boo-box

quarta-feira, 24 de março de 2010

É possível Nadar em Àgua Fria?

O inverno chegou e você pretende nadar alguma prova em águas abertas, ou simplesmente nadar.
Mas o frio não é convidativo.
O circuito mundial de maratonas aquáticas tem uma média de 10 provas anuais e apenas 3 provas tem a temperatura da água acima dos 20oC.
Como exemplo de uma das provas mais frias e por sinal a mais difícil, a travessia de Saint Jean no Canadá, uma travessia de 40Km em lago com temperatura entre 12oC e 16oC.
A imagem “http://www.roberval2010.com/Image/Roberval2010/InfosBienvenue_FouleRadeStoychev_DSC_7370.jpg” contém erros e não pode ser exibida.
Costumam largar nesta prova entre 22 a 26 nadadores e normalmente abandonam a prova entre 10 ou 12 atletas devido a hipotermia.
Mas como nadar em uma água fria?
Treinando, treinando e treinando..., assim como treinamos para terminar ou melhorar a performance em uma travessia, você também treina para suportar temperaturas baixas na água.
Deve-se praticar em água fria.
1.No começo, nadar uma vez por semana de 10 a 20 minutos e ir aumentando gradativamente a frequência e o tempo de permanencia na água.
2.Não é necessário treinar todos os dias em água fria, apenas o suficiente para evitar o choque ao encarar temperaturas baixas.
Libor Smolka of the Czech Republic and Saleh Mohammad of Syria swim in the Men's 25 Km Open Water Swimming during the 13th FINA World Championships at Ostia Beach on July 25, 2009 in Rome, Italy.

Sempre que for nadar em águas frias deve-se entrar aos poucos na água.
1.Primeiro coloque os pés e mãos, em seguida molhe o rosto, o peito, e os rins e só depois mergulhe.
2.Em uma prova com água fria, procure nadar um pouco antes da largada, para aquecer a musculatura e sentir melhor a água.
3.Se não tiver oportunidade de fazer um "molha corpo" antes da prova, inicie a prova em um ritmo mais lento e aumente gradativamente.
Obs.Muitos atletas acham que devem iniciar a prova forte para esquentar o corpo, o efeito contrário, devido a baixa temperatura da água a tendência da musculatura é enrijecer, obrigando o atleta a nadar mais lento e consequentemente a sentir mais frio.
A imagem “http://www.traversee.qc.ca/Image/PhotosMCS/Presentation/Presentation_bleu_web.jpg” contém erros e não pode ser exibida.
4.É recomendado o uso de vaselina e/ou lanolina para reter a temperatura do corpo, normalmente se passa embaixo dos braços e entre as pernas para evitar o atrito.
Para combater o frio costuma-se colocar no peito e na região dos rins.
5.Outra recomendação é o uso da touca, pois perdemos mais de 60% da temperatura do corpo pelas extremidades.
6.Não é recomendado bater muito a perna, pois os membros inferiores não tem um acumulo de gordura tão grande (a gordura é um isolante térmico natural), e a tendência é a contração dessa musculatura, gerando cãibras e fadiga.
A imagem “http://www.lincsquad.co.uk/images/photo/swim_open.jpg” contém erros e não pode ser exibida.
Para suportar o frio mentalize.
Quando os técnicos dizem que frio é psicológico, no fundo, é uma verdade, com exercícios de mentalização você pode suportar temperaturas baixas de água.
Após este ano, a Universidade de Quebec iniciou uma pesquisa com vários nadadores, para tentar entender como conseguiam nadar com uma temperatura baixa, pois os livros de medicina estipulam que o ser humano não sobrevive a uma temperatura interna abaixo dos 30oC.
O principal fato foi que, todos os atletas analisados haviam mentalizado o frio que iriam enfrentar e objetivaram terminar a prova.
A imagem “http://www.getactivetampa.com/Swimming-open-water.jpg” contém erros e não pode ser exibida.
Oque diz a FINA

Determina para competições em piscinas SW14.13 Água: temperatura mínima ± 24°C ou 75°F. (máxima 28°C)
Em águas abertas determina OWS 5.5 - A temperatura da água deve ser de no mínimo 16º C.
Tenha principalmente Bon senso, nem sempre oque é muito frio para um indivíduo é para outro , respeite as individualidades e principalmente seus limites.

fonte:
FINA-rb 2005-2009
Open Swimming Training

Open Water Swimming-Penny Lee Dean

3 comentários:

Anônimo disse...

Fran Crippen morreu em água a 32 graus. Qual é a temperatura máxima recomendada para uma piscina?

Anônimo disse...

Muito fria de 0 a 13 graus, fria de 13 a 19 graus, fresca, de 20 a 27 graus, tépida de 27 a 33 graus, morna de 33 a 38 graus, quente de 38 a 40 graus. O ideal para prática de atividades aquáticas não competitivas deve ser entre 27 a 29 graus. Para pratica de competição o ideal é de 24 a 26 graus. Uma piscina acima de 29 graus pode provocar um aumento de fluxo sangüíneo nos músculos e um aumento da pressão sangüínea podendo causar desmaios. A água quanto mais aquecida maiores são as possibilidades de aumento de fungos ou bactérias, já que passam a ser meio de cultura.

Capt Gottlieb disse...

Com água a 24-25°C a recreação numa piscina é muito agradável.