boo-box

quarta-feira, 30 de abril de 2008

NATAÇÃO x MUSCULAÇÃO


Natação

Muita gente acha que precisa levantar um bocado de peso na musculação para ficar mais forte. Seria como se ficasse fazendo treinamento de resistência todos os dias na piscina, o que ninguém faz.

O treinamento de um velocista normalmente tem várias fases durante a temporada como resistência geral, potência e trabalhos de velocidade. Isto deve acontecer o mesmo numa sala de musculação.
Um velocista precisa trabalhar musculação exatamente igual ao que ele faz na piscina.
No caso DO indivíduo COMUM, é ,interessante para tornar A prática mais segura e saudável.

A imagem “http://www.thewayofsamurai.blogger.com.br/natacao.jpg” contém erros e não pode ser exibida. A variedade também é importante. Fazer a mesma coisa todos os dias deixa o seu corpo já preparado para o que vai acontecer e não acontece nenhuma transformação. É como fazer o mesmo treino na piscina todos os dias, não faz sentido algum. Assim, não faça o mesmo trabalho na sala de musculação todos os dias que a resposta será a mesma.
A imagem “http://www2.academia3demaio.com.br/loja/produtos/g_Natacao_g.jpg” contém erros e não pode ser exibida.


Uma temporada normal deve ser iniciada com um trabalho de resistência também na sala de musculação. No seguinte mês você deve entrar no trabalho de potência e depois na velocidade específica. Assim, ao final da sua temporada, você estará mais forte, mais rápido e também com melhor endurance que foi trabalhada no início do seu trabalho.


Se você deseja melhorar seu desempenho durante O nado e principalmente A qualidade, pense : vou nadar os 100 livre em 48 segundos, isso vai requerer todos os elementos citados acima. O seus primeiros 50 metros precisam ser não mais do que 1 segundo acima do que os seus melhores 50 metros. Se você fosse eliminar a virada, giro e saída de borda, deixaria o tempo do parcial quase que igual ao seu melhor 50 metros. É algo como 98% do esforço do seu 50 metros nado livre. Assim, você definitivamente irá precisar de endurance para completar a sua prova.

Saber quais exercícios a serem feitos na sala de musculação não é algo fácil para o nadador identificar. Nem tudo tem transferência para a piscina e saber identificar isso é muito importante. Porém, jamais este trabalho será mais importante do que você faz dentro d´água.

Tentar tirar o máximo proveito do trabalho de musculação e também ser inteligente ao não estressar seus músuclos neste trabalho.
Evitar pressões em demasia nos joelhos e Costas. Eu por exempolo, não gosto de fazer trabalhos de agachamento, levantamento com barra e séries muito estressantes.




Tenho visto muitos nadadores se lesionando nestes exercícios e os benefícios que você leva para a piscina não compensam a chance de se lesionar nos mesmos, para maioria dos casos levantar peso 3 vezes por semana e divido por grupos musculares é O mais indicado.

Normalmente trabalho 12 exercícios em cada sessão, utilizando pesos livres e algumas máquinas. Eu prefiro trabalhar de forma isolada (um braço, depois o outro) e acho que tiro mais proveito do trabalho. Se você souber controlar e administrar o equilíbrio dos dois braços e duas pernas na sala de musculação, não terá problemas de fazer o mesmo na piscina.

Relação de exercícios:

Peito -Supino no banco inclinado.No nado crawl a sua parte superior do peito e os ombros são bastante utilizados o que justifica a utilização deste exercício. A parte do meio do peito e a parte inferior não são tão utilizadas no nado crawl.

Costas -Os exercícios para as costas são os mais importantes. Eu normalmente faço 3 exercícios para este grupo muscular. Faço a puxada por trás no pulley e acho que este é o mais similar ao nosso movimento de nado.

Tríceps - Para os exercícios de tríceps eu gosto de fazer os movimentos na máquina em pé com uma barra curva ou com a corda trabalhando a parte final do empurrão da braçada.

Bíceps - O melhor exercício para mim é a flexão de braços sentada com movimentos alternados utilizando pesos livres.

Ombros - Para finalizar com os maiores grupos musculares, eu sugiro o trabalho em pé de extensão de ombro. Lembre que você já trabalha e muito os ombros na água, assim não sobrecarregue muito este grupamento muscular na sala de musculação. As mais freqüentes lesões em natação acontecem nos ombros.

Pernas

Quadríceps - Trabalho o exercício de extensão da perna sentada.

Musculatura posterior - Sugiro o trabalho de leg curl, com o corpo postado de barriga para baixo.

Panturrilhas - Este eu trabalho de forma isolada.

Leg Press - Existem várias máquinas diferentes e eu sempre gostei mais de trabalhar nos exercícios sentados do que os deitados. Quando você pressiona a parede nas viradas, você está na posição quase que sentado, e não deitado.

Para finalizar eu também utilizo o trabalho de subida e descida em uma caixa pliotmética de forma isolada com cada perna (com uma atenção especial quanto articulação do joelho). Sempre procurando manter o ângulo de 90 graus que utilizamos quando deixamos as paredes nas viradas.

7 comentários:

Claiton Krieger disse...

Gostei do post exatamente o que estava procurando. Parabéns pelo blog.

Se quiser conhecer:

http://www.infsul.blogspot.com

Felipe disse...

Muito bom o blog. Estava procurando por essas informações e elas foram muito úteis pois estava querendo começar a malhar para poder ganhar resistência muscular na piscina. Obrigado

karla disse...

Você acha que nadar depois do treino de musculação compromete o rendimento na piscina? Estou fazendo isso e me sentindo cansada ultimamente.

natalia disse...

olá meu nome é natália tenho 27 anos gostaria de umas dicas, sou nadadora de travessias e agora meu focosao as de longas distancias ja fiz 2 grande uma de 24km e uma 12...e vou faze-las novamente a de 24km em novembro e a de 12km em janeiro de 2013 , o que seria mais indicado a ser trabalhado na musculação , digo repetiçoes e grupamentos, correr ajuda?

bj

Katia Oliveira disse...

Estou fazendo musculação antes da natação, esta errado?

Anônimo disse...

Katia veja a dica que achei : 3. Como devo conciliar as aulas de natação com a musculação?
O recomendado é alternar as modalidades: fazer musculação em um dia e nadar no outro, para não sobrecarregar a musculatura e comprometer o seu rendimento. Se quiser conciliar as duas atividades no mesmo dia, pode dar um intervalo de, no mínimo, cinco horas (pegar peso de manhã e cair na água à noite, por exemplo). Isso porque o treino nos aparelhos deixa os músculos supercontraídos, o que pode atrapalhar a sua performance se for nadar logo em seguida.

Rafael disse...

Ola... gostaria de saber quantas series de cada exercicio de musculacao devem ser feitos? e quantas repeticoes de cada?
obrigado