quarta-feira, 3 de março de 2010

NATAÇÃO PARA BEBÊS DE 0 A 2 ANOS - ATIVIDADES PRÁTICAS NA PISCINA

http://semprematerna.uol.com.br/imagens/manual-bebe/natacao-para-bebes-quando-hora-certa-para-comecar/bebe-nadando-grande.jpg
A maior parte dos profissionais da Educação Física que ministram aulas de natação para bebês de 0 a 2 anos trabalha com os bebês acompanhados das mães (ou dos pais ou pessoas bem próximas) dentro da piscina.

As aulas de natação para este público têm menor duração (entre 30 e 45 minutos) uma vez que o sistema termo-regulador do bebê ainda não se encontra tão bem desenvolvido e, também, pelo fato de sua capacidade de atenção ser pequena, tornando cansativas atividades com grande tempo de duração.
É extremamente importante que o professor de natação para bebês tenha conhecimento sobre psicologia e fisiologia do desenvolvimento infantil, para que possa propor atividades adequadas ao estágio de maturidade física e psíquica dos bebês. Uma vez adquiridos esses conhecimentos, é hora de planejar as aulas práticas.
Diversas atividades estão disponíveis para tornar a aula um momento agradável tanto para os bebês quanto para os seus acompanhantes.

O professor deverá conduzir a aula sempre com um semblante alegre, convidando os alunos para a próxima atividade com muita alegria, evitando dar ordens do tipo: "todos batam as pernas" ou "é hora da imersão".

Todo o trabalho deve ter um caráter lúdico e envolvente e o professor deverá sempre elogiar as conquistas de cada bebê: "Muito bem!", "Parabéns!", "Que mergulho bonito!". http://www.ruadireita.com/info/img/natacao-para-bebes-e-uma-boa-atividade-ou-nao.jpg




Existem diversas metodologias de ensino para natação para bebês, tudo depende das condições (espaço físico) e público a ser trabalhado (faixa etária).

A seguir, relatamos uma seqüência de atividades que poderão ser propostas durante as aulas de adaptação ao meio líquido dos bebês, visando melhorar seu desenvolvimento psico-motor e afetivo.

Exemplo de algumas sequências de aula:

http://www.simplesassim.kinghost.net/dani/images/fotos/02/01_big.jpg

1. Entrada do bebê na piscina:
Bebê senta-se na borda com a mãe dentro da água, na sua frente, a segurar sua cintura. Ao incentivo do professor o bebê bate as pernas na água enquanto todos cantam a música: "Bate perninha ,bate ./ perninha do meu bebê./ bate perninha ,bate ./ agora é que eu quero ver!"
" Mãe entra na piscina e bebê fica na borda (de pé se conseguir, ou sentado).

http://4.bp.blogspot.com/_UeSL181Gk5g/SX4dbwrIz9I/AAAAAAAABQE/NDqr6v-IAS4/s320/Janeiro+2009+100.jpg
Ao sinal do professor (um, dois , três e tchi bummmmm!)
http://4.bp.blogspot.com/_KC-XG6RFMsE/So8KFE6-llI/AAAAAAAAAuQ/PszlXDyPxhw/s320/natacao_bebe_07.jpg
o bebê pula na piscina (sem imergir ainda) e a mãe o conduz pela água (segurando o bebê pelas axilas, em decúbito ventral, com cabeça para fora) cantando a música:

"Bom dia, bom dia, bom dia piscina.
o bebê chegou, chegou para nadar,
vamos brincar e nos divertir,
vamos brincar e aprender a nadar".
" Mãe entra com bebê na piscina e o segura de costas pra ela. Todas as mães e seus bebês ficam em círculo com bebês de frente uns para os outros.

http://www.acqualita.com.br/images/4571659.jpg

O professor diz: "Oooooiiiiiiiiii" e as mães aproximam seus bebês rumo ao centro do círculo. Depois o professor diz "Tchaaaaaaaaaaaauuuuu", e as mães puxam de volta seus bebês, formando novamente um circulo grande. Repetir esta atividade duas vezes.
" Em círculo, mães seguram os bebês de frente, com as duas mãos abaixo das axilas dele. Cantar a música e virar o bebê de lado, de maneira que molhe a lateral da cabeça e a orelha dele na água. A música é:
"Molha, molha orelhinha. / molha, molha sem parar. / molha, molha orelhinha. / pra bem limpa ela ficar".



2. Atividades da parte principal:
" Bebê em decúbito ventral segurando com as duas mãos no pescoço da mãe. Passeio de um lado a outro da piscina (mãe vai andando de costas) estimulando o movimento de bater as pernas do bebê (a mãe simula o movimento segurando nas perninhas do bebê ou o próprio bebê que já consegue realiza o movimento sozinho).

http://3.bp.blogspot.com/_9RZjS5s9gow/StJNHTcxSnI/AAAAAAAAAIU/qUGYJQ4eD4g/s400/mulher01.jpg

Executar este exercício em diferentes momentos da aula variando as músicas:
"Marcha soldado./ cabeça de papel./ quem não marchar direito, vai preso no quartel./ o quartel pegou fogo./ Franciso deu sinal / acode, acode acode, a bandeira nacional".
"Bate a perninha./ bate sem parar ./ bate a perninha ./ pra poder nadar".
" Passeio de um lado a outro da piscina (mãe vai andando de costas), segurando bebê na vertical de frente para a mãe.

Ir cantando e deslocando o bebê de um lado para o outro, até imergir o bebê no momento certo da música: A música é:
"Zig, zag, zum... vou fazer mais um ./ zig, zag, zum.... vou fazer tchi buuuum (imergir o bebê).
" Com a mãe encostada na parede da piscina e um dos joelhos elevados com perna flexionada e calcanhar apoiado no joelho da perna de apoio. Colocar o bebê sentado na perna flexionada, de costas para a mãe. Segurar com uma mão em cada mão do bebê e ajudá-lo a executar movimentos de circundução com os dois braços (2 x para frente e 2 x para trás) enquanto se canta a música:

http://www.jornalcomunicacao.ufpr.br/files/images/Nata%C3%A7%C3%A3o%20055+.materia.jpg

"Borboletinha ./ está na cozinha ./ fazendo chocolate./ para a madrinha ./ Potí Potí ./ perna de pau ./ olho de vidro ./ e nariz de pica-pau, pau pau!".
" Com a mãe encostada na parede da piscina e um dos joelhos elevados com perna flexionada e calcanhar apoiado no joelho da perna de apoio. Colocar o bebê sentado na perna flexionada, de costas para a mãe. Segurar com uma mão em cada mão do bebê e ajuda-lo a executar movimentos de abrir e fechar os braços enquanto se canta a música:
"A janelinha abre (abrir os braços) / o sol está aparecendo / a janelinha fecha (fechar os braços) / o sol está se escondendo / Abriu, Fechou / Abriu, Fechou, Abriu / Fechou, Abriu / Fechou, Abriu, Fechou".
" Com a mãe encostada na parede da piscina e um dos joelhos elevados com perna flexionada e calcanhar apoiado no joelho da perna de apoio. Colocar o bebê sentado na perna flexionada, de costas para a mãe. Segurar com uma mão em cada tornozelo do bebê e ajudá-lo a executar movimentos da pernada do nado peito enquanto se canta a música:
"O sapo não lava o pé / não lava porque não quer / ele mora lá na lagoa / não lava o pé porque não quer / mas que chulé (professora cheira o pé de cada bebê e repete - mas que chulé)".
" Todas as mães em círculo segurando seus bebês pelas duas mãos, de costas para elas (o bebê em pé, flutuando, de frente para o centro do círculo e com os bracinhos estendidos acima da cabeça segurando nas mãos da mãe). Balançar o bebê de um lado para o outro 2 x e depois , sem soltar das mãos da mãe, dar um giro no bebê de maneira que o traga para se posicionar atrás da mãe, com a barriga nas costas dela, enquanto cantam a música:


http://fisioterapia-icarai-natacao-niteroi.mfbiz.com/communities/4/004/006/051/114/images/4516823118.jpg

"Carrapato da mamãe/ vai e volta sem parar / gira e sobe lá atrás / pra bem juntinho brincar".
" Em circulo, mãe e bebê de frente para um para o outro, mãe segurando o bebê abaixo das axilas com as duas mãos. Cantar a música e ir girando em círculo, quando falar "mergulhão", imergir o bebê e voltar, elogiando-o.


http://static.blogstorage.hi-pi.com/photos/bilizeus.spaceblog.com.br/images/mn/1241314575/Os-bebes-nascem-sabendo-nadar.jpg

A música:"Pula sapinho ./ pula sapão./ pula bem alto ./ pra dar um mergulhão".
" Em círculo, mãe segura bebê abaixo das axilas com as duas mãos e de costas para ela. Professor conduz a atividade cantando e executando os movimentos com os braços a serem imitados pelos bebês.

A música é:"Enrola, enrola, enrola (com dois punhos fechados e cotovelos flexionados, rolar um punho sobre o outro, na água)./ puxa, puxa, puxa (estender os dois braços acima da cabeça e puxar algo com as mãos)./ faz uma bagunçaaaaaaaaaa! (bater com as duas mãos na superfície da água fazendo espuma).
" Em círculo, a mãe segura bebê abaixo das axilas com as duas mãos e de frente para ela. Cantar a música enquanto desliza com o bebê de um lado para o outro e no momento certo executa os movimentos de acordo com os versos:
"Eu tenho um patinho lá em casa./ que me ensinou a nadar ./ Um passinho pra lá (bebê para a direita) ./ um passinho pra cá (bebê para a esquerda) ./ bamboleio (mãe faz um círculo na água segurando o bebê) ./ tchá tchá tchá.... quen quen (elevar e descer o bebê)... tchá tchá tchá... quen quen(elevar e descer o bebê) ./ Mas meu patinho eu não dou./ e não empresto pra ninguém ./ Um passinho pra lá (bebê para a direita) ./ um passinho pra cá (bebê para a esquerda) ./ bamboleio (mãe faz um círculo na água segurando o bebê) ./ tchá tchá tchá.... quen quen (elevar e descer o bebê)... tchá tchá tchá... quen quen(elevar e descer o bebê)".


http://www.arteandre.com.br/images/bebe.jpg

" Em círculo, a mãe segura bebê abaixo das axilas com as duas mãos e de frente para ela. Cantar a música enquanto desliza com o bebê de um lado para o outro e no momento certo executa os movimentos de acordo com os versos:
"Periquito / periquito/ pareces com papai.... (2x) / Pra cima (mãe eleva bebê fora da água) / pra baixo (mãe desce o bebê) / pra frente (mãe leva o bebê para longe do seu corpo) e para trás (mãe trás o bebê pra próximo do seu corpo)... (2x)".
" Em círculo, a mãe segura bebê abaixo das axilas com as duas mãos e de frente para ela. Cantar a música enquanto vai passando seu bebê para a colega da esquerda e virando para receber o bebê que vem da colega da direita. Esta atividade só funciona com o professor fazendo parte do círculo ajudando a passar os bebês de mão em mão, e se as mães não são novatas e já têm intimidade entre si e com os bebês (algumas mães podem ter receio de entregar seu bebê a outra pessoa). Promove o desenvolvimento social do bebê.

A música é:"Escravos de jô / jogavam cachangá / Tira / Põe / Deixa ficar / Guerreiros com guerreiros fazem zig zig zá (2x)".
" A mãe passeia pela piscina andando de costas com o bebê em decúbito dorsal e cabeça apoiada no ombro da mãe (mãe apóia o bumbum do bebê com uma das mãos). Cantar a música e estimular a batida de pernas do bebê.

