boo-box

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Resultado sairá no máximo em 48 horas. Brasileiro tem esperança de disputar o Mundial de Xangai 2011

Depois de quase seis horas, Cielo deixa julgamento do TAS sorrindo

Foram quase seis horas dentro de uma universidade em Sheshan, a cerca de uma hora - de carro - de Xangai, na China.
Lá, estava em jogo o futuro de Cesar Cielo e de outros três nadadores brasileiros - Nicholas Santos, Henrique Barbosa e Vinícius Waked - flagrados por doping.
De terno e gravata, o campeão olímpico e mundial entrou e saiu do local sorrindo, mas sem falar com a imprensa.
Agora, vai esperar até 48 horas, prazo máximo para que o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) divulgue o resultado do julgamento desta quarta-feira. A maior punição possível por uso do diurético furosemida é de dois anos.


Cielo espera receber no máximo dois meses de suspensão, o que permitiria a ele disputar o Mundial de Xangai.
A competição de natação começa no domingo (noite de sábado no Brasil).
Se a punição for de mais de cinco meses, ficará fora dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro.



A pior das hipóteses é pegar mais de seis meses de punição.
Neste caso, a chamada Regra de Osaka o tiraria automaticamente dos próximos Jogos Olímpicos, em Londres-2012.
 A regra do Comitê Olímpico Internacional (COI), no entanto, será julgada pelo mesmo TAS em setembro. O Comitê Olímpico Americano quer derrubá-la.

Vinícius Waked é reincidente, mas, se o doping for considerado sem intenção, ele não será banido do esporte.
Em fevereiro de 2010, o nadador foi punido por dois meses por uso de isometepteno - alegou ter ingerido sem conhecimento ao tomar um remédio para dor de cabeça.

Julgamento dura 40 minutos a mais por grande quantidade de testemunhas


Cielo e Waked mostram tranquilidade antes de entrarem no julgamento do TAS (Foto: agência AFP)Sheshan fica longe da agitação do Mundial. Além dos quatro nadadores, participaram do julgamento três árbitros e um consultor do TAS, três advogados - um dos atletas, um da Federação Internacional de Natação (Fina) e um da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) - e pelo menos cinco testemunhas: Coaracy Nunes (presidente da CBDA), Alberto Silva (técnico de Cielo), Gustavo Magliocca (médico de Cielo), Sandra Soldan (ex-triatleta e médica da CBDA) e Ricardo de Moura (superintendente técnico de natação da CBDA).

A previsão era que o julgamento durasse 5h, mas levou cerca de 40 minutos a mais.
O motivo, segundo o advogado americano Howard Jacobs - que defende os quatro nadadores -, foi a grande quantidade de testemunhas.
Ele não quis falar sobre a linha de defesa.

Jacobs tem no currículo mais de 70 casos de atletas flagrados em doping.
O de Cielo, segundo ele, é mais simples do que muitos em que já atuou.
Disse, em entrevista ao SporTV, que possui documentos que comprovam a boa fé do brasileiro.

Entre os casos de Jacobs está o da jogadora de basquete americana Diana Taurasi, bicampeã olímpica.
 Ele provou que um laboratório da Turquia tinha errado o teste, e garantiu à jogadora uma pena menor do que a esperada.
Em 2009, conseguiu reduzir pela metade a suspensão da nadadora americana Jessica Hardy, que testou positivo para um anabolizante.

Equipe brasileira de natação na chegada a Sheshan (Foto: Satiro Sodré / AGIF)


Entenda o caso

Cesar Cielo e os três nadadores foram flagrados em exames realizados nos dias 7 e 8 de maio, durante o Troféu Maria Lenk, no Rio de Janeiro.
No início de julho, a CBDA divulgou o caso depois de decidir apenas aplicar advertência e anular os resultados deles no campeonato.
O painel de controle de doping da entidade levou em conta o "histórico dos atletas".
 Eles teriam explicado como o diurético furosemida entrou no organismo e que não houve aumento de desempenho.

Cielo comprava os suplementos – à base de cafeína – em uma farmácia de manipulação de Santa Bárbara D'Oeste – sua cidade natal. Segundo ele, o produto foi contaminado.
A CBDA disse que o estabelecimento enviou um relatório avisando sobre uma suposta contaminação das cápsulas por falta de limpeza no balcão onde as pílulas são produzidas.
O estabelecimento, no entanto, negou ter assumido o erro pelo doping do nadador, mas admitiu a possibilidade de ter acontecido contaminação pelo ar.

No dia 8 de julho, o TAS recebeu da Federação Internacional de Natação (Fina) um pedido formal de julgamento do caso de doping dos quatro brasileiros com urgência.
A entidade sugeriu a troca da advertência dada pela CBDA por uma suspensão, a contar a partir de maio, quando os nadadores atestaram adverso para furosemida.

Um comentário:

Fernanda Thurler disse...

Oi, boa tarde. Sou do Rio de Janeiro e trabaho em uma empresa de marketing esportivo que está criando um portal de esportes olímpicos. Vamos ter espaço para blogueiros e colunistas. Vi que seu blog é muito legal, atualizado e completo. Gostaria de ser nosso colaborador ou conhece alguém que fale sobre natação e possa se interessar em escrever no site? Por favor, peço que entre em contato comigo no email: fernandathurler@gsnsports.com.br.
Obrigada
Abs,