boo-box

domingo, 2 de março de 2008

Beber água durante a natação?









Dentro do nosso organismo a água se dedica a várias atividades importantes.

Especialistas dizem que tomar 2 a 2,5 litros de água por dia é a garantia de que estamos ingerindo a quantidade ideal para repormos as perdas obtidas pelo suor e excrementos e ainda hidratar e fornecer ao organismo os eletrólitos necessários para o equilíbrio de suas funções vitais.



A quantidade de água eliminada pelo suor durante o exercício físico depende da intensidade e duração do mesmo, assim como da temperatura e umidade ambientais. A melhor maneira de se previnir contra a desidratação é beber água.




A ingestão "extra" de água antes do exercício em ambientes quentes oferece uma certa proteção contra a desidratação aumentando o suor para resfriar seu corpo e prevenindo contra uma elevação exagerada na temperatura corporal interna durante o exercício.


Uma desidratação severa pode levar a pessoa ao coma e até mesmo à morte!!!


Será que devemos beber água durante a natação?


Certamente!





O corpo em qualquer atividade física perde líquido na forma de suor e precisa repor a água perdida.




Como estamos em baixo da água não percebemos a desidratação.



A quantidade ideal de água a ser ingerida depende de cada pessoa, porém indica-se em torno de 400 a 600 ml de água, 20 minutos antes do início do exercício físico.



Deve-se ainda beber cerca de 250 ml a cada 10 ou 15 minutos quando a intensidade do nado for alta, pois quantidades maiores podem dar a sensação de "barriga cheia".



Mas fique atento(a): não espere ficar com sede para beber água, pois a sede é um sinal de que seu corpo já está com falta de água.


Algumas pessoas se iludem com o peso perdido após suar bastante durante um exercício.


É pura ilusão, pois só se perdeu líquido e não gordura.














A gordura será "perdida" independente da quanto você suou no exercício, e o peso "perdido" com o suor será rapidamente reposto quando você ingerir água, que não tem calorias e portanto não vai armazenar gordura no seu corpo!



Faça exercícios físicos somente com a orientação de um profissional de Educação Física qualificado.


Entretando, deve-se tomar o cuidado para não beber água da piscina, mar ou lago/rio, pois a mesma pode não ser adequada para o consumo.

Leve sempre uma garrafinha de água mineral e boa natação.
















Enfim, beba sem Moderação!!

Um comentário:

Dalila disse...

Olá! Gostei muito do seu blog. Eu sei nadar há bastante tempo, mas fiquei muito tempo sem nadar, comecei essa semana novamente, e queria fazer um treino pra melhora cardio-respiratório, não pra emagrecer, pois já faço spinning e musculação. Qual seria o melhor treino?