boo-box

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Doping cada Vez mas Cedo.


Ao ler um artigo fiquei muito assustada, tratava-se de nadadoras alemãs uma de 13 e uma saltadora de 14 anos pegas no antidoping.
Uma nadadora com 13 anos acusou o uso  clembuterol, a mesma substância que foi detectada em uma especialista em salto ornamental com apenas 14 anos recusou-se realizar o exame ou contra prova.



A Federação Alemã de Natação suspendeu por um ano uma nadadora de 13 anos devido a um controle de doping positivo, registrado a 9 de Maio nos campeonatos desta faixa etária realizados em Nordrhein-Westfalen. 
Os pais alegam que o resultados das análises se deve ao uso de um xarope para a tosse, mas a nadadora foi punida.
"A mãe diz que está a lutar pela filha e que, para já, organizou treino privado para a ela", afirmou  Anselm Oehlschlägel, responsável antidoping da federação, à agência noticiosa  Sport Informations Dienst, citada pelo site VeloNation.
Clembuterol é uma substância com poder anabolizante, a mesma que foi detectada num controlo realizado a Alberto Contador durante a Volta à França em bicicleta e que poderá valer ao espanhol a  desclassificação, perdendo o título de vencedor da prova, e uma suspensão.
Ainda de acordo com o VeloNation, foi também punida outra jovem mergulhadora alemã de 14 anos, foi suspensa por dois anos por se ter recusado submeter a um controle, a 9 de Dezembro do ano passado.



Mas será que são os exemplos, será que os riscos dimiminuíram? 
O nadador francês Frédérick Bousquet, campeão europeu em 2010 dos 50 metros estilo livre, recebeu uma suspensão de dois meses após ter testado positivo em um controle antidoping por heptaminol, um estimulante, realizado no mês de junho.
"Há oito anos estou me curando de um problema com um medicamento que não contém esta substância proibida (...), mas justamente antes de uma competição tive uma crise e fui a uma farmácia de Canet que conheço muito bem", explicou Bousquet ao jornal esportivo francês.
"Me deram este produto, que pode ser comprado sem receita (...), e o tomei sem ler a bula", acrescentou.
O nadador, que no dia 13 de junho foi selecionado para fazer o exame durante um torneio disputado em Canet-en-Roussillon, sul da França, disse à emissora de rádio Europe 1 que tomou o medicamento para curar hemorróidas.
A suspensão, válida apenas na França, começou a contar em 20 de setembro 2010. Assim, Bousquet estará liberado para disputar os Campeonatos da França, no começo de dezembro.
O nadador francês, de 29 anos, treina atualmente em Auburn, nos Estados Unidos.



Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.