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quinta-feira, 23 de junho de 2011

A FONTE DA JUVENTUDE

Considerada como um santo remédio para o corpo e alma, a natação, sobretudo a hidroginástica, é o exercício ideal para as pessoas idosas, que possuem problemas ósseos, como osteoporose e artrose.
Além de fortalecer a musculatura e reduzir a perda de massa óssea.
Porque, na água, são reduzidos os efeitos da gravidade sobre as estruturas ósseas e articulares, diminuindo os desgastes e o impacto, o que pode ocasionar fraturas.
Benéfica para a terceira idade, a natação pode interferir na freqüência cardíaca, no consumo de oxigênio, entre outras reações do organismo.

Entre os benefícios os mais observados estão:
  •  o aumento da disposição no dia-a-dia
  •  a possibilidade de executar atividades da vida diária que antes não conseguiam
  •  bem como melhora na musculatura do abdômen e do assoalho pélvico, o que diminui os casos de incontinência urinária, em especial nas mulheres
  •  oportunidade de sociabilização que práticas como a natação oferecem aos idosos, que passam a se entrosar mais com as pessoas, e fazer grupos de amigos que compartilham da mesma atividade.
  • a prática da natação traz inúmeros benefícios psicológicos, de auto-estima e de melhoria do relacionamento social, aspectos muito importantes para pessoas da terceira idade, devido às inúmeras mudanças ocorridas nesta fase da vida.
No horário em que está praticando o exercício físico, o idoso reserva um momento e tempo para si próprio, para cuidar de sua beleza, de sua saúde e reflexão sobre sua vida, medidas que afastam a depressão e pensamentos aflitivos, comum a muitos integrantes da terceira idade.

O ensino lúdico da natação na terceira idade
   Segundo Celich e Bordin (2008) devemos utilizar o lúdico como auxílio ao aprendizado quando estamos lidando com idosos, pois o lúdico é universal e pode ajudar este público a manifestar sua criatividade e reconstruir a totalidade de sua existência.
 Pylro & Rossetti (2005) ainda acrescentam que atividades recreativas e de lazer nos dias atuais podem ser consideradas uma necessidade de qualquer pessoa e em qualquer idade, pois estas atividades além de serem prazerosas, também contribuem na facilitação da aprendizagem, colaboram para uma boa saúde mental, facilitam os processos de socialização e comunicação, contribuem no desenvolvimento pessoal, cultural e social, além de ajudar na expressão e construção do conhecimento.
    Quando estamos lidando com o aspecto ensino/aprendizagem, mais rápidos e melhores serão os resultados quando conseguimos trabalhar de maneira prazerosa e espontânea com nossos alunos (ROMERA 2003).
     A natação é considerada como uma técnica de se deslocar na água por intermédio da coordenação metódica de certos movimentos.
O aprendizado da natação pode obter através da ludicidade um conhecimento das técnicas, uma melhora da coordenação e um estímulo para continuar na atividade (CATTEUM, 1990).

    Atualmente, indivíduos idosos procuram mais a prática da natação para uma melhor qualidade de vida, prevenção de doenças e também para uma melhor socialização.
    Segundo Okuma (1998), pesquisas relatam que mais da metade do declínio da capacidade física dos idosos é devido à inatividade, ao tédio e à expectativa de enfermidade.
Pesquisas sugerem que 50% do declínio, freqüentemente atribuído ao envelhecimento biológico, na realidade é provocado pela atrofia por desuso, resultante da inatividade física que caracteriza pelo estilo de vida do homem moderno.

Envelhecimento é diferente de Senilidade
No segundo caso temos um aspecto patológico que não necessariamente anda junto ao envelhecimento, neste caso, nosso organismo vai deixando de ser auto-suficiente para as tarefas do dia–a-dia como o simples fato de ir ao banheiro, por exemplo. (RAMOS, 1997).
    De acordo White (1998) a água é um ambiente ideal para prática de atividade física para pessoas mais idosas, ele justifica pelo fato de que o exercício realizado dentro d'água é mais seguro pelo fato de reduzirem as forças aplicadas nas articulações, com isso este grupo pode realizar atividades que dificilmente realizariam em terra.
        A prática da natação influencia também em diversos aspectos como ocupação do tempo livre, criação de algumas obrigações a serem realizadas no dia-a-dia, integração em um grupo social, etc.
Essas são as razões que movem e motivam as pessoas idosas a realizarem atividades físicas, e os benefícios desta prática são imediatos e conseqüentemente seguem os benefícios emocionais (PONT GEIS, 2003).
    Atividades lúdicas ao contrário do que muitos pensam, podem e devem ser utilizadas em qualquer fase da vida e não apenas na infância.
 Nas aulas de natação especificamente ficou constatado um grande interesse por parte dos alunos, acreditando até mesmo que este tipo de aula pode ajudar no aprendizado.
Alguns profissionais ainda possuem certa resistência em estar utilizando aulas com brincadeiras e jogos em se tratando de um público adulto, no entanto tem-se que levar em consideração as inúmeras possibilidades de lazer e bem estar que a água por suas características próprias oferece.
 O professor de natação deve procurar estar sempre atento aos interesses e expectativas dos alunos em relação a aula, pois, os motivos que levam um indivíduo a se matricular em uma academia de natação são vários e para muitos alunos adultos o aprender a nadar é apenas uma conseqüência.
Por outro lado, não podemos esquecer que este professor também possui grande responsabilidade em estar relacionando o conteúdo da aula com as atividades lúdicas, para que a aula não perca seus objetivos e fiquem apenas em brincadeiras.
Campeonatos de natação, tanto em águas abertas como em piscinas curtas e longas, a categoria Máster chama a atenção por ter participantes de diversas idades.

Braçadas maiores de Idade
É bastante comum, em um campeonato dessa categoria, encontrar competidores de 60, 70 e 80 anos, ou até ver um competidor de 50 anos com desempenho semelhante ao de um competidor com 30 anos.
No Brasil, os campeonatos realizados pela FAP (Federação Aquática Paulista), pela APMN (Associação Paulista Máster de Natação), com as travessias em águas abertas, e os JORI (Jogos Regionais do Idoso), são os principais eventos dessa categoria.
Competições em especial, pois servem de ótimo estímulo para a prática de esportes, além de uma ótima oportunidade de sociabilização e entretenimento.
Uma atividade competitiva que para maioria dos participantes está muito além da oportunidade de pódium.

Por isso não podemos esquecer os Benefícios da NATAÇÃO:
A natação trabalha todos os músculos do corpo.
 Os braços e o tronco são muito solicitados durante as braçadas, e as pernadas trabalham os músculos dos membros inferiores.
 Essa combinação faz com que músculos como os abdominais e os da coluna lombar e quadril também trabalhem a todo o momento.

Sistema osteomuscular
Além de trabalhar todos os músculos do corpo em vários movimentos, um nadador adquire músculos conhecidos como músculos lentos, que são músculos trabalhados durante atividades aeróbicas, e músculos rápidos, que são trabalhados em atividades de explosão (de impacto).
O músculo de um nadador conta com os dois tipos de fibras.
 Além de ganhar massa magra, o que se traduz em ganho de força, há, também, o aumento da resistência muscular.

Atrito x impacto
O atrito na água é muito maior do que o impacto.
 Enquanto nadamos, praticamente não existe impacto, pois nenhuma parte do corpo choca-se com uma superfície sólida.
Por outro lado, o atrito do corpo com a água é imensamente maior do que o atrito com o ar, o que faz os músculos trabalharem intensamente durante a atividade.
Pesquisadores acreditam que essa característica tem importante participação no baixo índice de lesões, o que permite aos praticantes uma vida útil maior e o tempo gasto com recuperação de lesões muito menor.

Risco cardíaco
Hoje, já é consenso na literatura a relação entre risco cardíaco com a circunferência abdominal.
Quando se trabalham muito os músculos abdominais, músculos do quadril, além do membro inferior, a redução da circunferência abdominal é quase certa.
Ou seja, você estará reduzindo o risco cardíaco.

Sistema cardiopulmonar
Por ser uma atividade aeróbica, a natação traz muitos benefícios ao sistema cardiopulmonar, entre eles: aumento do consumo máximo de oxigênio, aumento da capacidade pulmonar e melhora na contração e ritmo cardíaca
    No primeiro caso temos um fenômeno fisiológico que acontece com todos os seres humanos com o passar do tempo.    
 Utilizar o lúdico, tendo o meio líquido como um espaço inclusivo, é um novo olhar sobre a prática pedagógica da natação, pois possibilita a qualquer individuo um ambiente que ofereça condições para o seu desenvolvimento pessoal.
A natação é atividade física sem limites etários, requer sim uma adaptação as devidas faixas etárias.
Você profissional e nadador tem o meio interativo e facilitador mais perfeito  que existe.
Oque está esperando para Agir???
Mergulhe nessa idéia.


fonte:
portal da terceira idade
A visão dos alunos da terceira idade sobre a natação recreativa. -Nerimar da Silva Soares y Zirlene Adriana dos Santos.
ANTUNES. C. O jogo e o brinquedo na escola. In Santos, S. M. Brinquedoteca: a criança, o adulto e o lúdico, Vozes, Petrópolis 2004.

BAUR, Robert & EGELER, Robert. Ginástica, jogo e esponte para idosos. Rio de Janeiro: Ao livro técnico, 1983. CATTEAU. R. O ensino da natação. São Paulo: Manole, 1990.
CELICH K.L.S. & BORDIN. A. Educar para o autocuidado na terceira idade: uma proposta lúdica. RBCRH, v. 5, nº1, p. 119-129, RS, 2008.
OKUMA, Silene Sumire. O idoso e a atividade física: fundamentos e pesquisa. Campinas: Papirus, 1998.
PYLRO. C. S. ROSSETTI. C.B. Atividades lúdicas, gênero e vida adulta, Psico-USF, nº10, n.1. p. 77-86, 2005. PONT GEIS, Pilar. Atividade física e saúde na terceira idade: teoria e prática. Porto Alegre: Artmed, 2003. RAMOS, Alexandre Trindade. 3º idade e atividade física. 3 ed. Rio de Janeiro: Sprint, 1997.
ROMERA, L. A. Lúdico, educação e humanização. Uma experiência de trabalho. In: Marcelino, N. C. (org.). Lúdico, educação e educação física. 2º Ed., p. 73-84, Unijuí, 2003.
TAHARA, K. A. SANTIAGO, R. D. Lazer, lúdico e atividades aquáticas: Uma relação de sucesso. Movimento & Percepção, v. 6, n.9, SP 2006.
WHITE, Martha D. Exercícios na Água. Tradução de Tatiana Passos Zylberberg. São Paulo. Manole, 1998. 177p. Título Original: Water Exercise.

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