boo-box

domingo, 3 de julho de 2011

DOPING DE CIELO??

O caso foi divulgado nesta sexta-feira (1º) pela CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), que advertiu e eliminou os resultados obtidos pelo atleta no Troféu Maria Lenk, disputado no Rio, em maio.
 Além de Cielo, também foram flagrados, para a mesma droga, Henrique Barbosa, Nicholas Santos e Vinícius Waked.
Julio Maglione, presidente da Fina, disse por telefone que tudo será resolvido antes do início do Mundial de Esportes Aquáticos de Xangai, na China, que terá início no dia 14.
- Temos que aplicar o Código Mundial Antidoping da Wada [Agência Mundial Antidoping]. E vamos resolver antes [do Mundial].
A punição mais longa para um atleta sem suspensões anteriores por doping flagrado para diuréticos como a furosemida é de dois anos.
Thomaz Mattos de Paiva, especialista em legislação antidoping, afirma que advertência, punição aplicada a Cielo, está prevista na lei.
- A punição mais branda é a advertência, desde que o atleta comprove que houve contaminação e não teve intenção de se dopar.
Caso leve a pena máxima, Cielo estaria fora dos Jogos Olímpicos de Londres, no ano que vem, e da Olimpíada do Rio, em 2016.
 Pelas regras do COI (Comitê Olímpico Internacional), um atleta suspenso por mais de seis meses também está fora do ciclo olímpico seguinte.
Luciano Hostins, advogado que atuou em casos famosos, como o da saltadora Maurren Maggi, em 2003, diz que essa regulamentação foi inserida em 2008, no artigo 45 da Carta Olímpica, que é mais rigoroso do que o Código Mundial Antidoping, e será aplicado pela primeira vez em Londres-2012.

Principal nome da natação brasileira, Cielo é o recordista mundial dos 50 m e 100 m livre, e também o atual campeão mundial nas duas provas.
Nos Jogos de Pequim, em 2008, tornou-se o primeiro brasileiro campeão olímpico na natação, ao vencer os 50 m livre. Também conquistou o bronze nos 100 m livre na mesma Olimpíada.

O diurético furosemida, popularmente conhecido nas farmácias pelo nome comercial Lasix, é utilizado na medicina para o tratamento de doenças renais, cardíacas ou hepáticas.
No esporte, é usado para perder peso em modalidades como judô e ginástica, ou como agente mascarante, ou seja, para esconder o uso de outras substâncias ilegais, como os esteroides anabólicos.
Federação Internacional pode suspender atleta, que só foi advertido pela CBDA.

César Cielo manteve a expressão séria durante sua rápida aparição

De terno, gravata e óculos.
Expressão séria. Foi assim que o nadador Cesar Cielo falou, na noite desta sexta-feira, pela primeira vez sobre o exame antidoping .
Mas quem esperava esclarecimentos sobre a situação teve de se contentar com a leitura do mesmo comunicado divulgado mais cedo, no início da tarde desta sexta-feira.
A diferença é que, desta vez, o campeão olímpico fez uso de provérbios populares para defender sua inocência.
“Aprendi três coisas com esse episódio: que quem não deve, não teme. Que a verdade sempre aparece, e a verdade está do nosso lado. E que o que não me derruba me fortalece”, afirmou

A farmácia Anna Terra, de Santa Bárbara D’Oeste (SP), negou de forma veemente ter confirmado à Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) quer as cápsulas de cafeína ingeridas pelo nadador brasileiro Cesar Cielo e mais três atletas flagrados no exame antidoping estavam contaminadas, como chegou a ser divulgado na última sexta-feira.
Segundo reportagem publicada neste sábado pelo jornal Folha de S.Paulo, a empresa, que não teve o nome divulgado pela CBDA, irá estudar se processa ou não a entidade exigindo a reparação dos danos.

Autorizado pela proprietária Ana Tereza Cósimo de Souza a falar em nome da famácia, o consultor do ISO 9001 Reginaldo Lante afirmou que “a contaminação cruzada por suspensão de partículas é uma excepcionalidade, mas que não pode ser descartada. Sendo assim, é impossível dizer se houve contaminação”.

A posição oficial da farmácia contraria o discurso da CBDA, cuja diretora adjunta de doping, Sandra Soldan, havia dito que a empresa tinha assumido o erro. Ela também afirmou que a suposta contaminação havia ocorrido por problemas de higiene – resquícios de furosemida, uma substância proibida presente nos exames, teriam entrado em contato com a cafeína.

“As manipulações foram feitas em cabines separadas e isoladas. Os tabuleiros sempre são higienizados após o uso. E não usamos um tabuleiro para duas fórmulas no mesmo dia”, assegurou Lante ao jornal.

Na hora de punir doping, dirigentes da natação são coniventes com astros e rígidos com anônimos

A Fina (Federação Internacional de Natação) ainda precisa sancionar a branda advertência a Cesar Cielo, Nicholas Santos, Henrique Barbosa e Vinícius Waked por terem sido flagrados no exame antidoping pelo uso do diurético furosemida, mas será uma surpresa caso a entidade mude a decisão da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos).
O órgão que comanda a natação do Brasil optou por apenas advertir o campeão olímpico e mundial e os outros três atletas. E o motivo pelo qual a Fina não deve mudar essa decisão é simples: ela não costuma punir rigidamente astros da natação mundial.

Nos últimos anos, outros três nadadores de alto nível foram pegos no antidoping, mas nenhum viu em sua punição um grande terror.
 Um deles é o maior rival do brasileiro nos 50 m livre: o francês Fred Bousquet.
No ano passado, Bousquet foi flagrado pelo uso de heptaminol, um estimulante proibido. O francês pegou uma branda suspensão simbólica de dois meses e disse que usou um remédio por que tratava hemorróidas.

- Eu tenho esse problema há oito anos e trato com um remédio que não contém a substância. Mas bem antes da competição [Mare Nostrum de 2010] tive um terrível ataque [de hemorróidas]. Fui a uma farmácia em Canet, a qual eu conhecida muito bem. Eles me deram um medicamento e  ingeri sem ler as instruções.

Pena pela metade
A explicação de Bousquet foi o suficiente para a Fina, assim como a da norte-americana Jessica Hardy, campeã mundial do nado peito e ex-recordista dos 100 m peito.
Ela foi pega pelo uso da substância clenbuterol e deixou voluntariamente os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.
Mais uma vez o assunto doping ganha destaque na mídia, as desculpas são as mais variadas, mas toda situação de uso ilegal envolve muitos nomes e profissionais, ingerir sem ler a  bula não é comum entre nadadores amadores imagine entre profissionais.
No  final de tudo Doping é Doping pois te ofereceu uma vantagem sobre os demais.

2 comentários:

Relicário do Nata disse...

Que venha punição de forma justa.
Não foi muito convicente as explicações do Cielo, mas ele foi orietando ou mal orietado a dar aquelas explicações.
O medicamento não foi comprado em qualquer farmacia de esquina.
Estas declarações podem gerar processos e se não verdadeiras prejudicar os contratos de publicidade do Cielo.
Acredito no potencial do Cielo e torço por ele.

Lombra disse...

Mas também nego viaja demais nisso de doping, parece até que o cara matou alguém.

Trocentas mil substâncias são proibidas... é muita viadagem isso. Até parece que o cara teria força sobre-humana se tomasse essas substâncias.