boo-box

sexta-feira, 4 de abril de 2008

DOENÇA COMUM PODE SER GRAVE para ATLETAS

Há quatro anos, problema de saúde tirou francês Alain Bernard dos Jogos de Atenas
Novo recordista mundial dos 100 m e 50 m livres, francês Alain Bernard confirma melhor tempo na fial dos 50 m livre

Na carreira dos grandes atletas do esporte mundial, quem nunca viveu um drama ou passou por um momento ruim? Com Alain Bernard, o mais novo fenômeno da natação, não foi diferente.

Se o francês fosse escolher este período negativo, provavelmente elegeria o ano de 2004. O novo recordista mundial nos 50 (21s50) e nos 100m livre (47s50) ficou fora da Olimpíada de Atenas, no mesmo ano, por contrair duas doenças: a mononucleose e a toxoplasmose, enfermidades infecciosas que não são graves, mas prejudiciais para atletas de alta performance.

Desde então, Bernard foi evoluindo e baixando seus tempos, mas nada que o colocasse entre os melhores domundo (confira a evolução das marcas nos gráficos).

Um dos fatores para o crescimento no desempenho de Bernard foi seu mentor, o técnico Denis Auguin. Eles trabalharam juntos no clube CN Marseille. Mas por desentendimentos com outros atletas que achavam que Auguin dava atenção demais para o pupilo , a dupla mudou-se no final de 2006 para o CN Antibes, no Sul da França, onde estão até hoje.

Mas foi apenas no ano passado que o recordista mundial começou a incomodar os nadadores tops nas provas de velocidade.

Em março de 2007, ele nadou seu primeiro Campeonato Mundial, na Austrália, mas não chegou a nenhuma final individual. Ele foi nono colocado tanto nos 50m livre quanto nos 100m livre, onde ele nadou pela primeira vez esta prova abaixo dos 49 segundos (48s89). Seu recorde atual é mais de um segundo melhor (47s50).

Em apenas um ano, ele passou de semifinalista em Mundial a nadador mais rápido do planeta. Mas, novamente, uma doença apareceu no caminho do atleta.

Querendo ser transparente, Bernard disse na última segundafeira que sofre com asma e que por causa disso precisa tomar remédios proibidos de acordo com a lei antidoping, mas autorizados e monitorados pela Federação Internacional de Natação (Fina).

Tal fato, somado com o crescimento corporal de Bernard nos últimos anos, vem causando desconfiança em adversários sobre um possível doping do francês. Mas ele se defende e diz que está limpo.

Até que provem o contrário, Bernard pode dizer que, depois de frustrações e doenças, é o nadador mais rápido do planeta da atualidade.

Há um ano, no Campeonato Mundial, Alain Bernard não conseguiu vaga para finais

As doenças

Mononucleose Surgimento de glóbulos brancos em excesso na corrente sanguínea. Infecção pode ocorrer através de saliva, transfusão de sangue ou contato sexual.

Toxoplasmose Esta doença é causada principalmente pela ingestão de alimentos e água contaminada com protozoários.

Geralmente é transmitida por gatos.


Com a palavra: Essas doenças exigem repouso

Marcelo Simão

MÉDICO INFECTOLOGISTA

A mononucleose e a toxoplasmose são doenças que não possuem relação entre si. A única semelhança entre elas são seus sintomas: febre, dor de cabeça, inchaço dos gânglios linfáticos, aumento do fígado e do baço. Durante a fase aguda destas doenças, um atleta não pode realizar exercícios físicos. Esses males exigem repouso total, em um período médio de 30 dias.

Para a mononucleose, não há tratamento. Para a toxoplasmose, há antiinflamatórios.

Mas para as duas doenças, mesmo se o paciente não fizer tratamento, elas desaparecem. A mononucleose é conhecida também como a doença do beijo, esse nadador deve ser namorador.

http://www.lancedigital.com.br/flip/

Um comentário:

Anônimo disse...

ah !!! w como éque isso aconteceu? espero resposta