boo-box

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Desmotivação para Nadar - Síndrome de Burnout

http://www.correiodeuberlandia.com.br/foto.php?f=10036275278afed0112c8d254fe34128_2009_10.jpg
Por incrível que possa parecer, mesmo com todas as provas, travessias e circuitos mais famosos no mundo inteiro recebem cada vez mais nadadores de todos os níveis e idades ainda de vez em quando somos surpreendidos pela falta de motivação para treinar.
Isso pode acontecer com qualquer um e quando acontece jogamos a culpa em tudo, em todos ou arranjamos um bela desculpa para nos livrarmos da culpa que na maioria das vezes é nossa e só nossa.
Muito trabalho, filho doente, muitos compromissos, o cônjuge enche o saco e vai por aí.
Há Nadadores que chegam a ser criativos na elaboração de novas desculpas, sempre colocando a culpa nos outros.
http://www.idademaior.iol.pt/multimedia/16491/300x300/
Motivação vem de motivos e por isso é pessoal porque cada um tem os seus.
Para o nadador nada é mais contagiante e motivante do que simpesmente nadar, mas quando ela começa a cair na mesmice pode ser o começo de um desastre.
Ou seja, as mesmas provas levam o nadador a fazer sempre o mesmo plano de treinamento, a mesma planilha e nos lugares de sempre.
Alguns fazem há anos a mesma coisa e nada é mais desmotivante do que isso.

Motivação está interligada com meta e por isso, se queremos sair da desmotivação é preciso antes de tudo rever as metas.
Ou seja, escolher quais as corridas que desejamos participar durante o ano e especificamente treinar para cada uma delas passo a passo.
É um erro pensar que o treinamento de natação que fizemos no mês passado serve para o próximo.
http://www.idademaior.iol.pt/multimedia/15601/300x300/
Cada nova etapa ou prova exige um estudo detalhado
Tais como:
  • percurso
  • planimetria
  • dificuldades da prova
  • que horário será a largada
  • que época do ano
  • se costuma fazer frio ou calor e se costuma chover para não ficar da mesma forma arranjando “desculpites” para insucessos do tipo está muito calor
  • acesso ao local
  • tudo o mais como se essas dificuldades não existissem para ou outros.
http://lh5.ggpht.com/_skKYahzAZ6A/SW0EpkxtG6I/AAAAAAAABNw/4QI73HzcixE/natacao%5B7%5D.jpg
Depois é hora de rever com o treinador qual o plano de treinamento mais adequado à prova e o tempo pretendido.
No dia anterior o que vai comer, a que horas, que maiô vai usar, qual o o óculo, se as unhas estão cortadas, que hora vai dormir e acordar.
Tudo isso faz com que o nadador se mantenha motivado, ocupado e disciplinado com a prova o tempo todo.
A disciplina é um forte aliado contra a desmotivação.
O estudo detalhado da natação não termina no fim do treino ou da prova.
É preciso analisar os erros e acertos aprimorando os acertos e corrigindo os erros para as próximas investidas.

Mesmo o nadador sabendo o que quer, diariamente pode ser influenciado tanto de forma negativa como positiva pelo meio externo tais como pessoas ou mesmo acontecimentos inesperados que poderão diminuir ou aumentar a motivação.
De qualquer forma a motivação é algo que acontece em função de uma combinação de fatos que mexe com o nosso interior influenciado pela personalidade, percepção individual ao meio ambiente, interações humanas e as emoções de cada um e de maneira nenhuma é uma receita de bolo que dá certo ou não para todo mundo.
http://www.portaldojudo.com/wp-content/uploads/2008/08/cielo.jpg
Oque é A Síndrome de Burnout
É um tipo de desmotivação desencadeada por um estresse diferente do comum. Ou seja, uma resposta crônica ao estresse com relação direta a determinadas profissões que lidam com o público, mas pode atingir o nadador.
Burnout vem de: “burn” = queima + out = exterior.
O sujeito se mostra emocionalmente exausto justamente por tanto lidar com as mesmas pessoas, mesmas conversas, mesmas dificuldades, vitórias e derrotas.

Alguns autores diferenciam a Síndrome de Burnout do estresse genérico por estar especificamente relacionado ao relacionamento interpessoal, seja profissional ou não.
O sujeito afetado se apresenta constantemente irritado com tudo e com todos, de “saco cheio” justamente com a classe que mais se relaciona, no caso com os próprios nadadores que ele gosta tanto.
Nesse caso o tratamento mais lógico é se afastar e fazer outras atividades tais como natação, ciclismo, caminhada, musculação com o objetivo de descansar e conhecer outras pessoas.
Em pouco tempo o corredor sente saudades da corrida e até daqueles “papos” que tanto irritava e volta porque essa é a sua “tribo” e não tem jeito de se afastar por muito tempo.

A Natação tem uma energia diferente que no bom sentido vicia.


Emagrecer, aumentar resistência, melhorar seu tempo , participar de alguma grande prova, curtir a água ou simplesmente se refrescar...
Seja qual for sua motivação ela será sempre muito válida e importante
para você e todos que estejam ao seu lado ela pode mudar ou evoluir mas ela é única e pessoal...

Aproveite-a!!

Nenhum comentário: