boo-box

domingo, 18 de julho de 2010

HIPOTERMIA É COISA SÉRIA

Você já Ouviu falar do Ice Speedo Swim África ?
Seis veteranos de água fria e até outros 30 nadadores extremos participarão de uma das provas mais frias de natação na África, quando eles mergulham em uma represa gelada Fraserburg, perto de Sutherland, em meados do inverno para o primeiro Ice Speedo Swim África.
Vestindo apenas roupas Speedo, toucas e óculos de natação
, os seis veteranos que incluem mundo recordistas Ram Barkai e Theodore Yach tentará nadar um quilômetro em 17 de julho de Nuwedam derefrigeração em Fraserburg remoto, perto de Sutherland, Northern Cape - um dos regiões mais frias na África.
A temperatura da barragem está prevista a cair abaixo de 5C no momento.
Fraserburg é uma cidade a cinco horas de Cape Town e é um dos locais mais autênticos e bem preservados e mais frias cidades do Karoo.
A ideia de Barkai, que tem um Guinness World Record, por ter assumido o mundo, mais a sul nadar (um quilômetro em um lago gelado, 1C, na Antártida no início de 2008), o evento é a primeira vez para a África e parte da meta Barkai de empreender um gelo nadar (5C ou frio) em todos os continentes.
Além das milhas, 30 outros recém-chegados ao "gelo" nadando, mas todos os nadadores regular de água fria, tentará uma menor resistência de Natação de 600m em Nuwedam.
Ambos são nada definido para sábado, 17 de julho, geralmente o tempo mais frio do ano na área, com as temperaturas caindo para menos 10 graus Celsius ou abaixo algumas noites.
Barkai uniram-se com a Speedo e convidou outros cinco especialistas em água fria para se juntar a ele na natação milha.
São eles: Theodore Yach, detentor do recorde de mais de Robben Island nadar travessias (57), Andrew Chin, que liderou uma equipe de nadadores (incluindo Barkai) no revezamento toda a extensão do rio Orange, Stramrood Ryan e Palframan Kieron, que ambos completaram a 34 km Canal Inglês e Toks Viviers um veterano nadador Robben Island canal que nadou em torno de uma ilha remota do Alasca (com Barkai, Chin, Stramrood e Palframan) no ano passado.
Todos são participantes regulares nos 7,5 km extrema anual Cadiz Liberdade Swim de Robben Island para Blouberg.
Todos os nadadores (Mile e Endurance) serão selecionados clinicamente antes do evento como o risco de hipotermia é real e natação em águas 5C podem ser fatais.

Todos os participantes precisarão de treinamento regular de água fria. Para acompanhar o evento estações de UTI serão criados nas margens do Nuwedam com médicos e enfermeiros irão para os nadadores que irão surgir.
Todas as outras medidas de segurança necessárias serão postas em prática.
Não há chuveiros quentes perto da barragem, que está a alguns quilometros de distância Fraserburg, para os organizadores estão improvisando para garantir os nadadores são capazes de nadar após o descongelamento.
"Este tipo de evento pode impulsionar o turismo em Fraserburg. A cidade inteira está animada e nós realmente nos sentimos privilegiados que está sendo realizada aqui. Encorajamos as pessoas a virem para Nuwedam em 17 de julho para assistir a este evento único."
Barkai disse que a chave para o sucesso no gelo nadar era mental: "Está tudo na mente. Na maioria das vezes nós somos o principal obstáculo no caminho certo para fazer coisas que nunca imaginou ser possível. Então, sair do seu caminho e deixe-se fazer o impossível. Mas respeito o desafio e preparar-se. Vai ser um evento legal ", acrescentou.
O executivo Stuart Hopwood da Speedo SA disse que o evento não será apenas extremo, mas novo e excitante que atraiu atletas de alto desempenho em linha com a posição Speedo como a marca número um de banho em todo o mundo.
Entre os patrocinadores incluem super multi-nutrientes Marcus Rohrer Spirulina e o homeopáticos Similasan .
Enquanto alguns procuram baixas temperaturas espontaneamente outros acidentalmente se deparam com situações de hipotermia involutariamente como ocorreu no Brasil durante Campeonato Brasileiro de Natação .

Sete crianças sofreram com o frio intenso de Foz do Iguaçu na manhã de sábado (17) durante o 27º Campeonato Brasileiro Infantil de Inverno de Natação.
Os competidores passaram mal e foram socorridos pelo Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergências (SIATE).
O evento está acontecendo no Parque Aquático do Complexo Esportivo Costa Cavalcanti. Clickfoz - Augusto Conter
Aquecedores e lonas foram instaladas no complexo esportivo para amenizar o frio
Vários competidores reclamaram do frio intenso de Foz do Iguaçu, que registrou mínima de 7°C e máxima de 11°C.
Segundo Márcio Ferreira, secretário de esportes de Foz do Iguaçu, a temperatura da água estava em 25°C durante o ocorrido, ou seja, dentro das normas da Federação Internacional de Natação (FINA), que exige a piscina com águas variando entre 25°C e 28°C durante competições oficias. “O que ocorreu foi que o frio externo está muito intenso, o que acabou ocasionando essa situação. Mas, não houve nenhum caso de hipotermia e os atletas já passam bem. Tomamos precauções para que o evento possa continuar, bloqueando o vento e provendo aquecimento interno”, afirmou Márcio, referindo-se a instalação de lonas e aquecedores no complexo esportivo. “Mas, nós nunca vamos continuar com o evento se houver uma situação mínima de risco. Conversamos com a federação, os técnicos e os pais das crianças e está tudo tranquilo para o restante da competição. Também há uma equipe do SAMU para agir em caso de problemas”, explicou o secretário.
O choque térmico no metabolismo pode gerar situações de hipotermia.
A hipotermia ocorre quando a temperatura do organismo (35°C) é reduzida de forma brusca sem a adaptação ideal, podendo provocar arritmia cardíaca.
De acordo Gabriel da Silva, competidor da categoria Infantil 2 (nascidos em 1996), nadador do Estado de Mato Grosso, o frio prejudica, mas não impede o transcorrer da competição. “Tá muito frio! Segundo o pessoal de Foz do Iguaçu está mais frio que o normal para essa época do ano. Isso é ruim, mas, da pra nadar, sim. Já participei em um campeonato no Centro Oeste que estava muito mais frio que esse”, explicou o nadador.
O Campeonato Brasileiro Infantil de Inverno de Natação termina no domingo (17), às 9h30, quando ocorre a quinta e última etapa consistindo nas provas: 400m livre, 100m peito e 4x100m medley. Todas nas categorias femininas e masculinas.
É a primeira vez que o Paraná sedia a competição que, nesta edição, tem a participação de 92 clubes e cerca de 530 nadadores nascidos em 1997 (Infantil 1) e 1996 (Infantil 2).
Atualização (19h) - Evento cancelado: pelo menos mais 6 nadadores passaram mal, provocando o cancelamento do restante da competição.

Nenhum comentário: