de nos concentrarmos lá, desenvolvemos um programa para identificar o bom técnico, o bom atleta e depois mandá-los para casa.
Continuamos dando toda a assistência e os mantendo informados sobre o que há de mais  moderno acontecendo na natação.”
Outro ponto importante, ainda de acordo com Talbot, é a descoberta e a formação de novos talentos.
 “É um pouco como no futebol. O técnico tem de ter o olho clínico para perceber quem tem futuro e investir no garoto.”

Na fase final de preparação, o técnico tem enfatizado o preparo psicológico e profissionais de marketing esportivo. Os primeiros dão suporte emocional aos atletas, enquanto os segundos os ajudam a obter a independência financeira, mais agora que a natação está se  transformando num dos esportes mais populares do país.
E, como prova , Talbot cita o fato de a audiência de algumas competições televisionadas ultrapassarem a marca de 4 milhões de espectadores, quando se sabe que a população australiana não chegava a 20 milhões de pessoas.
“Desde 1995, quando começamos a perceber o boom da natação, passamos a vender camarotes para grandes empresas, assim como fazem no futebol da Europa, e a comercializar os ingressos pela Ticketek (uma espécie de versão australiana da Ticketmaster, responsável pela venda de bilhetes dos principais eventos esportivos norte-americanos).”
“Se vocês têm o Ronaldo no futebol, hoje já temos o equivalente na natação, um Ian Thorpe (também integrante da equipe recordista mundial no revezamento 4 x 200 m) ou um Michael Klim (recordista do 100 m borboleta e companheiro de Thorpe no 4 x 200 m) e é hora de saber usá-los para tornar o
esporte ainda mais popular. "

Sem ídolos, uma modalidade não evolui
E já que os temos, está chegando nossa vez.
O espaço que tem conseguido conquistar na mídia, graças a performance dos nadadores australianos, Don Talbot usa para combater o doping no esporte e o Comitê Técnico da Fina -a Federação Internacional da Natação.
“Defendo punições mais fortes para quem for pego com doping. Este é o maior mal não só da natação, mas de outros esportes, como o atletismo, mas infelizmente muita gente faz vista grossa.”
Ele lamenta ainda a postura da Fina, que estaria, por interesses comerciais, dando maior atenção às provas mais curtas.
“É um grande erro, que eu tenho combatido desde 1994. Embora na época ela (Fina) negasse, havia um plano montado para acabar com a prova de 1.500 m na Olimpíada, o que era uma imbecilidade. Os 1.500 m são uma competição extraordinária, porque quando eles são disputados você tem mais chances de identificar quem nasceu para nadar.”
Nos Olímpicos, Barcelona-92 e Atlanta-96, os australianos dominaram amplamente a prova, conquistando as medalhas de ouro e prata.
Nossos nadadores ainda tem de treinar no exterior, O Brasil deveria começar uma política para manter seus atletas no país. Com eles vão incentivos financeiros, patrocínios e muito mais.
O Canadá investiu, com uma diferença grande o incentivo do setor privado impediam  que treinadores trabalhasem em conjunto. Com uma grande rivalidade interna, a natação no Canadá obteve um nível inferior do que o que poderia ter.
Federações de outros países  como Usa Swimming, Federazione Italiana nuoto, Francesa seguem mpdelo de incentivo e organização regional de ligas escolares e universitárias no trabalho de base.
Um ponto em comum é a quantidade de espaços para prática da natação disponíveis para população e é incentivo governamental e privado.
Se você acha não ser possível mudar essa realidade no Brasil...
Continuaremos vivendo de fenomenos...
Basta-nos...

Apenas Chorar.

fonte:Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos/portal australia/O estado de sp/ Agência Folha/ Swim It Up! Clippin/usa swimming/Bristh Swimm/

A FONTE DA JUVENTUDE

Considerada como um santo remédio para o corpo e alma, a natação, sobretudo a hidroginástica, é o exercício ideal para as pessoas idosas, que possuem problemas ósseos, como osteoporose e artrose.
Além de fortalecer a musculatura e reduzir a perda de massa óssea.
Porque, na água, são reduzidos os efeitos da gravidade sobre as estruturas ósseas e articulares, diminuindo os desgastes e o impacto, o que pode ocasionar fraturas.
Benéfica para a terceira idade, a natação pode interferir na freqüência cardíaca, no consumo de oxigênio, entre outras reações do organismo.

