boo-box

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Estudo mostra que nadar abre o apetite e pode não ser útil para emagrecer . Como?

Os efeitos da natação sobre a saúde são de certo modo semelhantes aos ocasionados por atividades aeróbicas terrestres como corrida, caminhada e ciclismo, afirmou Hirofumi Tanaka, diretor do Laboratório de Pesquisas do Envelhecimento Cardiovascular da Universidade de Texas, de Austin.
A natação, assim como esses esportes, é um "exercício aeróbico rítmico que pode ser realizado sem interrupção para melhorar a saúde cardiovascular e muscular", afirmou.
Experimentos realizados por Tanaka e outros pesquisadores descobriram que a natação "é muito eficaz na redução da pressão arterial e na melhora da função vascular", e que a caminhada e outros exercícios de resistência terrestres são tão eficazes quanto.
A única vantagem da natação é que, por ser praticada dentro d'água, oferece flutuação e resfriamento, afirmou Tanaka.
"Por isso, a incidência de lesões ortopédicas e a taxa de doenças relacionadas ao calor são baixas", completou.


Desvantagem
Todavia, a natação possui uma desvantagem considerável. "Ela parece estimular o apetite mais do que exercícios vigorosos realizados no solo, como a corrida", disse Tanaka.
Isso significa que a natação não é particularmente útil para a perda ou a manutenção do peso corporal?
Em um estudo de 2005 sobre o hábito de realizar exercícios e o peso corporal, que envolveu mais de 15 participantes de 53 a 57 anos, as pessoas que caminharam rapidamente, correram ou andaram de bicicleta não ganharam muito peso ao longo de uma década.
Já as pessoas que nadaram estavam predispostas a engordar.
Todavia, "a natação é, sem dúvida, uma atividade benéfica devido a outros fatores, especialmente para a saúde cardiovascular", afirmou Tanaka.
Apenas deixe de lado o bolinho comemorativo após dar suas voltas.

"A Natação tem uma capacidade enorme de promover emagrecimento.
 até potencializá-lo quando associada a outras atividades.


Confira na íntegra a análise das vantagens que a Natação tem para a perda de peso: 

"A prática de qualquer atividade física pode ser responsável pelo emagrecimento além gerar vários outros benefícios à saúde.
Como um exercício aeróbio a Natação tem uma capacidade enorme de promover o emagrecimento e até potencializá-lo quando associada a outras atividades.
 Isso acontece devido ao aumento do consumo do oxigênio pelo organismo quando a atividade é praticada na água.
Em um único treino de Natação sua frequência cardíaca pode apresentar muitas variações, acelerando o processo de emagrecimento com um baixo risco cardiovascular.
Além disso, a pressão que a água exerce sobre o seu corpo (hidrostática) faz com que a sua frequência cardíaca se recupere mais rápido.
É o que chamamos de Bradicardia.
Qualquer exercício aeróbio promove o emagrecimento quanto praticado cerca de 50% a 80% da Frequência Cardíaca máxima, durante mais de 30 minutos, e em uma frequência de 3 a 5 vezes por semana, principalmente, se estiver acompanhada de uma dieta básica regular e hábitos de vida saudável como de 6 a 8 horas diárias de sono, por exemplo.

Porém, existe uma grande vantagem de utilizar o meio líquido como veículo para o emagrecimento:
  • a água é cerca de 800 vezes mais densa que o ar.
Ou seja, a resistência ao deslocamento na água é cerca de 14 vezes superior. 
Isso significa que você tem uma maior perda calórica enquanto nada e maior fortalecimento muscular enquanto tenta vencer a resistência da água.
  •  Por esse motivo, se você é iniciante, deve ter atenção redobrada.
No início é comum sentir-se cansado e ofegante enquanto dá suas primeiras braçadas, principalmente se vem de uma condição de sedentarismo.
  • Mesmo nadando lentamente sua a frequência cardíaca pode se aproximar da Frequência Máxima com mais rapidez. 
Inicialmente, quando treinamos na água, é comum parecer que não estamos fazendo muita força, porém o rendimento e o desempenham aumentam consideravelmente e progressivamente.
  • Logo, se o seu professor de natação utilizar estratégias que fortaleçam os músculos (séries curtas e de alta intensidade) e que aumentem a capacidade aeróbia (séries longas de baixa intensidade), facilitam que o sistema cardiovascular aumente o consumo do oxigênio durante a prática da atividade.

Uma dica para quem busca emagrecer através da Natação é:
procure vivenciar todos os Ciclos do Treinamento, desde um treinamento de Endurance Básico, responsável por promover o condicionamento aeróbio, utilizando em maior proporção o metabolismo de gorduras,
através de exercícios técnicos,
regenerativos ou de resistência muscular localizada;
até treinamentos de potência,
que promoverão o aumento da potência muscular.
Sem dúvida quando associados, promoverão melhores resultados e facilitarão com que atinjam seus objetivos de forma mais dinâmica e com segurança.







fontes:
Gretchen Reynolds
Do The New York Times 03/01/2014

Bárbara Valente.  

Coordenadora Nacional e BT Expert em Atividades Aquáticas 

Um comentário:

Unknown disse...

Eu eliminei 04 kg em dois meses fazendo natação 45 min duas vez por semana . Alem de ser um exército prazeroso ajuda na circulação sanguínea. A deus dores nas pernas