O Brasil vive uma era de ouro para a Natação, Nunca brasileiros brilharam tanto no esporte.
Liderada pelas conquistas inéditas de Cesar Cielo, a natação brasileira tem mostrado grande evolução no cenário mundial.
Prova disso é que no último Mundial, em Roma, o país esteve em 18 finais, 16 a mais do que 2006, em Montreal.
A façanha, porém, se deve principalmente aos resultados alcançados pela natação masculina. A feminina ainda não conseguiu dar o mesmo salto.
Paralelamente ao fato nadadores " Livres" e amantes do esporte , praticam cada vez mais a atividade aquática e participam de eventos abertos como torneios não federados , provas de águas abertas, revezamentos gigantes e outros .
Onde objetivo principal nem sempre é ser o primeiro mas sim tewrminar a prova. Simplesmente pelo prazer de nadar ou melhorar aquela marca pessoal.
Os valores de inscrição variam e nem sempre condizem com as expectativas quanto a organização, mas estão aí basta procurar.
Vamos lembrar da turma da elite...
Na última edição do Pan-Pacífico, em 2006, em Victoria, apenas seis nadadores foram convocados pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) por índice técnico, sendo duas mulheres (Flávia Delaroli e Rebeca Gusmão) e quatro homens (Kaio Márcio, Thiago Pereira, Armando Negreiros e Nicholas Santos).
Para Ricardo de Moura, supervisor técnico da seleção brasileira de natação, o surgimento de um novo ídolo, Cesar Cielo, fez alavancar a natação masculina do país.
O mesmo tende acontecer caso uma brasileira também alcance conquistas inéditas.
Por enquanto Poliana Okimoto e Ana Marcela buscam brilhar nas águas abertas, porém não tão intensamente quanto Cielo nas piscina.
Gabriella Silva é um dos destaques da natação
feminina do país (Foto: Satiro Sodré / CBDA)
Sempre participei de eventos abertos por muitos anos, noto nos últimos anos uma melhora significativa de provas open quanto a organização e principalmente quanto aos participantes , cujo o nível técnico está cada vez melhor.
É maravilhoso ouvir uma senhora de 60 anos ou mais comentar seu desempenho na prova, e exigir um treino que pode auxiliar sua qualidade como nadadora.
A Natação segue a largas braçadas nas piscinas, nas represas ...no mar... não importa!!
Participar de uma grande Festa...
Bater um recorde Mundial...
Ou Simplesmente...Nadar...
O Gesto de Nadar sempre será bem Recebido.
Apenas não podemos Morrer na Praia...
Nenhum comentário:
Postar um comentário