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quinta-feira, 13 de março de 2008

DESENVOLVIMENTO X NATAÇÃO

Nadar desde criança pode formar adultos saudáveis, com disciplina e bom relacionamento.







Praticar esporte desde cedo é muito importante para o desenvolvimento da criança e uma das atividades físicas mais indicadas nessa fase é natação. Isso porque seus benefícios podem ser usufruídos até mesmo por bebês. Esses benefícios englobam tanto aspectos físicos (fortalece a musculatura do corpo e trabalha a flexibilidade das articulações), quanto orgânicos (aumenta a resistência cardiopulmonar e vascular, além de estimular o apetite e proporcionar um sono mais tranquilo), psicossociais (desenvolve a estabilidade emocional e promove a socialização) e terapêuticos (auxilia no tratamento de doenças respiratórias, como bronquite e rinite).

A modalidade pode ter inclusive efeitos positivos com relação a auto-estima, tendo em vista que a criança percebe suas diferenças em relação aos outros, mas ao mesmo tempo sabe que são apenas distinções e não limitações.

Criança na natação. Foto de arquivo de Marcelo Theobald
A prática da natação contribui para o desenvolvimento da disciplina ao estabelecer uma rotina, e também pode ser um eficiente exercício no desenvolvimento da coordenação motora, isso porque a atividade é caracterizada por movimentos simétricos.

O mais importante, porém, é que a atividade física respeite os limites da idade, seja adequada a cada fase da vida da criança para que o esporte contribua no seu desenvolvimento.




Desde a gestação

Relaxamento para a mãe e o bebê
As atividades aquáticas promovem sensação de bem-estar e relaxamento para a gestante, sendo a natação indicada quando a mãe já sabe nadar ou praticava o esporte antes de engravidar. Caso contrário, o ideal é optar pela hidroginástica.
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Na água, a flutuação alivia o peso corporal da gestante, diminuindo as dores lombares e o inchaço. A pressão da água estimula a circulação sanguínea e o funcionamento dos rins, evitando eventuais edemas e desconfortos gerados pelo acúmulo de líquido. Também estimula a atividade gastrointestinal, prevenindo a constipação intestinal e, consequentemente, o aparecimento de hemorróidas.

Entre 0 e 3 anos
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Conhecendo o mundo por meio da natação
É nesse período que a criança está descobrindo sua capacidade de interação com o mundo. Nesta fase, a natação trabalha com a adaptação e ambientação ao meio líquido.

Com as aulas de natação, os bebês desenvolvem relacionamento com outras pessoas fora do círculo familiar, passam a ter noções de espaço e tempo, conhecem diferentes estímulos (cores, texturas, temperaturas, odores, etc.), aumentam a resistência cardiorrespiratória e muscular, aprendem formas independentes de deslocar-se na piscina e se preparam psicologicamente e neurologicamente para o auto-salvamento.

Pais e filhos em sintonia

Um dos momentos mais importantes na natação é o exercício realizado com os pais. Esse contato aprimora o desenvolvimento afetivo, já que o controle emocional é basicamente formado aos dois anos de idade.

Dos 4 aos 7 anos

Uso da touca na natação. Foto de arquivo de André Coelho



Aprimorando as habilidades

Dos 4 aos 7 anos, a criança começa a aprender os estilos, pois suas habilidades motoras já estão capacitadas para realizar movimentos do crawl e costas. Ela também passa por várias experiências corporais para conhecer os limites do seu corpo, nada cachorrinho, sapo e golfinho. Como a alfabetização está presente nessa fase, o professor também pode estimular sua mente.


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Dominando os estilos
Nessa faixa etária, a criança passa a aprender efetivamente os quatro estilos (crawl, costas, peito e borboleta).
Seu organismo estácapacitado para trabalhar o raciocínio e a conscientização . si. Então, são introduzidas nas aulas noções de ritmo (forte e fraco) e tempo (metragens e séries).


Clique na foto para ampli�-la
Até os seis anos, os professores devem ficar dentro da água e criar um ambiente lúdico-educativo, desenvolvendo temas, enredos.Dos sete aos 12 anos, podem alternar atividades dentro e fora da piscina, pois o foco está no desenvolvimento e consciência das técnicas dos nados, saídas e viradas.
André Luiz Meneghetti conquistou o ouro nos 50m costas, categoria S-11, para deficientes visuais (Foto: Eduardo Merlino/PMSCS)



A partir dos 11 anos
Preparando os campeões de amanhã
Depois que a criança aprende os quatro estilos, muitas começam a participar de torneios e festivais de natação. A competição estimula a disciplina e a concentração, além de a criança aprender a atingir metas e objetivos.


Pensando nos campeões de amanhã, os clubes de natação mantém equipes de base que preparam crianças para começar a competir profissionalmente por volta dos 13 anos.

Não basta ser pai, tem de participar
Para que as crianças continuem motivadas a competir quando mais velhas é importante que os pais estejam atentos ao desenvolvimento da personalidade unilateral, ou seja, criança que só se dedica ao esporte e não tem amigos, não vai a festas, não brinca.

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A criança tem de viver todas as fases da sua vida, pois ao entrar na adolescência pode optar em parar com a natação por conta de conflitos da idade ou mudança de interesse. Preferir namorar, sair à noite, assistir televisão ou divertir-se no computador, afirma Benno Becker Junior, autor do livro
Psicologia Aplicada à Criança no Esporte.


Existem três tipos de pais, aqueles que atrapalham, os que ajudam e os que não interferem. O ideal é que o pai e a mãe apóiem a criança participando das competições e, por mais que tenham expectativas, nunca cobrem resultados, completa Becker.


Lembre-se que a criança não deve ser exposta a uma única atividade física em alta intensidade. O ideal é que ela também conheça outras modalidades esportivas nessa fase.


Isso contribuir para seu desenvolvimento motor e proporcionar a ela a liberdade de optar pela atividade que lhe dá maior prazer em praticar!!!












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