boo-box

quarta-feira, 17 de março de 2010

Natação Mental

http://uolesporte.blog.uol.com.br/images/091110phelps.jpg
Recebi um artigo muito interessante sobre essa transição de equipamento (regra FINA), algumas das preocupações no artigo não tem muito a ver com nossa realidade causando riso em alguns profissionais brasileiros, mas é interessante quanto a preparação psicológica de nadadores.

A Velocidade Após o Super Maiô

Não há como negar as grandes melhorias no desempenho da natação, quanta a velocidade no ano passado.
Cada anotação de tempo foi re-escrito no ano passado, se era do clube, escola, faculdade ou atleta internacional.
Todo mundo nadou rápido ano passado, mas esse é o ponto:
TODOS FORAM RÁPIDOS!
http://afp.google.com/media/ALeqM5izfdGzRfWbFHBhyEBFOsQ8pxEl6Q?size=m
Treinador David Anderson e o Psicólogo esportivo Dr. Patric Mattek oferecem alguns meios para continuar a nadar rápido , o importante é adaptação rápida as mudanças atuais.
Embora os Super Maiôs realmente ajudaram os atletas a serem mais rápido, a velocidade desenvolvida foi muito além disto.
Quando um atleta vestia um maiô rápido, ele" sabia "que nadaria rápido. Foi como colocar um manto de invencibilidade."
Todos os atletas eliminavam suas preocupações, ansiedades e pensamentos negativos, quando vestiam um
maiô rápido no ano passado e estavam apenas querendo saber, " O Quanto serei mais rápido?"

2010 será o ano no qual atletas podem reconquistar a confiança de suas performances reais, dominarão os atletas confiantes e determinados.
Um exemplo é o
duelo entre Cesar Cielo e Fred Bousquet em 2010 começou. Na sexta-feira 12/03/2010, o francês venceu o Torneio de Nancy, na França, com 21,95, e se tornou o primeiro atleta do ano a nadar os 50m livre em menos de 22 segundos. De quebra, tirou o nome do brasileiro do topo da lista das melhores performances da temporada.

Na semana anterior, Cielo nadou a prova em 22s13, na final do GP de Austin, nos EUA. Na ocasião, o campeão olímpico superou os 22s22 do australiano Ashley Callus, que era a melhor marca de 2010 até então.

http://globoesporte.globo.com/Esportes/foto/0,,21521309-EX,00.jpg

A rivalidade entre Cielo e Bousquet é antiga mesmo sendo companheiros de piscina em Auburn, no Alabama, base norte-americana de Cielo.

O tempo de Bousquet é expressivo, também, por ser o primeiro tempo a baixar dos 22 segundos na nova era da natação. Desde 1º de janeiro, os maiôs de poliuretanos, que ajudavam no desempenho, foram banidos do esporte.

http://www.esportesite.com.br/wp-content/uploads/2009/03/20090306230032_natacao.jpg

Mesmo assim, os tempos, pelo menos de Cielo, não foram muito alterados. Em seu blog, o brasileiro postou uma comparação de suas performances no GP de Austin em 2009 e 2010.

“O GP de Austin foi muito positivo, dando início à essa nova era das bermudas na natação. Meus tempos não foram tão diferentes dos do ano passado: nos 50m livre, 22 segundos em 2009, contra 22s13 este ano. Nos 100 livre, 48s92 em 2009, contra 49s13 este ano. A diferença foi que em 2009 usei o Arena R-Evo+ (modelo com as placas de poliuretano)”.

http://3.bp.blogspot.com/_uJDIl3nXZ3w/S1Cl94dp8KI/AAAAAAAAAA0/cu6L2V3lI04/s400/phelps-speedo1-1024x966.jpg
Psicológo do esporte Dr. Patric Mattek tem trabalhado com vários nadadores em sua preparação psicológica competitiva, ele sugere que é compreensível que alguns nadadores poderiam ter uma adaptação difícil à proibição do maiô, mas que em última análise se resume a uma questão de confiança.
Segundo ele, "Faz sentido que os nadadores possam estar tendo um pouco de" ansiedade de separação "de seus super maiôs, pois suas performaces com este equipamento é forte.
Embora tenha ajudado atletas nadarem mais rápido, será que
ajudaram a nadar melhor?
Recomendações para treinadores e nadadores se "desapegarem":

1. Diminuir ansiedades, ajudando os atletas entendem que os maiôs não os torna comparativamente melhores nadadores. Destacar que a alteração criou uma "situação de igualdade», em que empenho e atitude mental irá fornecer uma vantagem sobre a competição.
2. Incentivar os atletas a "confiar em si mesmo" e desenvolver uma "confiança" interna, em vez de depender de algo externo (por exemplo, um maiô, uma prancha, uma raia específica, etc) para "decidir o seu destino." A confiança para superar os poder do equipamento provavelmente vai dar nadadores uma vantagem competitiva!
3. Pense positivamente e desencoraje pensamentos negativos. Ansiedade desencadeia pensamentos, o que resulta em aumento da tensão muscular, freqüência cardíaca e da respiração. Não é benéfico para o desempenho.
4. Muitos atletas têm usado visualização para ajudá-los a alcançar o sucesso. Usando a visualização de incorporar a "sensação" de como é seu desempenho com equipamento ao nadar sem ele pode ser uma abordagem útil. Dr. Mattek comentou sobre o poder da visualização de alguns atletas olímpicos recentemente ajudou-os a chegar ao ouro, apesar de desvantagem ou circunstâncias difíceis.
5. Incentivar o atleta para dormir, comer bem, beber bastante água, a auto-acalmar, relaxar e olhar para a frente a seu desempenho. Auto-cuidado é enorme, não só física, mas também o desempenho mental.

Atletas e treinadores que encontrarem formas de retornar as condições geradas pelos trajes anteriores se destacarão a partir de agora.
Compare 209 com 2010...
Courtney Beidler swims in warm up during day one of the 2009 USA Swimming Austin Grand Prix on March 5, 2009 at the Lee and Joe Jamail Texas Swimming Center in Austin, Texas.  (Photo by Ronald Martinez/Getty Images) *** Local Caption *** Courtney Beidler
2009 USA Swimming Austin

Competitors warm up during day one of the 2009 USA Swimming Austin Grand Prix on March 5, 2009 at the Lee and Joe Jamail Texas Swimming Center in Austin, Texas.
2010 USA Swimming Austin

Você não precisa ser um atleta de ponta para utilizar algumas das dicas acima, nadadores livres ou humildes iniciantes todas as oportunidades para evoluir estão em nossas mãos, aproveite-as!
Não é atoa que os norte americanos passam uma idéia de superioridade... Eles acreditam realmente nisso.
Porque não podemos também?


fonte:
David Anderson treinadores de natação do clube na Schroeder Walter Aquatic Center, em Brown Deer, WI.
Dr. Patric Mattek é um psicólogo do esporte no aprimoramento de desempenho em Franklin, WI.
www.swimnetwork.com.

Nenhum comentário: