boo-box

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

ADOLESCÊNCIA



Que os exercícios físicos fazem bem à saúde em qualquer idade já se sabe.



A novidade é uma pesquisa da Faculdade Estadual de Medicina da Pensilvânia (EUA), que mostra como eles são ainda mais importantes na adolescência - especialmente para as meninas entre 13 e 15 anos - para a prevenção da osteoporose na maturidade.

Embora seja uma conseqüência natural do processo de envelhecimento, a perda de cálcio, que fragiliza os ossos (a osteoporose), é mais acentua da nas mulheres depois da menopausa.

E, segundo a pesquisa, entre as 80 mulheres pesquisadas, as que haviam se exercitado mais naquela faixa etária eram as que apresentavam maior densidade óssea.

A necessidade da atividade física para a saúde dos ossos está relacionada à forma como o organismo absorve o cálcio que é ingerido.

A absorção depende de dois fatores.

O primeiro é físico.

"A tração dos músculos estimula os ossos e faz com que o cálcio se fixe neles", explica a médica fisiatra Cristiane Isabela de Almeida, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

O segundo fator é bioquímico.

"A fixação do cálcio exige também vitamina D, que é fabricada no organismo sob o estímulo dos raios solares", diz o médico especialista em medicina esportiva, Maurício de Souza Lima, da Unidade de Adolescente do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Portanto, não adianta muito ingerir cálcio sem exercitar os músculos e sem tomar sol.
"Ele vai embora do corpo", diz a dra. Cristiane.

Alto consumo

Como a maior parte do cálcio se fixa no esqueleto ao longo da infância e da adolescência, quanto maior for a reserva feita nesse período, melhor, explica a médica.

Mas, na adolescência, a exigência de cálcio é maior por causa do estirão do crescimento.
"Essa necessidade chega a 1.200 miligramas por dia, enquanto 800 miligramas são suficientes para um adulto", diz o dr. Maurício.

E esse maior consumo será perdido se não for acompanhado de exercícios físicos e exposição ao sol.

Quanto à atividade física recomendada, o dr. Maurício diz que ela deve ser a escolhida pelo adolescente, com uma ressalva:

"Os exercícios aquáticos, como natação e hidroginástica, não favorecem a formação óssea".

E explica: embora sejam práticas ótimas para a saúde em geral, elas têm baixo impacto muscular por causa da água.


E o osso precisa de impacto muscular para fixar o cálcio.

Cdieta álde cálciocio na dieta

A necessidade de cálcio do organismo é suprida por uma dieta comum, com leite e derivados. Mesmo na adolescência, quando a exigência é maior, não costuma haver necessidade de complementação por meio de remédios.
"Para um adolescente, bastam uns dois copos de leite por dia, um pão com manteiga, por exemplo, de manhã, e um pedaço de queijo à tarde", ensina Maurício de Souza Lima, médico especializado no atendimento de adolescentes. Sem esquecer, é claro, a atividade física e a exposição ao sol.
O médico lembra ainda que há outros fatores que aceleram a perda de massa óssea, como alcoolismo e tabagismo.

Foi o que o médico da família disse à estudante Carolina Chagas, de 14 anos, quando ela decidiu fazer hidroginástica.

"Ele recomendou também uma atividade fora da água, para fortalecer os ossos", conta a garota, que optou pela caminhada.

Nenhum comentário: