boo-box

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Austin 2015 ou Arena Pro Swim Series

 Durante os dias 15 e 17 de janeiro acontece em Austin, no estado do Texas, a segunda etapa do Arena Pro Swim Series, que até o ano passado ostentava o nome de Grand Prix Series. 
A competição, disputada em formato de circuito, é o grande destaque deste primeiro semestre aquático nos Estados Unidos. 
Em novembro, ainda como o antigo nome, aconteceu a primeira etapa em Minneapolis e este ano além de Austin, acontecerão outras quatro etapas: Orlando, Mesa, Charlotte e Santa Clara. Assim como nos anos anteriores os melhores atletas do circuito receberão premiação em dinheiro e um carro, cortesia da BMW, patrocinadora do evento.
Boa parte das estrelas da natação americana estão confirmadas para a disputa em Austin. Katie Ledecky, Ryan Lochte, Natalie Coughlin, Nathan Adrian, Tyler Clary, Elizabeth Beisel, Matt Grevers e Anthony Ervin são alguns desses nomes. 
O Pro Swim Series terá destaques internacionais. O maior deles é Katinka Hozssu, eleita pela Fina a melhor nadadora do mundo em 2014. Entra ano e sai ano, e a húngara continua com seu extenso programa de provas. Em Austin esta inscrita para nadar 13 provas. 
Destaque também para a volta de Kirsty Coventry as piscinas após uma aposentadoria de quase três anos. A nadadora do Zimbábue, dona de sete medalhas olímpicas, esta treinando para disputar os Jogos Olímpicos do Rio em 2016.
Fratus comemora sua vitória nos 50m livre - Foto: Satiro Sodré
Em Austin, Fratus encara os 50m e 100m livre – Foto: Satiro Sodré
O Brasil também marcará presença na primeira etapa do Pro Swim Series com seis nadadores: Bruno Fratus, Marcelo Chierighini, Gabriel Fidélis, Filipe Medeiros, Thiago Parravicini e Caroline Tavares. A grande esperança de medalhas está na dupla de Auburn. Fratus e Chierighini disputam as mesmas provas (50m e 100m livre) e querem começar muito bem o ano pré-olímpico que promete ser bastante puxado para ambos que lutam por vaga na seleção que irá ao Mundial de Kazan-2015.
O evento não terá transmissão ela TV, mas pode ser acompanhado através do site da USA Swimming. Destacamos cinco provas: 100m borboleta masculino (dia 15 com o duelo entre Tom Shields e Lochte), 400m medley feminino (dia 16 com Ledecky se aventurando na prova e duelando com Katinka), 50m livre masculino (dia 16 com Fratus, Adrian, Ervin, Chierighini e Cullen Jones), 100m costas feminino (dia 17 com o embate entre Katinka e Natalie Coughlin), 800m livre feminino (dia 17 mais um show de Ledecky?). 
Até o momento os líderes do circuito são Tyler Clary e Elizabeth Beisel. Confira o start list da competição clicando aqui.
De olho no Rio-2016, Coventry irá treinar nos Estados Unidos - Foto: Satiro Sodré
Kirsty Coventry retorna as piscinas em Austin – Foto: Satiro Sodré
Provas dos brasileiros em Austin
Bruno Fratus: 50m e 100m livre
Marcelo Chierighini: 50m e 100m livre
Gabriel Fidélis: 100m e 200m peito
Filipe Medeiros: 200m peito
Thiago Parravicini: 100m e 200m peito
Caroline Tavares: 100m e 200m costas e 100m livre

Nenhum comentário: