boo-box

sexta-feira, 4 de março de 2016

Antes dos Jogos Olímpicos do Rio muita água vai rolar...

Existe vida aquática antes da Olimpíada.

Veja como o Brasil e o mundo se prepara para os Jogos.



Seletiva da natação, Troféu Maria Lenk pode ter finais sem brasileiros


O Troféu Maria Lenk, segunda e última seletiva da natação brasileira para os Jogos Olímpicos do Rio, pode ter finais sem a participação de nenhum brasileiro. 
A competição, o antigo Troféu Brasil, neste ano servirá como evento-teste da natação e, por isso, vai permitir a participação de 200 estrangeiros. 
O limite é apenas no número de nadadores de um mesmo país numa mesma prova: dois.
Como a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) definiu que apenas dois eventos serão válidos como tomada de tempo, cada nadador brasileiro terá apenas quatro tiros de largada para tentar o índice olímpico, contando eliminatórias e final.
 Para que eles não sejam prejudicados pela presença de estrangeiros nas finais do Maria Lenk, as finais B contarão apenas com brasileiros.
Em documento publicado em seu site oficial, a Federação Internacional de Natação (Fina) confirma que o torneio acontecerá entre 15 e 20 de abril, detalhando inclusive o cronograma de provas, mas em nenhum momento anota que o Maria Lenk vai acontecer no Parque Aquático Olímpico, que ainda está em obras.
Para que os atletas se concentrem na obtenção de índices, o Maria Lenk deste ano não terá a disputa das provas que não são olímpicas: 50m costas, 50m peito, 50m borboleta, 800m no masculino e 1.500m no feminino. Da mesma forma, não serão disputados os revezamentos.
Também diferente do habitual, desta vez o Maria Lenk não vai de terça a sábado, mas de sexta a quarta-feira. Os 50m livre, prova mais aguardada, com Cesar Cielo tentando se garantir na Olimpíada, será apenas no último dia.
Apesar da presença de até 200 convidados, o torneio Lenk seguirá sendo uma competição interclubes. Assim, os resultados dos estrangeiros não valerá para a disputa do título geral entre as equipes nacionais.


Enquanto Isso em Orlando...

O nadador Matheus Santana vai competir na prova de 50 m livre nesta sexta-feira, no segundo dia de disputa da etapa de Orlando da Arena Pro Swim, a terceira de sete do principal circuito de natação dos Estados Unidos.
 "A expectativa é tentar nadar pesado, perto dos meus tempos, já que estamos numa fase de treinos em que a musculatura fica bastante cansada. O objetivo é tentar se manter rápido dentro da água", diz.
Matheus Santana é atleta da Unisanta



A competição começa às 11h (horário da Brasília)04/03 , com as finais sendo disputadas a partir das 20h. 
Na disputa, ele terá rivais de peso, como Cesar Cielo, Bruno Fratus e Nathan Adrian. "É uma coisa que já venho fazendo há uns anos, não é uma experiência nova. Essa competição contará com vários nomes fortes, porém em temporada de treinos", explica.

Outro nome que está começando a ser badalado é Caeleb Dressel, que bateu o recorde de Cielo nas 50 jardas livre e surge como promessa para a prova dos 50 m livre. "Eu já tinha ouvido falar dele. É um nadador talentoso e rápido, como muitos outros que existem pelo mundo", resumiu o atleta da Unisanta.
Matheus é candidato a disputar a vaga olímpica principalmente nos 50 m e 100 m livre, além de ter chance de integrar a equipe de revezamento.
Cesar Cielo começou bem sua participação na etapa de Orlando da Pro Swim, antigo Grand Prix, principal circuito norte-americano de natação. 
Numa prova que reuniu boa parte dos melhores do mundo, o recordista mundial fez o oitavo melhor tempo das eliminatórias dos 50 metros livre e avançou à final, que será disputada à noite.

Em meio a uma legião de brasileiros, Cielo não foi o único nadador do País a se classificar à final da prova mais rápida da natação. 
Ítalo Duarte, revelação do Minas Tênis Clube, fez o quinto tempo: 22s57, contra 22s67 de seu mais famoso companheiro de clube.

À frente dele, o atual campeão olímpico, Nathan Adrian (22s03), os garotos Caeleb Dressel (22s52) e Ali Khalafalla (22s56, recorde pessoal), ambos norte-americanos de 19 anos, e o italiano Luca Dotto (22s54).

Bruno Fratus, medalhista do Mundial do ano passado, falhou nas eliminatórias e, com o nono tempo (22s71), vai nadar a final B contra Marcelo Chierighini (22s82) e Matheus Santana (23s01). 
Henrique Martins (23s1) faz final C, enquanto Nicholas Santos (23s16) disputa final D. As finais começam às 18 horas de Brasília.

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) levou a elite nacional a Orlando como treino para o Troféu Maria Lenk, em abril

Ou seja: os tempos de agora não podem ser comparados com os obtidos em períodos de raspagem, que costumam ser três ou quatro por ano. 

Os brasileiros vão "raspar" pela primeira vez em 2016 para o Maria Lenk.


OUTROS BRASILEIROS - Joanna Maranhão fez o segundo melhor tempo da manhã nos 200m borboleta, nadando a prova em 2min12s14, atrás apenas da norte-americana Becca Mann. 
Entre os homens nos 200m borboleta, Nicolas Ferrari se classificou à final com o quarto tempo: 2min00s75.

A versão feminina dos 50m livre classificou Graciele Herrmann com o quinto tempo (25s69) e Diane Becker com o sétimo (25s89). 

Faltando mais de um mês e meio para a segunda e última seletiva da natação brasileira para os Jogos Olímpicos do Rio, os nadadores não estão "raspados".
A norte-americana Katie Ledecky, favorita ao ouro olímpico dos 200m aos 800m livre, se arriscou também na prova mais curta, mas fará só final C. 
Etiene Medeiros representou o Brasil nos 100m costas e foi a terceira mais rápida das eliminatórias (1min01s59).

Nenhum comentário: