boo-box

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Treinador aponta perigos e dá dicas para os "atletas de verão"


Treinador aponta perigos e dá dicas para os "atletas de verão"

Vicente Toledo Jr. Em São Paulo

Com o verão se aproximando, muita gente corre para queimar as gordurinhas acumuladas ao longo do ano. Mas nesse caso, esporte não é sinônimo de saúde.
"A gente não pode pensar em querer sair correndo por aí que nem um maluco. Você tem um início, um meio e um fim. E o fim é estar correndo a vida toda".
Esta é o primeiro conselho de Marcos Paulo Reis, técnico da seleção brasileira de triatlo nas duas últimas Olimpíadas, que acabou de lançar um livro com dicas para quem quer fazer ou já pratica corrida e caminhada regularmente.
Não passar por um exame médico básico e exagerar na dose dos exercícios são os maiores erros desses "atletas de verão". Atrás de resultados rápidos, eles acabam ganhando lesões e até agravando problemas de saúde.
"Pense que você está começando quase que sempre. Dessa forma você vai acabar não se machucando e entendendo que, no dia em que você não se sentir muito bem, é melhor você parar".
Os melhores horários para a prática de atividade física são até as nove da manhã, ou após as seis da tarde. Nos pés, o ideal é usar um tênis adequado às características da pisada da pessoa.
E na agenda, o objetivo é reservar ao menos 90 minutos semanais, divididos em três sessões, integrando a atividade física à rotina do dia-a-dia.
"Ela não vai sair da sua vida, mas com certeza ela é o melhor remédio para que você tenha saúde, mas também ela pode te levar a não ter saúde se ela for feita dessa forma, de forma exagerada, sem uma indicação do que é correto ou sem um acompanhamento".
Quem não tem condições de pagar um acompanhamento profissional, pode vir aqui ao parque do Ibirapuera, onde há oito anos a prefeitura de São Paulo e o Incor oferecem esse serviço gratuitamente. O posto funciona de segunda à sexta-feira, das sete às onze da manhã.
Médicos e estudantes de educação física fazem avaliações e traçam um plano de atividades de acordo com as necessidades de cada um. Para ser atendido, basta comparecer ao local e agendar uma consulta.
Depois disso, é só caprichar na disposição e adotar o seu esporte, seja ele qual for.
"O importante é você procurar a atividade correta, que te dê prazer, te dê bom efeito e não traga malefício. A gente está falando de corrida, mas o cara pode procurar uma natação, uma ioga, um ciclismo passeando devagar, uma caminhada rápida e, ele não precisa estar evoluindo sempre, mas ele precisa estar fazendo sempre, que isso é que vai acrescentar anos à sua vida."

Nenhum comentário: