sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

RESPIRAÇÃO



RESPIRAÇÃO




A respiração correta vai ajudar e muito no rendimento.










Quando você aprende a nadar, uma das maiores dificuldades é a respiração. A partir do momento em que você melhora a técnica, a respiração se torna mecânica e fácil de ser realizada, além de aumentar o rendimento do nadador (se for feita de maneira correta). Uma das dúvidas é se devemos respirar pela boca ou pelo nariz e quando devemos inspirar e expirar. Na natação, você pode usar tanto a boca quanto o nariz. Normalmente se torna mais fácil respirar pela boca, inspirando pela boca e expirando pela boca e pelo nariz.















Além do que, as resistências aéreas são menores, mas você deve respirar como for mais cômodo, podendo usar a boca e o nariz juntos.

Você irá inspirar o ar quando a boca estiver fora da água e expirar quando ela estiver dentro da água
















CRAWL








No Crawl a cabeça começa a girar (ficando paralela a água) quando o braço contrário ao lado que você vai respirar estiver entrando na água. Há bastante tempo para respirar, até que o braço do lado que você está respirando entre na água. Aí então se inicia a expiração. Você pode respirar de acordo com o ciclo escolhido adequado aos seus objetivos, a cada duas, três ou mais braçadas.








COSTAS



Pode respirar quando quiser e como quiser, mas se seu rítmo for intenso busque mais regularidade, como por exemplo: puxe o ar quando o braço direito estiver no ponto mais alto da braçada e solte-o quando o braço esquerdo passar pelo mesmo lugar.












PEITO


Levante a cabeça no começo da braçada, puxe o ar até que os braços estendam-se à frente e voltem a posição dentro da água. Respire uma vez a cada braçada.












BORBOLETA






Pode parecer que respirar é mais fácil do que aprender o estilo borboleta, propriamente dito. A cabeça sai da água no mesmo momento em que os braços se encontram na metade da tração. Isto dará bastante tempo para inspirar até que a cabeça volte a entrar na água. O mais comum é respirar uma vez a cada braçada, mas dá para respirar a cada duas ou mais braçadas. Alguns nadadores executam a respiração lateral no nado borboleta mas tem na maioria dos casos tem fins estratégicos (vizualizar adversários), porém é ulitizado como adaptação técnica afim de aliviar tensão na articulação cervical.

21 comentários:

Anônimo disse...

Aprendi que devemos inspirar pela boca apenas em csao de extrema necessdade, pois através da boca perdemos 3 defesas que ocorrem com a entrada do ar pelo nariz: a diminuição da velocidade,a retenção de particulas e a umidificação. E agora estou confusa com essa informação que na natação pode-se inspirar pela boca! Vocês poderiam me ajudar!?

prof_criss disse...

No meio líquido, inspirar pela boca é indicado pois: .facilita entrada de O2, pois o volume será maior
. A pressão intra pulmonar é menor na inspiração, a pressão hidrostática age dificultando a entrada de ar.
. Evita resecamento da vias respiratórias devido a umidade ambiente.
. Evita desconforto caso inspire água pelo nariz, pode causar dores sinusais( sinisite)

Rafael Cope disse...

Muito boa a explicação. No caso o correto é respirar pelo boa e soltar pelo nariz? Quando estou muito ofegante, meu professor recomenda fazer respiração na beira da piscina, inspirando pela boca e soltando o ar pelo nariz embaixo da água, abraços.

Anônimo disse...

Quando inspiro pela boca, acabo tomando muita água ao final do treino, o que me causa muitos incomodos por causa de gases. Minha pergunta é: como inspirar pela boca e evitar de beber a agua da piscina? Obrigado pela ajud e parabens pelo blog.

Abçs

Carlos

prof_criss disse...

Provavelmente o angulo do seu rosto deve estar inadequado (inclinação exagerada), para evitar gases procure aspirar menos ar .

Cidadanias e Poesias disse...

Prof.

Tudo bem?! No crawl, tenho dificuldades em manter a pernada alta. Ou seja, saio bem. Ai, quando vou pegar o ar e continuar a nadar, a perna afunda. E isto é uma constante. O que você sugere. Também, pergunto, o que posso fazer de exercício anaeróbico, no dia-a-dia, que ajude a melhorar o condicionamento respiratório. Eu pratico musculação. Obrigado! Abraços

Antônio

Cidadanias e Poesias disse...

Prof.

Tudo bem?! No crawl, tenho dificuldades em manter a pernada alta. Ou seja, saio bem. Ai, quando vou pegar o ar e continuar a nadar, a perna afunda. E isto é uma constante. O que você sugere. Também, pergunto, o que posso fazer de exercício anaeróbico, no dia-a-dia, que ajude a melhorar o condicionamento respiratório. Eu pratico musculação. Obrigado! Abraços

Antônio

Consultora Educacional disse...

Gosto muito dos artigos do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver nosso Curso de Informatica. Daienne

Anônimo disse...

Prof.Rodrigo

Em resposta. quando estiver nadando no estilo crawl, tente manter o queixo mais próximo possível do peito. Com isso suas pernas não descerão. Quando for virar a cabeca tente não levantá-la, mas, somente girar junto ao corpo.

DJ Sacred Family disse...

Ola gostaria de saber sobre a respiração no nado craw.
Quando eu giro a cabeça para respirar eu até consigo respirar um pouco mais sinto que não é o sufuciente para continuar. O que posso fazer para melhorar isto?
Se possivel responda-me por email
dj.sacred.family@gmail.com

Anônimo disse...

Olá, faço triatlhon, ou seja natação de longas distancias. A maioria das vezes termino a natação com o estomago inchado, cheio de ar, o que me causa incomodo nas outras modalidades. O que será que estou fazendo errado na respiração ?
Abraços
André Costa

Anônimo disse...

ola eu aprendi isto mas podiam explicar melhor porque ha pessoas que sao um bocadinho"burras"...

Yara disse...

Ola, gostei muito das explicações. Gostaria de uma dica se possível. Meu Filho, 6 anos, esta praticando a natação a 2 meses, mais esta com dificuldades em soltar o ar pelo nariz embaixo da água. Como eu posso ajuda-lo? Obrigada e abraços!

Anônimo disse...

Em natação crawl sinto que a repiração que faço não é suficiente o que faz com que entre em enforço e por consequinte colapso respiratorio,tendo que parar e respirar com a cabeça fora de água ficando assim mais tranquilo. O que posso fazer a resolver esta situação?
Desde já obrigado

Anônimo disse...

Olá, gostaria de saber como aumentar a velocidade no nado crawl.Estou nadando 100m em 2 minutos e gostaria de nadar 100m em 1minuto e 50 segundos. Não consigo de maneira alguma alcançar esse objetivo. Obrigado.

Anônimo disse...

Olá! tenho asma e muitos dizem que praticar natação é bom ,isso é verdade? Que tipos de exercicios posso fazer para melhorar a minha respiração?
abraços.

Davi disse...

Parabéns pelo conteúdo.

Tenho muito problema na respiração. Um problemas é dar uma pequena espirada pelo nariz fora dágua. Como faço para corrigir isso? O uso do nose clip ajudaria no crawl fazendo respiração apenas pela boca?
Abraço

Anônimo disse...

Mto obrigado, vcs me ajudaram mto!
Aprede como é a respiração do nado borboleta, uma coisa que eu naum sabia como nós deveriamos fazer!!!
Vlw mesmo!!!

Anônimo disse...

Desde pequena eu não consigo mergulhar sem que entre água pelo meu nariz, ja ouvi vários conselhos de como prender a respiração e até fiz natação quando pequena mas não adiantou.. como faço para resolver esse problema?

test disse...

Tem como vocês postarem um artigo bem completo sobre o nose clip? Nunca usei, comprei um e está sendo indispensável, já que a minha sinusite e rinite estão atacando muito.

Sempre respirei pela boca e soltei pelo nariz durante qualquer nado, e estou agora meio insegura de realizar toda a respiração pela boca. Será que isso faz cair o rendimento do treino?

Anônimo disse...

Nao sei mergulhar sem deixar de tampar o nariz. Pode me ajudar?

Parabens pelo blog