A música é:"Um, dois, feijão com arroz/ três, quatro, feijão no prato / cinco, seis, molho inglês / sete, oito, comer biscoito / nove, dez, comer pastéis".
" Em círculo, mães seguram bebês com as duas mãos embaixo das axilas deles, com bebês de frente para o círculo. Professora dá uma argola pequena para cada bebê e fica com uma para demonstrar o exercício da mágica. Segurando a argola deitada na superfície da água, com a outra mão a professora faz o movimento de misturar algo dentro da argola, dizendo: "Sim salabim bim bim / bom bomromrom bom bom / bum scalabum bum bum / vamos soltar bolinhas pros peixinhos (soprar o ar dentro da água fazendo borbulhas). Estimular que todos os bebês façam o mesmo.
" Vamos pegar a dona aranha? Este exercício precede o exercício a seguir. As mães ficarão a uns dois-três metros distantes da borda da piscina segurando seus bebês em decúbito ventral, com as duas mãos abaixo das axilas dele, de frente para a parede da piscina. Ao sinal "1, 2, 3 e já", as mães imergem seus bebês ajudando-os a ter certa propulsão abaixo da água, e depois os soltam embaixo d'água para que eles sigam sozinhos até conseguirem pegar na parede com as duas mãos.


http://imgs.sapo.pt/gfx/479455.jpg

" Passeio da dona aranha. Cada mãe segura seu bebê abaixo das axilas, com ele de costas para a mãe e de frente para a borda. Vão cantando a música da dona aranha e os bebês vão se deslocando de lado (seguros pelas mães) e com as duas mãozinhas na borda da piscina. No momento certo da música, fazer a imersão do bebê, girando-o e depois o pegando quando ele subir à superfície. A música é:
"A dona aranha subiu pela parede / veio a chuva forte e a derrubou / ela é teimosa e desobediente / sobe, sobe, sobe, nunca está contente / tchibuummm (nesta hora, a mãe imerge o bebê de costas para ela e antes de soltá-lo abaixo da água, dá um giro na sua cinturinha de maneira que ele fique de frente pra ela e suba sozinho para a superfície, quando a mãe voltará a pegar o bebê).
" Professora coloca plataforma no fundo da piscina para que os bebês pisem sobre ela e consigam ficar em pé sozinhos com a água na altura do peito. Estimular que os bebês peguem os objetos que a professora for jogando na plataforma, fazendo para isso, uma leve imersão.
" Professora coloca uma plataforma no fundo da piscina para que os bebês pisem sobre ela e consigam ficar em pé sozinhos com a água na altura do peito. A professora libera o bebê de um lado da plataforma, ele caminha ao som da música: "Eu vou, eu vou / passear agora eu vou / parará tchibum, parará tchibum / eu vou, eu vou, eu vou" e vai ao encontro da mãe. No final da plataforma o bebê dá um mergulho e mãe o segura quando ele voltar à superfície.

http://3.bp.blogspot.com/_fmj9AUqobXc/R78264SaREI/AAAAAAAAAHk/wM8NQTBydlU/s200/vitoria%2B-%2B7%2Bmeses%2B324.jpg

" Professora coloca um tapete flutuante na superfície da piscina para que os bebês pisem sobre ele e consigam ficar em pé sozinhos. A professora libera o bebê de um lado do tapete e ele vai engatinhando, andando ou correndo até o outro lado, onde se encontra sua mãe. Quando chegar ao fim do tapete, ele dá um mergulho e a mãe o segura quando ele retornar à superfície, elogiando-o.
" Professora coloca um tapete flutuante na superfície da piscina para que os bebês sentem firmes sobre ele e consigam ficar sozinhos nesta posição. Assim, todos os bebês sentados ao mesmo tempo no tapete flutuante e as mães segurando o tapete ao lado dos seus filhos cantando: "A canoa virou / quem deixou ela virar / foi por causa do (nome de um bebê de cada vez) que queria só brincar".
" Vamos brincar com o cavalo marinho!!! Cada mãe fica em cima de um aquatubo (como se fosse uma bicicleta) e coloca seu bebê na sua frente, também em cima do espaguete, com uma perna de cada lado. Sempre deixe a parte da frente do aquatubo (cabeça do cavalo)
mais baixa do que a parte de trás do aquatubo (rabo do cavalo) para que a flutuação seja melhor. A mãe vai empurrando o chão com seus pés e se deslocando pela piscina com o bebê em cima do cavalo marinho.
" Professora segura o bebê abaixo das axilas dele e com ele de frente para sua mãe, que se encontra a uns dois metros de distância. Ao sinal: "1, 2, 3 e já", a professora imerge o bebê (imersão rasa) e o solta, de maneira que ele suba para a mãe sozinho, até chegar à superfície e ser pego por ela.


http://www.jornalcomunicacao.ufpr.br/files/images/natacao2.materia.JPG

" Professora segura o bebê abaixo das axilas dele e com ele de frente para sua mãe, que se encontra a uns dois metros de distância. Ao sinal "1, 2, 3 e já" a professora imerge o bebê (imersão profunda), o segura até que ele consiga pegar uma argola no fundo da piscina, e o solta, de maneira que ele suba para a mãe sozinho, até chegar à superfície e ser pego por ela".
" Com o bebê sentado ou de pé na borda (de frente para a piscina) e a mãe de frente pra ele dentro da piscina, ele e a mãe batem palmas enquanto a mãe canta a música:
"Bate palminha / bate palmão / bate palminha pra dar um mergulhãaaaaaaaaaaao" (bebê mergulha na piscina, a mãe o pega quando ele vier para a superfície da água).


3. Atividades finais:
" Cada bebê escolhe um brinquedo preferido no baú de brinquedos da professora (próximo à piscina) e a mãe arremessa este brinquedo dizendo: "Vamos bater a perninha para buscar o......(nome do brinquedo), conduzindo o bebê até lá. Repetir 2 vezes.
" Mães em círculo segurando seus bebês de costas para elas e de frente para o círculo. Balançando os bebês de um lado para o outro, bem lentamente, vão cantando com voz baixa e suave, a seguinte música:
"Se esta água, se esta água fosse minha / Eu mandava , eu mandava rechear / Com peixinhos, com peixinhos coloridos / Só pro meu, só pro meu bebê nadar".
" Brincadeira livre com a mãe
" Exploração dos brinquedos

http://3.bp.blogspot.com/_qt3YsGcASN8/SpQq4N2AAmI/AAAAAAAAA3k/xroZueFpyuk/s400/DSCN5261.JPG
. Estas e muitas outras atividades estão disponíveis para que os professores de natação para bebês preparem suas aulas com muito carinho e de acordo com as necessidades de seus bebês. É recomendável que o professor execute o mesmo plano de aula por no mínimo duas semanas, para que haja tempo para o bebê entender e assimilar todos os estímulos propostos. O professor poderá inventar suas próprias cantigas e atividades, bastando para isso usar a sua criatividade e bom senso.

fonte:
Profa.Ms. Linda Denise Fernandes Moreira Pfrimer/ CDOF

20 comentários:

Anônimo disse...

adoreei o seu blog, parabens mt interessantes as atividades vou inserir algumas em minhas aulas!!bjus

iDe disse...

oi!
Onde posso conseguir essa música do piriquito? Ensinei para um aluninho meu da APAE, e gostaria de dar a gravação para ele ouvir.
meu e-mail é: to.maride@gmail.com

parabéns! Adorei esse blog! Faço natação com meu bebê desde que ele tem 5 meses, ele tem 9 agora, e é ótimo! Mas não sabia que tinha tantos recursos assim, a professora não faz tanta coisa assim... vou motrar seu blog pra ela!

obrigada,

Ide - Terapeuta Ocupacional

Anônimo disse...

Oi,Criss!.Gostaria de saber onde vc encontro,essas músicas?.Meirinhs@hotmail.com
Obrigada.

Anônimo disse...

Olá...adorei a aula...só gostaria de saber o ritmo das canções...tefanny_oliveira@yahoo.com.br

Abraço...

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Olá!!!!!
Gostaria de saber onde vc encontrou as músicas e qual é o ritmo das mesmas?
meu e-mail é: ktici@yahoo.com.br
Obrigada
Kelly

Roseli disse...

Olá!!!!!
Gostaria de saber onde vc encontrou as músicas e qual é o ritmo das mesmas?
meu e-mail é: roseliprotasio@hotmail.com
Obrigada
Roseli

Anônimo disse...

Gostaria de saber onde posso encontrar as músicas e qual é o ritmo das mesmas?
meu e-mail é: melamafacioli@hotmail.com
Obrigada
Mela

Anônimo disse...

Gostaria de saber onde vc encontrou as músicas e qual é o ritmo das mesmas?
meu e-mail é: melamafacioli@hotmail.com
Obrigada

Anônimo disse...

Eu amei esta sequencia de aula,gostaria de poder conhecer mais opcões e os ritmos das musicas tambem.Ja conhecia algumas,mas é sempre bom trocar mais experiências

Anônimo disse...

Gostaria muito de conhecer o ritmo das canções,gostei de mais deste blog. Meu e-mail é adrianats_borges@yahoo.com.br
Um grande abraço

A Palavra Elétrica disse...

boa tarde,onde encontro locais pro bebê nadar aqui em Sao Paulo?
obrigado
byradorneles@hotmail.com

isabella disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Boa noite! Seu blog é fantastico e seu método de ensino é maravilhoso, parabéns!!!! Gostaria de sugerir que vc faça um dvd com as músicas e a gravação do metodo que vc utiliza, colocar na prática o que vc escreve no blog. Mas sugiro que vc venda esse dvd, mas vc achar inviável encaminhar os dvds, vc poderá enviar por e-mail após pagamento. Caso vc ache legal essa minha idéia, me mande um e-mail, pq eu não só irei comprar, como tb indicar para outras amigas. Caso contrário, por favor, gostaria de saber onde posso encontrar as músicas e qual é o ritmo das mesmas?
meu e-mail é: isabellanit@gmail.com
Obrigada

Anônimo disse...

me chamo leandro e achei maravilhoso o conteudo ,estou procurando tecnicas para recem nascidos ,minha filha esta com 25 dias e desde os 10 dias pratico natação com ela ,mas preciso de tecnicas especificas para crianças desta idade ,sou instrutor de mergulho ,e quero estar com minha filha na agua 3 a 5 x por semana, voce poderia me passar tecnicas para imerção, obrigado
filmsub@hotmail.com

Anônimo disse...

oi, adorei o seu blog, contudo gostaria que me indicasse onde posso encontrar as musicas e se me puder enviar mais exercícios e técnicas de ensino adorava... o meu mail é rosyj83@hotmail.com
PARABÉNS

rui mateus disse...

pOlá...
Antes de mais as minhas felicitações por esta valiosa partilha de conhecimentos e praticas! Adorei poder consultar e assim poder eu também ficar mais rico em conhecimento nesta área...
Neste momento tenho turmas com idades entre os 2 e 3 anos! Tenho também colegas que me confrontam, dizendo que sou muito pouco prático, e que deveria dar mais autonomia aos bebes!
Eu dou a aula num tanque onde os bebes não têm pé, logo sou eu que comando toda a aula com objetivos bem definidos para cada sessão.

O que eu pergunto e gostaria que alguém partilhasse comigo a sua opinião, é se devo eu mudar a metodologia e estratégia e deixar os bebés em tanque menos profundo, onde eles tenham pé!?!?
Obrigado pela atenção e mais uma vez, parabéns pelo excelente BLOG

Kamilla Damaso disse...

Bom dia!
Adorei suas ideias...
E como outro que já comentaram, se possível, gostaria que você
me informasse a fonte das músicas.
Para que eu possa saber o ritmo das músicas.

kamilla_hand@hotmail.com

Obrigada.

Bariane disse...

Apaixonei ainda mais, é maravilhoso este trabalho e feito de forma correta, com alegria e amor, não a palavras que possam descrever tal experiência.
Gostaria de saber o ritmo das canções... barianebessa@hotmail.com

é a Linda Moreira ou a Criss??

Obrigada!!!!

Talita disse...

Olá, estou iniciando na área e seu blog me ajudou bastante.
Onde posso encontrar as músicas e mais atividades?
Pronta para aprender mais.
Tmarques_ed@hotmail.com