boo-box

sábado, 9 de julho de 2011

Água Fria? Com que Roupa eu Vou?


Em alguns lugares o inverno chega com a força total, seja com baixa umidade ou temperaturas desanimadoras.
Mas nadar no inverno pode ser tão recompensador quanto no verão.
Além do gasto calórico maior para manter a temperatura do corpo, o trabalho muscular é bastante eficiente.
 

A FINA (Federação Internacional de Natação Amadora) determina para seus campeonatos que a água da piscina deve estar entre 25 e 27 graus. 
A temperatura entre 27 e 28 graus parece a ideal para proporcionar o estímulo necessário ao melhor rendimento fisiológico dos nadadores - tanto em treinamentos quanto em competições - além de estimular o nosso mecanismo TERMO-REGULADOR, o que aumenta a capacidade de resistência contra gripes e resfriados.
Mas se o nadador tem uma sensibilidade maior ao frio oque seria prazer pode torna se tortura.
Para diminuir esse desconforto muitos nadadores optam por roupas térmicas, desde da tradicional muito utilizada no triathlon e águas abertas de neoprene ou simplesmente uma camisa de surf, podem tornar as pratica da natação no inverno muito mais agradável.

Mas atenção quanto a espessura, uma roupa com muitos milímetros de espessura atralha os movimentos principalmente na articulação do ombro.
Existem muitos modelos e materiais , mas a proteção principal em baixa temperatura é no tronco.

O presidente do Departamento de Alergia e Imunologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, Pérsio Roxo, alerta que são necessários alguns cuidados.
Entre eles, evitar as aulas nos momentos de crises de asma, por exemplo, e também quando a criança tiver apresentado quadro febril nas 24 horas anteriores.
“Porém, se a criança tiver o quadro sob controle, a natação melhora o condicionamento físico e respiratório”, assegura.

Oque torna sua Roupa Térmica
A roupa de mergulho é um equipamento que em sua grande maioria é confeccionado em neoprene, um tipo de borracha com outros materiais, como nylon e strech com a finalidade de dar maior elasticidade e vedação para impedir a entrada e saída de água ou poliuretano usado nos joelhos para dar proteção.
A principal função da roupa de neoprene é manter a temperatura do corpo ou seja, servir de isolante térmico impedindo o resfriamento do nadador.
 O neoprene possui pequenas bolhas de ar que dão essa capacidade isolante a roupa.
Em geral as roupas de mergulho possuem de 3 a 8 mm de espessura e devem ser usadas de acordo com o local e a profundidade de mergulho.
Usando as roupas mais grossas conforme maior a profundidade de mergulho e a temperatura ambiente onde ele será feito.
Em outros esportes como Surf, Wind surf, Kite surf as roupas são feitas em Strech e a espessura varia de 1,5 a 4,0 mm não sendo muito mais grossas para não atrapalhar a agilidade dos movimentos.

Existem também roupas com tecidos mistos o SHORTY KLOUPI, muito comum nas academias nos meses de frio.
São mais leves e flexíveis e apresentam apelos diversificados como infantis e aventura.

O maiô apresenta algumas partes emborrachadas e strech.

 









Como o importante é manter a temperatura corporal uma t-shirt de surf também cumpre bem essa função.
Pois ao estar em contato com a pele promove menor perda calórica durante a termoregulação corporal, apresenta pequena variação na composição do tecido sendo predominante o nylon e suplex.


Cada indivíduo tem sua tolerância a baixa temperatura,  deixar de praticar uma atividade como a natação por causa da variação de temperatura , não é desculpa no hemisfério norte .
Não é mera coincidência o fato de que a melhor natação do mundo está nos países do Hemisfério Norte, onde o clima mais frio proporciona melhores condições de treino e de recuperação.

Por isso, com frio ou sem ... Bons treinos!!!

10 comentários:

Anônimo disse...

Legal este post.
Minha tolerancia ao frio é baixissima.
Se eu nadar mais de 30min em uma piscina na temperatura ambiente de inverno meus pês ficam dormente e meu raciocínio fica compeltamente alterado (início de hipotermia). Comprei uma blusa de neoprene com mangas de nylon para nao comprometer os movimentos. Ela realmente mantem o calor do corpo. Ah, tive que mudar meus treinos para o período da tarde. Apesar da sensação termica ser maior com a blusa ainda sofro com o adormecimento das extremidades. Estou pensando em comprar uma meia de neoprene tambem. Bons treinos pra nós todos!!
--
leoh

Unknown disse...

Outra dica seria o uso de camisas térmicas. Tenho usado uma em meus treinos e também tive ótimos resultados. Elas são facilmente encontradas em lojas de esportes e são muito utilizadas por jogadores de futebol, mas ainda não vi nenhum comentário de uso em natação. Resolvi fazer um test-drive e gostei muito.
Alex

Professor Rodrigo disse...

Boa tarde!
Sou Professor de Educação Física, trabalho com Natação em minha cidade e, temos muitas dúvidas em relação à temperatura da água.
Gostaria muito que pudessem me esclarecer as dúvidas abaixo:
Qual a temperatura da água para natação infantil?
Qual a temperatura da água para natação adulto?
Qual a temperatura da água para hidroginástica 3a. idade?
Pesquisando na internet há muita controvérsia e, muitas vezes somos obrigados a dar aula em condições desfavoráveis, causando desconforto tanto nos alunos, quanto nos professores.
É possível me enviar resposta no email? rodrigomilitao10@gmail.com
Desde já agradeço a atenção.
Profo. Rodrigo Militão

Unknown disse...

Sempre nadei em piscinas mas agora comecei a fazer travessias e gostaria de saber se qualquer roupa de neoprene serve ou tem que ser as próprias para triatholon?
qualquer roupa de neoprene segura a temperatura?

Estudioso disse...

Respondendo a pergunta do colega ,qualquer roupa de mergulho ou natação ajuda muito no aquecimento. O ideal é não usar mais que 3mm para não prejudicar os movimentos. Mas existem roupas mais caras que tem mais flexibilidade e são mais indicadas para competição.

Estudioso disse...

INdico a loja www.lojaoutside.com.br

Vinicius Batistetti disse...

Obrigado pelas informações! "Estudioso", Muito obrigado pelo site!!!

Unknown disse...

A roupa de neoprene cavada é melhor para competir em águas abertas? Ou com mangas é mais confortável?

gestar matemática são chicors disse...

Boa noite! Faço hidroginástica, tenho alergia aos produtos da piscina, vocês indicariam uma roupa que desse para usar, que resolvesse meu problema?

Unknown disse...

Tenho fibromialgia estou fazendo natação np mar aberto sofro com água fria qual a melhor opção de roupa .