Entre os benefícios os mais observados estão:
  •  o aumento da disposição no dia-a-dia
  •  a possibilidade de executar atividades da vida diária que antes não conseguiam
  •  bem como melhora na musculatura do abdômen e do assoalho pélvico, o que diminui os casos de incontinência urinária, em especial nas mulheres
  •  oportunidade de sociabilização que práticas como a natação oferecem aos idosos, que passam a se entrosar mais com as pessoas, e fazer grupos de amigos que compartilham da mesma atividade.
  • a prática da natação traz inúmeros benefícios psicológicos, de auto-estima e de melhoria do relacionamento social, aspectos muito importantes para pessoas da terceira idade, devido às inúmeras mudanças ocorridas nesta fase da vida.
No horário em que está praticando o exercício físico, o idoso reserva um momento e tempo para si próprio, para cuidar de sua beleza, de sua saúde e reflexão sobre sua vida, medidas que afastam a depressão e pensamentos aflitivos, comum a muitos integrantes da terceira idade.

O ensino lúdico da natação na terceira idade
   Segundo Celich e Bordin (2008) devemos utilizar o lúdico como auxílio ao aprendizado quando estamos lidando com idosos, pois o lúdico é universal e pode ajudar este público a manifestar sua criatividade e reconstruir a totalidade de sua existência.
 Pylro & Rossetti (2005) ainda acrescentam que atividades recreativas e de lazer nos dias atuais podem ser consideradas uma necessidade de qualquer pessoa e em qualquer idade, pois estas atividades além de serem prazerosas, também contribuem na facilitação da aprendizagem, colaboram para uma boa saúde mental, facilitam os processos de socialização e comunicação, contribuem no desenvolvimento pessoal, cultural e social, além de ajudar na expressão e construção do conhecimento.
    Quando estamos lidando com o aspecto ensino/aprendizagem, mais rápidos e melhores serão os resultados quando conseguimos trabalhar de maneira prazerosa e espontânea com nossos alunos (ROMERA 2003).
     A natação é considerada como uma técnica de se deslocar na água por intermédio da coordenação metódica de certos movimentos.
O aprendizado da natação pode obter através da ludicidade um conhecimento das técnicas, uma melhora da coordenação e um estímulo para continuar na atividade (CATTEUM, 1990).

    Atualmente, indivíduos idosos procuram mais a prática da natação para uma melhor qualidade de vida, prevenção de doenças e também para uma melhor socialização.
    Segundo Okuma (1998), pesquisas relatam que mais da metade do declínio da capacidade física dos idosos é devido à inatividade, ao tédio e à expectativa de enfermidade.
Pesquisas sugerem que 50% do declínio, freqüentemente atribuído ao envelhecimento biológico, na realidade é provocado pela atrofia por desuso, resultante da inatividade física que caracteriza pelo estilo de vida do homem moderno.

Envelhecimento é diferente de Senilidade
No segundo caso temos um aspecto patológico que não necessariamente anda junto ao envelhecimento, neste caso, nosso organismo vai deixando de ser auto-suficiente para as tarefas do dia–a-dia como o simples fato de ir ao banheiro, por exemplo. (RAMOS, 1997).
    De acordo White (1998) a água é um ambiente ideal para prática de atividade física para pessoas mais idosas, ele justifica pelo fato de que o exercício realizado dentro d'água é mais seguro pelo fato de reduzirem as forças aplicadas nas articulações, com isso este grupo pode realizar atividades que dificilmente realizariam em terra.
        A prática da natação influencia também em diversos aspectos como ocupação do tempo livre, criação de algumas obrigações a serem realizadas no dia-a-dia, integração em um grupo social, etc.
Essas são as razões que movem e motivam as pessoas idosas a realizarem atividades físicas, e os benefícios desta prática são imediatos e conseqüentemente seguem os benefícios emocionais (PONT GEIS, 2003).
    Atividades lúdicas ao contrário do que muitos pensam, podem e devem ser utilizadas em qualquer fase da vida e não apenas na infância.
 Nas aulas de natação especificamente ficou constatado um grande interesse por parte dos alunos, acreditando até mesmo que este tipo de aula pode ajudar no aprendizado.
Alguns profissionais ainda possuem certa resistência em estar utilizando aulas com brincadeiras e jogos em se tratando de um público adulto, no entanto tem-se que levar em consideração as inúmeras possibilidades de lazer e bem estar que a água por suas características próprias oferece.
 O professor de natação deve procurar estar sempre atento aos interesses e expectativas dos alunos em relação a aula, pois, os motivos que levam um indivíduo a se matricular em uma academia de natação são vários e para muitos alunos adultos o aprender a nadar é apenas uma conseqüência.
Por outro lado, não podemos esquecer que este professor também possui grande responsabilidade em estar relacionando o conteúdo da aula com as atividades lúdicas, para que a aula não perca seus objetivos e fiquem apenas em brincadeiras.
Campeonatos de natação, tanto em águas abertas como em piscinas curtas e longas, a categoria Máster chama a atenção por ter participantes de diversas idades.

Braçadas maiores de Idade
É bastante comum, em um campeonato dessa categoria, encontrar competidores de 60, 70 e 80 anos, ou até ver um competidor de 50 anos com desempenho semelhante ao de um competidor com 30 anos.
No Brasil, os campeonatos realizados pela FAP (Federação Aquática Paulista), pela APMN (Associação Paulista Máster de Natação), com as travessias em águas abertas, e os JORI (Jogos Regionais do Idoso), são os principais eventos dessa categoria.
Competições em especial, pois servem de ótimo estímulo para a prática de esportes, além de uma ótima oportunidade de sociabilização e entretenimento.
Uma atividade competitiva que para maioria dos participantes está muito além da oportunidade de pódium.

Por isso não podemos esquecer os Benefícios da NATAÇÃO:
A natação trabalha todos os músculos do corpo.
 Os braços e o tronco são muito solicitados durante as braçadas, e as pernadas trabalham os músculos dos membros inferiores.
 Essa combinação faz com que músculos como os abdominais e os da coluna lombar e quadril também trabalhem a todo o momento.

Sistema osteomuscular
Além de trabalhar todos os músculos do corpo em vários movimentos, um nadador adquire músculos conhecidos como músculos lentos, que são músculos trabalhados durante atividades aeróbicas, e músculos rápidos, que são trabalhados em atividades de explosão (de impacto).
O músculo de um nadador conta com os dois tipos de fibras.
 Além de ganhar massa magra, o que se traduz em ganho de força, há, também, o aumento da resistência muscular.

Atrito x impacto
O atrito na água é muito maior do que o impacto.
 Enquanto nadamos, praticamente não existe impacto, pois nenhuma parte do corpo choca-se com uma superfície sólida.
Por outro lado, o atrito do corpo com a água é imensamente maior do que o atrito com o ar, o que faz os músculos trabalharem intensamente durante a atividade.
Pesquisadores acreditam que essa característica tem importante participação no baixo índice de lesões, o que permite aos praticantes uma vida útil maior e o tempo gasto com recuperação de lesões muito menor.

Risco cardíaco
Hoje, já é consenso na literatura a relação entre risco cardíaco com a circunferência abdominal.
Quando se trabalham muito os músculos abdominais, músculos do quadril, além do membro inferior, a redução da circunferência abdominal é quase certa.
Ou seja, você estará reduzindo o risco cardíaco.

Sistema cardiopulmonar
Por ser uma atividade aeróbica, a natação traz muitos benefícios ao sistema cardiopulmonar, entre eles: aumento do consumo máximo de oxigênio, aumento da capacidade pulmonar e melhora na contração e ritmo cardíaca
    No primeiro caso temos um fenômeno fisiológico que acontece com todos os seres humanos com o passar do tempo.    
 Utilizar o lúdico, tendo o meio líquido como um espaço inclusivo, é um novo olhar sobre a prática pedagógica da natação, pois possibilita a qualquer individuo um ambiente que ofereça condições para o seu desenvolvimento pessoal.
A natação é atividade física sem limites etários, requer sim uma adaptação as devidas faixas etárias.
Você profissional e nadador tem o meio interativo e facilitador mais perfeito  que existe.
Oque está esperando para Agir???
Mergulhe nessa idéia.


fonte:
portal da terceira idade
A visão dos alunos da terceira idade sobre a natação recreativa. -Nerimar da Silva Soares y Zirlene Adriana dos Santos.
ANTUNES. C. O jogo e o brinquedo na escola. In Santos, S. M. Brinquedoteca: a criança, o adulto e o lúdico, Vozes, Petrópolis 2004.

BAUR, Robert & EGELER, Robert. Ginástica, jogo e esponte para idosos. Rio de Janeiro: Ao livro técnico, 1983. CATTEAU. R. O ensino da natação. São Paulo: Manole, 1990.
CELICH K.L.S. & BORDIN. A. Educar para o autocuidado na terceira idade: uma proposta lúdica. RBCRH, v. 5, nº1, p. 119-129, RS, 2008.
OKUMA, Silene Sumire. O idoso e a atividade física: fundamentos e pesquisa. Campinas: Papirus, 1998.
PYLRO. C. S. ROSSETTI. C.B. Atividades lúdicas, gênero e vida adulta, Psico-USF, nº10, n.1. p. 77-86, 2005. PONT GEIS, Pilar. Atividade física e saúde na terceira idade: teoria e prática. Porto Alegre: Artmed, 2003. RAMOS, Alexandre Trindade. 3º idade e atividade física. 3 ed. Rio de Janeiro: Sprint, 1997.
ROMERA, L. A. Lúdico, educação e humanização. Uma experiência de trabalho. In: Marcelino, N. C. (org.). Lúdico, educação e educação física. 2º Ed., p. 73-84, Unijuí, 2003.
TAHARA, K. A. SANTIAGO, R. D. Lazer, lúdico e atividades aquáticas: Uma relação de sucesso. Movimento & Percepção, v. 6, n.9, SP 2006.
WHITE, Martha D. Exercícios na Água. Tradução de Tatiana Passos Zylberberg. São Paulo. Manole, 1998. 177p. Título Original: Water Exercise.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Fabíola Molina Pega no Anti Doping

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) anunciou nesta terça-feira 21/06/11 a suspensão preventiva da principal nadadora do País, Fabíola Molina, que testou positivo para a substância dopante metilhexanamina na Tentativa Mundial, competição realizada em abril para tomada de índices visando o Mundial de Esportes Aquáticos de Xangai.

Reunido na última segunda-feira,20/06/11,  o Painel de Controle de Doping da CBDA considerou que a atleta não teve a intenção de ganhar performance.
 
 Mesmo assim ela ficará suspensa preventivamente por 2 meses, a contar de 8 de maio.
O caso foi encaminhado para a Fina (Federação Internacional de Natação).
 

A decisão, porém, também retira de Fabíola todos os resultados que ela conquistou a partir de 22 de abril e isso inclui a perda do índice para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

A atleta de 35 anos também foi excluída da delegação brasileira que vai disputar o Mundial de Xangai.
 Ela estava classificada para nadar os 100 m costas e o 4 x 100 medley.
A CBDA não anunciou se convocará outra atleta para abrir o revezamento no Mundial ou se excluirá a equipe brasileira da prova.
De acordo com a CBDA, a análise do teste de Molina foi feita pelo Laboratório Institut Armand Frappier, no Canadá, credenciado pela Agência Mundial Antidoping, e acusou positivo para metilhexanamina, da classe S6.b de estimulantes.

Oque diz a  Nadadora:
A nadadora alega que recebeu de amostra grátis um suplemento energético e o testou antes de uma seletiva para o Mundial de Xangai, dia 22 de abril.
 Ela já tinha obtido índice no Pan-pacífico e teria utilizado a competição como treinamento, por isso não atentou para a composição do suplemento.
 A metilhexanamina é proibida em competições, mas tolerada em períodos de treino.

"Reconheço que por um descuido ingeri essa substância que não é permitida em competição, e que não tive a intenção de obter ganho de performance (e nem houve)", escreveu Fabíola. "Frente a essa situação que vivi, fico tranquila que nenhuma atleta tenha sido prejudicada, pois ninguém perdeu medalha ou vaga na seleção", completou.

Sem poder disputar o Mundial de Xangai, Fabíola mira a recuperação nos Jogos Mundiais Militares, no Rio de Janeiro, e no Pan de Guadalajara, que será disputado em outubro.

Além da vaga no Mundial, Fabíola perdeu o índice que já havia conquistado para os Jogos Olímpicos de Londres-2012.
"Amo a natação e vou continuar me dedicando, me esforçando e correndo atrás dos meus objetivos, acreditando que as dificuldades nos fortalecem e nos fazem crescer.
Tenho várias competições importantes pela frente, como os Jogos Mundiais Militares dia 17 de julho no Rio de Janeiro, o Troféu José Finkel, e os Jogos Pan-americanos", afirmou a nadadora.
Comentário: Respire fundo antes mergulhar,  esperamos para o bem da natação que não seja um mergulho muito profundo.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

GP SANTA CLARA 2011-Thiago Pereira vence os 400 metros medley no GP de Santa Clara

Thiago Pereira conseguiu um resultado expressivo na noite de sábado (18), na disputa do GP de Santa Clara de Natação, realizado nos Estados Unidos. O brasileiro conquistou a medalha de ouro, a única até agora do País na competição, na prova dos 400 metros medley, com o tempo de 4min15s19.




Ele liderou a prova desde o início e superou em quase dois segundos o norte-americano Ryan Lochte, que terminou em segundo lugar, com 4min15s89. Chase Kalisz completou o pódio. "Fiz uma boa prova. Fiquei impressionado com o tempo. Vou descansar para chegar bem nos 200m medley", disse.



Neste domingo, o brasileiro encerra a sua participação no GP de Santa Clara com a participação na prova dos 200 metros medley.



Outros resultados



Nicholas Oliveira ficou próximo de subir ao pódio na prova dos 50 metros masculino. O brasileiro terminou a disputa em quarto lugar, com o tempo de 23s01. A prova foi vencida por William Copeland, com 22s69. Madison Kennedy venceu a versão feminina da disputa.



A australiana Stephanie Rice venceu a prova dos 400 metros medley, com o tempo de 4min36s52. Ela concluiu a prova com mais de quatro segundos de vantagem para a norte-americana Madeline DiRado, que terminou em segundo lugar.



Alisson Schmitt e Park Tae-Hwan venceram as versões feminina e masculina, respectivamente, dos 200 metros livre. Já Meagen Nay triunfou na prova dos 200 metros costas feminino. No revezamento 4x200 metros masculino, o brasileiro Phillip Morrison foi ao pódio com a Palo Alto Stanford, que ficou em terceiro lugar.



Resultados - 400m medley



1 - Thiago Pereira - 4min15s89

2 - Ryan Lochte (EUA) - 4min17s76

3 - Chase Kalisz (EUA) - 4min19s15

4 - Mitchell Larkin (Austrália) - 4min21s10

5 - Brennan Morris (EUA) - 4min25s98

6 - William Cregar (EUA) - 4min26s43

7 - Joshua Prenot (EUA) - 4min27s13

8 - William Harris (EUA) - 4min28s02

9 - Samuel Rowan (EUA) - 4min29s90





--------------------------------------------------------------------------------