A principal vantagem da atividade física periódica do ponto de vista cardiovascular é diminuir a morbidade e a mortalidade para as doenças cardiovasculares.
Ele também atua no controle do diabetes e do peso em obesos ou indivíduos com sobrepeso, melhorando a distribuição da massa corpórea.
Indivíduos com história pregressa de infarto que mudaram sua qualidade de vida incluindo atividade física em suas vidas obtiveram importante aumento na taxa de sobrevida .
Qual o tipo de atividade recomendada?
O melhor tipo de exercício recomendado é o aeróbico, o qual leva a uma melhora no desempenho cardiorrespiratório.
1) Grupo 1- Consiste em atividades de intensidade constante, com resposta invariável da freqüência cardíaca (caminhadas, corridas em passo lento, corridas rápidas, natação, ciclismo e dança aeróbica).
2) Grupo 2 – Consiste em atividades nas quais a constância não é mantida. Inclui atividades de jogos coletivos.
Qual o tempo e a carga inicial?
O tempo da sessão de exercício varia inversamente à intensidade no qual ele é praticado.
A freqüência da atividade física, para adultos saudáveis e assintomáticos deve ser de 3 a 5 vezes por semana com intervalos regulares, embora seja possível observar uma melhora cardiorrespiratória em indivíduos que praticam atividade física duas vezes por semana, porém não apresentam perda de peso.
Qual o tempo e a carga final a ser alcançada?
O tempo, conforme dito, não deve extrapolar os 45min em cada sessão, pois, estatisticamente, está associados a maiores lesões músculo-esqueléticas.
O objetivo final a ser alcançado é uma carga que leve a um gasto energético de 900 a 1500 kcal por semana, a fim de que se obtenha uma boa condição cardiorrespiratória .
O que é exercício e freqüência cardíaca máxima e sub-máxima?
Por definição, freqüência cardíaca submáxima é aquela na qual se atinge 85% da freqüência cardíaca máxima, sendo que a freqüência cardíaca máxima é calculada pela seguinte fórmula: F.C. Máxima= 220 – idade do paciente em anos.
Logo, a sub-máxima= 195 – idade em anos, apresentado um erro standard de 10 ou 15 batimentos por minuto .
Quando está indicada e o que deve constar na avaliação médica para iniciar o exercício físico?
A atividade física sempre está indicada para pessoas normais e assintomáticas, pois, conforme já visto, diminui os fatores de risco para a mortalidade e morbidade cardiorrespiratórias. Entretanto, antes de iniciá-la, a pessoa deve passar por uma avaliação clínica para identificar os riscos ao exercício e identificar os fatores que podem modificar a prescrição do exercício.
Inicialmente, é feita uma história clínica, um exame físico e vários testes laboratoriais.
A história clínica e o exame físico estão indicados para adultos com mais de 35 anos que iniciem um programa de exercícios.
Os exames complementares compreendem: eletrocardiograma, colesterol total e frações, glicemia de jejum, triglicérides.
Pacientes com história familiar importante de infarto, dislipidemia ou morte súbita, devem realizar teste ergométrico a partir dos 35 anos se forem do sexo masculino e, em sendo do sexo feminino, após a menopausa, sendo que o teste ergométrico em idades mais precoces constitui um norte para se conhecer a capacidade inicial de cada indivíduo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário