boo-box

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Natação e o Coração





Quais os benefícios da atividade física?

A principal vantagem da atividade física periódica do ponto de vista cardiovascular é diminuir a morbidade e a mortalidade para as doenças cardiovasculares.

O exercício físico atua controlando anormalidades do metabolismo de lipídios, aumentam o HDL colesterol, que representa o colesterol que nos protege do processo de aterosclerose, e diminui o LDL colesterol, que é aquele que favorece a deposição de placas de ateroma nos vasos sangüíneos.
Ele também atua no controle do diabetes e do peso em obesos ou indivíduos com sobrepeso, melhorando a distribuição da massa corpórea.
Os exercícios físicos aeróbicos (natação, caminhadas, corrida, tênis, ciclismo) propiciam uma queda de 8 a 10mmHg nas pressões sistólica e diastólica nos grupos de indivíduos hipertensos .






O maior beneficiário da atividade física é o indivíduo sedentário que passa a desenvolver atividade física moderada.
Indivíduos com história pregressa de infarto que mudaram sua qualidade de vida incluindo atividade física em suas vidas obtiveram importante aumento na taxa de sobrevida .






Estudos recentes têm demonstrado que intervenções múltiplas, como interrupção no hábito de fumar, redução nos níveis de colesterol, perda de peso e atividade física freqüente têm diminuído a progressão de lesõesateroscleróticas em pessoas com insuficiência coronariana e, em alguns casos, até regredido estas lesões.






Recentes trabalhos têm demonstrado que o exercício físico ajuda na prevenção e tratamento da osteoporose, na prevenção de neoplasias e do câncer de cólon .

Qual o tipo de atividade recomendada?

O melhor tipo de exercício recomendado é o aeróbico, o qual leva a uma melhora no desempenho cardiorrespiratório.






Para ser considerado aeróbico, o exercício tem que trabalhar grandes grupos musculares e de forma contínua.






Podem, pois, ser divididos em dois grupos:
1) Grupo 1- Consiste em atividades de intensidade constante, com resposta invariável da freqüência cardíaca (caminhadas, corridas em passo lento, corridas rápidas, natação, ciclismo e dança aeróbica).






Estas atividades aumentam o consumo energético por minuto e podem ser realizadas continuamente com o objetivo de atingir o efeito condicionador.






A caminhada é uma atividade fácil de ser realizada, com grande aderência pelo praticante e de baixo custo econômico, levando à baixa incidência de traumatismos.






A natação é um esporte completo, no qual o praticante, além de ganhar um bom desempenho cardiorrespiratório, exercita também grande parte da musculatura e articulações, levando a uma boa elasticidade e mobilidade.
2) Grupo 2 – Consiste em atividades nas quais a constância não é mantida. Inclui atividades de jogos coletivos.






Tem seu grande atrativo pelo prazer no qual é realizado, não sendo indicado para indivíduos sedentários.






Estes devem fazer inicialmente um período de condicionamento de 6 a 10 semanas antes de praticá-los.






Qual o tempo e a carga inicial?
O tempo da sessão de exercício varia inversamente à intensidade no qual ele é praticado.






Os programas de exercício de menor intensidade, porém maior duração, produzem o mesmo resultado do de menor duração e maior intensidade.






Os de maior duração e menor intensidade devem ser preferidos pelo praticante inicial, pois são melhor tolerados e levam à maior aderência para um bom condicionamento final.


Em geral, o treinamento aeróbico varia de 15 a 60 min.






A prescrição inicial deve ser de 20 a 30min em 40 a 70% da capacidade funcional, que pode ser aumentada progressivamente.






A prescrição inicial de 45min está relacionada à maior incidência de lesões osteomusculares.

A dosagem entre intensidade e duração deve ser bem controlada com as devidas alterações necessárias, de forma que uma hora após realizada a atividade, o paciente não sinta fadiga.


A freqüência da atividade física, para adultos saudáveis e assintomáticos deve ser de 3 a 5 vezes por semana com intervalos regulares, embora seja possível observar uma melhora cardiorrespiratória em indivíduos que praticam atividade física duas vezes por semana, porém não apresentam perda de peso.



Qual o tempo e a carga final a ser alcançada?
O tempo, conforme dito, não deve extrapolar os 45min em cada sessão, pois, estatisticamente, está associados a maiores lesões músculo-esqueléticas.





O objetivo final a ser alcançado é uma carga que leve a um gasto energético de 900 a 1500 kcal por semana, a fim de que se obtenha uma boa condição cardiorrespiratória .



O que é exercício e freqüência cardíaca máxima e sub-máxima?
Por definição, freqüência cardíaca submáxima é aquela na qual se atinge 85% da freqüência cardíaca máxima, sendo que a freqüência cardíaca máxima é calculada pela seguinte fórmula: F.C. Máxima= 220 – idade do paciente em anos.


Logo, a sub-máxima= 195 – idade em anos, apresentado um erro standard de 10 ou 15 batimentos por minuto .

Quando está indicada e o que deve constar na avaliação médica para iniciar o exercício físico?
A atividade física sempre está indicada para pessoas normais e assintomáticas, pois, conforme já visto, diminui os fatores de risco para a mortalidade e morbidade cardiorrespiratórias. Entretanto, antes de iniciá-la, a pessoa deve passar por uma avaliação clínica para identificar os riscos ao exercício e identificar os fatores que podem modificar a prescrição do exercício.
Inicialmente, é feita uma história clínica, um exame físico e vários testes laboratoriais.

A história clínica e o exame físico estão indicados para adultos com mais de 35 anos que iniciem um programa de exercícios.

Os exames complementares compreendem: eletrocardiograma, colesterol total e frações, glicemia de jejum, triglicérides.
Pacientes com história familiar importante de infarto, dislipidemia ou morte súbita, devem realizar teste ergométrico a partir dos 35 anos se forem do sexo masculino e, em sendo do sexo feminino, após a menopausa, sendo que o teste ergométrico em idades mais precoces constitui um norte para se conhecer a capacidade inicial de cada indivíduo.

Nenhum comentário: