boo-box

terça-feira, 27 de junho de 2017

Intercâmbio Esportivo - Estudo e natação: uma grande oportunidade para jovens atletas




Estudar e Nadar... O Sonho Dourado...


Um dos grandes sucessos da natação americana é mesclar com maestria o esporte com a educação. 
Seja nas escolas ou nas universidades, os alunos no país têm a grande oportunidade de conciliar as duas funções. Aqueles que se destacam no universo esportivo conseguem tornar-se atletas de alto rendimento, sem deixar os estudos de lado. É uma realidade diferente do Brasil, porém, pode ser apreciada por brasileiros interessados em vivenciar esta experiência.
Hoje existem empresas que realizam este trabalho e uma delas é a Atleta Estudante, que gera oportunidades para jovens conhecerem essa cultura e aperfeiçoarem a parte técnica do esporte e o aprendizado com a língua inglesa, visando admissão em instituições de ensino.
A empresa foi desenvolvida por dois nomes conhecidos no meio aquático: Diogo Yabe (atleta olímpico da seleção brasileira em Atenas-2004) e Thiago Orso (ex-nadador com passagens pela seleção brasileira e campeão nos Estados Unidos). 
“Nosso projeto oferece várias oportunidades para os jovens atletas realizarem através de uma única viagem. É uma rica experiência onde eles vão desfrutar da oportunidade de melhorar a parte técnica através de training camps em conceituados centros de treinamento nos Estados Unidos, além de poder ter contato com outra cultura, estudar inglês e conhecer opções para estudo no país. O projeto vem crescendo a cada ano e estamos sentindo um aumento na procura por este serviço”, conta Yabe.



Vista da piscina da Bolles School - Foto: Atleta Estudante/Reprodução
Vista da piscina da Bolles School – Foto: Atleta Estudante/Reprodução

Atualmente o Atleta Estudante oferece quatro opções de programas para os nadadores interessados em participar da temporada 2017/18: 

  1. “Natação curta duração”, onde os atletas passam duas semanas no Swim Camp; 
  2. “Natação longa duração”, para um período de seis meses de treinamento e participação em competições americanas; 
  3.  “High School”, indicado para atletas que pretendem terminar o colegial nos Estados Unidos e estudar na Bolles School 
  4. “Assessoria Esportiva” para quem esta interessado em conquistar uma bolsa de estudos para nadar e estudar por alguma universidade no país.
No ano passado o projeto levou os jovens para assistir a seletiva olímpica americana. 
Este ano a programação estará mais focada em apresentar os benefícios da parceria entre esporte com educação.
“Estamos agora organizando a realização do nosso 4º Swim Camp que vai acontecer em Jacksonville, na Flórida. Os interessados em participar terão diversas atividades práticas de treinamento na água e também poderão realizar visitas a instituições de ensino. Estamos também investindo bastante no público que busca fazer o ensino superior nos Estados Unidos e nossa meta é justamente mostrar boas opções para eles”, diz Yabe.



Projeto leva os jovens para a Flórida - Foto: Atleta Estudante/Reprodução
Projeto leva os jovens para a Flórida – Foto: Atleta Estudante/Reprodução

Existem muitas empresas que realizam intercâmbios internacionais  esportivos e Campings. 
Há intercâmbios de natação para Estados Unidos, Austrália, Canadá e outros.

Dicas e cuidados na escolha da agência de intercâmbio

Veja alguns cuidados que devemos tomar na escolha de uma agência de intercâmbio. Dicas que podem fazer a diferença num intercâmbio.
  1. Confirme se a agência de intercâmbio é ligada a associações do setor
  2. Tenha sempre um Contrato formal
  3. Verifique sempre o histórico da empresa
  4. Mantenha cuidado com ofertas e promoções muito tentadoras
  5. Solicite sempre um recibo de matrícula da escola estrangeira
  6. Sempre que possível entre em contato com a instituição de ensino e local de treinamento (clube ou academia).
Outras dicas importante é procure em sites de busca informações e se existe reclamações relacionadas a agência de intercâmbio. 
Saiba se a agência possui um site, blog e também se está ativa nas Redes Sociais, assim é possível encontrar boas ou mas informações sobre. Veja se a empresa possui afiliados ou certificados na área (mercado).
E principalmente lembre se, nada é de graça... Se for, desconfie.

Nenhum comentário: