boo-box

quinta-feira, 20 de março de 2008

OSTEOPOROSE x NATAÇÃO

A natação não é o desporto ideal porque estamos a falar de um exercício anti gravítico e o aumento de mineralização óssea pressupõe aumento de tensão no osso e portanto exercícios que utilizem algum impacto como por exemplo andar ou subir escadas.
Deve fazer este tipo de exercício à luz solar ou se o fizer em ginásio deve depois expor-se à luz solar durante uma hora todos os dias e sem óculos. A imagem “http://www.medicinageriatrica.com.br/wp-content/uploads/2007/01/osteoporose7.JPG” contém erros e não pode ser exibida.Quando digo expor-se não estou a referir-me ao corpo mas ao tempo de exposição da sua retina à uma luz de amplo espectro e é exactamente por isso que deve retirar os óculos por alguns instantes (se os usa). A luz é precursora de algumas vitaminas essenciais na construção de certas hormonas implicadas na absorção do material ósseo.


É igualmente essencial não fazer uma alimentação ácida ou seja que diminua o ph do seu corpo para que este não tenha que utilizar material ósseo para manter os níveis de certos minerais no sangue. Em termos práticos não devemos comer grandes quantidades de proteínas e não devemos ingerir alimentos que causem alergias retardadas (leia o que fui escrevendo no blog sobre intolerância para poder perceber melhor o que estou a explicar) e sejam causadores de processos inflamatórios.



.osso com osteoporose osso normal
Coma vegetais verdes escuros e diminua a ingestão de leite ou substitua a ingestão de leite animal por leite vegetal que hoje está igualmente fortalecido em cálcio, oferece-lhe as mesmas garantias e protege-a dos problemas alérgicos.
Daphinis de Lauro, 82, que há 15 anos pratica natação e faz alongamento diariamente
Daphinis de Lauro, 82, que há 15 anos pratica natação e faz alongamento diariamente

Prof. Dra. Isabel Januário Fragoso

Em resumo, faça exercício com impacto, andar é um bom exercício, se possível à luz solar, coma grandes quantidades de vegetais verdes escuros e troque o leite e todos os derivados de leite de vaca por lacticínios vegetais. Talvez este conjunto de alterações possam ajudar na melhoria da osteoporose.


Nenhum comentário: