boo-box

quinta-feira, 1 de maio de 2014

MIL MOTIVOS PRA VOCÊ VOLTAR A NADAR... OU COMEÇAR AGORA

Cardiologista: 'Nadar traz de volta a memória profunda de uma criança'

Nabil Ghoraeyb explica por que devemos estimular a prática da atividade
física desde cedo, como forma de controlar possíveis doenças no futuro

As dúvidas são parecidas, até mesmo eu, pai de novo e avô, me fiz perguntas, devo estimular esportes?
 Desde quando? 
Qual o melhor esporte?
 Quais os cuidados gerais? 
Será que devo acompanha-lo?
 Posso torcer e até “brigar” por ele?
 Inúmeras pesquisas recentes demostram que as doenças dos adultos tem o início de seu desenvolvimento na infância e uma das principais ações para controla-las é a atividade física regular desde cedo. A mais precoce e interessante delas é a natação! 
Aprender a nadar, além de útil, traz de volta a memória profunda de uma criança, do tempo em que estava na barriga da mãe, num meio líquido e aquecido.
Criança natação euatleta (Foto: Getty Images)

 A mais precoce e interessante atividade física é a natação, afirma Nabil Ghorayeb (Foto: Getty Images)

Devemos estimular a atividade física o mais cedo possível, porém na primeira infância serão práticas lúdicas e livres. 
Nada de competições com cobranças! 
Todos ganham medalhas e se divertem.
Evidente que se faz necessária a consulta prévia com o pediatra, aliás, um atestado médico detalhado é exigência de várias escolas para as aulas de educação física, natação e de escolinhas de iniciação esportiva. 
Os cuidados gerais valem até para o material esportivo. 
Nunca improvisar e dar claras orientações quanto à higiene, principalmente das meninas.


    Em exames rotineiros de jovens atletas, detectamos um numero elevado de infecções urinárias e de fungos genitais, provavelmente por terem o hábito de deixar seus maiôs úmidos no armário do vestiário. 
    A reposição hídrica deve ser basicamente de água ou sucos, nunca utilizar isotônicos para crianças (isso consta no rótulo).
    Acompanhamento e torcida, esse é um assunto difícil de abordar, estar junto é o ideal sempre, até para lhes ensinar a manter um bom comportamento esportivo/social e a maioria adora ver os pais. 
    Nos esportes coletivos a responsabilidade é compartilhada na derrota ou na vitória e isso é ótimo para a sociabilização da criança. 
    Se escolheu esporte individual, é importante agregar um coletivo para sua formação humana e esportiva.
    Agora torcer é um tabu! 
    Raros pais deixam de se empolgar e infelizmente muitos passam a “cobrar” desempenho perfeito do filho(a), qualquer erro vira uma tempestade familiar. 
    O pior exemplo é na decorrência da disputa ocorrer uma falta, por exemplo, não tem sido raro pais virarem feras agressivas contra o faltoso e daí desencadear uma briga na torcida num terrível mal exemplo. 
    Vamos incentivar as nossas crianças para o esporte, mas saudável e com “fair-play”.
     10 RAZÕES PARA VOCÊ NADAR( ou começar hoje)
     
    1) Trabalha o corpo inteiro: nadar mexe com tudo, desde esculpir suas costas a tonificar seus braços – isso tudo sem precisar erguer peso. 
    Melhor do que ter um plano específico para cada musculatura, as batidas na água trabalham para fortalecer o corpo todo.
     
    2) Não prejudica as articulações: se você está se recuperando de uma lesão e está louca para voltar a malhar, considere uma rotina de natação para manter a forma. 
    Se correr é sua paixão, nadar é ótimo para recuperar o ritmo enquanto o joelhos estão machucados.

    3) Alonga os músculos: se você está preocupada em “levantar” tudo, então pense em nadar. O exercício combina resistência com exercícios aeróbicos, construindo músculos esguios e acelerando o metabolismo. Também coloca seu corpo em movimento, ajudando a musculatura a ficar mais flexível.

    4) É bom para quem tem asma: muitos portadores optam pela piscina para aliviar a asma. Isso porque nadar envolve exercícios em ar úmido, reduzindo os sintomas. E porque nadar requer algum controle sobre a respiração, também melhora a capacidade pulmonar.

    5) Não requer muito equipamento: você não precisa gastar centenas de reais para nadar. Tudo que você precisa é um maiô, uma touca e óculos de banho. 
    Mesmo que você queira turbinar o treino com outros materiais, eles não são muito caros e é provável que a academia os tenha.

    6) É ótimo para queimar calorias: uma hora de natação moderada pode queimar cerca de 500 calorias. Isso estimula o metabolismo, continuando a queimar gordura mesmo depois de você sair da raia.

    7) Tem muitas variações: os exercícios são infinitos quando estamos na piscina, além dos quatro movimentos básicos, dá para chutar, puxar ou até usar as bordas para fazer flexões!

    8) É uma forma de cross-training: evite os elípticos e as aulas de ginástica trocando a academia pela piscina. 
    Um treinamento de natação irá melhorar ainda mais sua performance nos aparelhos! 
    Quando estiver treinando para uma maratona ou outra competição, pular na piscina pode oferecer uma vantagem sobre os competidores.

    9) Maximiza os aeróbicos: nadar é a última moda em atividades aeróbicas. Tem mais controle respiratório do que corridas, e ainda aumenta a demanda por oxigênio, fazendo os músculos trabalharem mais. 
     Por causa disso, os resultados são mais rápidos.

    10) É refrescante: pular na piscina refresca! Você não precisa ser uma nadador profissional para colher os benefícios. 
    Divirta-se com isso, e aproveite enquanto está na água. 
    Na pior das hipóteses, você relaxa...

    Nenhum comentário: