boo-box

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Suplementação na Natação

s melhores dicas de suplementos e aprenda a melhorar seu rendimento físico na natação.

A natação é um esporte que trabalha todos os grupamentos musculares, ajuda a reduzir a gordura corporal, alivia as tensões do dia-a-dia e ajuda a recuperar lesões.

Até aqui nenhuma novidade.

Ao nadar (crawl, costas, peito e borboleta) a pessoa estará trabalhando todos os grupamentos musculares.

O risco de lesões para quem pratica natação é pequeno porque a água diminui os impactos. E o fato de a água amortecer os impactos torna esse esporte excelente para a recuperação de lesões.

A natação é um esporte relaxante que ajuda, também, na redução da gordura corporal quando praticada na intensidade correta.

A natação permite a você ir além, pois é um esporte que amortece o impacto dos exercícios. Assim, você acaba tirando mais proveito de sua capacidade do que em outros esportes e ajuda na redução da gordura corporal.

É importante seguir uma dieta balanceada e suprir as necessidades de nutrientes de seu corpo, pois a natação é um esporte que demanda bastante energia.

Os suplementos alimentares são importantes para suprir suas necessidades, pois alguns nutrientes não são encontrados com abundância nos alimentos ou no próprio corpo.

Isso vai melhorar seu desempenho no esporte, pois ajudará na manutenção e no aumento de massa muscular, aumentará o seu metabolismo e o seu sistema imunológico e fornecerá a quantidade de vitaminas e minerais que um praticante de atividade física necessita para se exercitar melhor.

O guia a seguir indicará quais os suplementos mais indicados e por que eles suprem as necessidades de um nadador.

- Suplementação para auxiliar na natação:

Sports Drinks:É desaconselhado comer durante a prática de natação, mas é importante manter-se hidratado, pois o seu corpo perde muitos fluidos.

Os sports drinks, além de manterem o corpo hidratado, são uma fonte importante de carboidratos, que deve ser a base da alimentação e suplementação de um nadador.

O carboidrato é o responsável por dar energia à prática da atividade física. Além disso, os sports drinks fornecem eletrólitos, com minerais essenciais ao corpo do nadador e controla as trocas de água no organismo.

O suor que evapora pela pele contém uma variedade de eletrólitos. Estes têm em sua composição alguns componentes, como sódio, potássio, cálcio, magnésio, cloro, bicarbonato, fosfato e sulfato. Os eletrólitos, especialmente sódio e potássio, estão presentes na composição dos sports drinks e são importantes na recomposição da perda desses eletrólitos durante a natação e apara a reidratação.


Dextrose:Os carboidratos são a fonte mais eficiente de energia para os músculos, e um nadador precisa de bastante energia porque o desgaste físico do esporte é muito grande. Portanto, é importante para o nadador manter uma dieta rica em carboidratos. Porém, nem sempre ele consegue ingerir a quantidade necessária por meio dos alimentos.

A suplementação com dextrose é importante, pois esta é uma rica fonte de carboidratos. A dextrose, mais conhecida como glicose, é a principal fonte de energia do corpo, e é considerada um carboidrato simples, pois é digerido e absorvido rapidamente, dando um aumento de energia imediato.


Glutamina:É usada pelo corpo para manter o sistema imunológico fortalecido. A glutamina promove o ganho de massa muscular e é excelente também para o pós-treino e pós-competição, sendo importante para a recuperação muscular.

É importante ganhar massa e fortalecer os músculos para ganhar mais potência nas braçadas. A glutamina supre as necessidades que o corpo tem de aminoácidos, que são necessários para preservar a massa muscular e manter o seu sistema imunológico fortalecido. Músculos fortalecidos geram a força que você precisa para ter um melhor rendimento nas piscinas.


Multivitamínicos: O corpo necessita de vitaminas e minerais para praticamente todos os movimentos básicos.

Os multivitamínicos fornecem energia para os músculos trabalhados e auxiliam na recuperação muscular. Sem as vitaminas e minerais adequados, essas funções básicas do corpo não encontram espaço para agir.


Whey Protein:Se deseja ganhar músculos, você precisa de proteína. Whey protein é a proteína de maior qualidade

e de maior valor biológico existente no mercado. Escolher um suplemento protéico de qualidade é essencial para manter-se saudável e ajudar na construção de músculos que serão bastante exigidos durante a prática da natação.

Depois do exercício, treinamento ou competição, o whey ajuda na sua recuperação. Os aminoácidos contidos em whey são rapidamente absorvidos e levados até os músculos para o reparo dos tecidos. Além de tudo, o whey protein não pesa no estômago e é digerido de maneira rápida e fácil. Assim, você pode ingerir as proteínas de que precisa sem afetar a sua performance.

Barras proteicas: São excelentes para substituir lanches e evitar o catabolismo (quebra de músculos). Podem ser levadas com o nadador para ser ingerido antes de entrar na água ou durante o tempo de aula ou de treino para ajudar a manter o metabolismo acelerado.

Afinal, é importante fazer uma refeição de 3 em 3 horas. E a hora em que você estiver na água ou pronto para entrar nela pode ser a hora de fazer uma refeição. As barras de proteínas são saborosas, além de uma excelente fonte de proteína, que é essencial para o crescimento muscular. Essas barras são muito práticas, por isso podem ser levadas para qualquer lugar.

Guaraná: Fornece energia para o corpo, mantendo excelente nível de performance durante a prática da natação. Além disso, mantém você ligado na partida por ajudar em uma boa atividade da adrenalina e fluxo sanguíneo. Isso ajuda a ficar mais concentrado nos movimentos das braçadas e a ter uma melhor noção de espaço dentro da sua raia. O guaraná ajuda também a manter um bom funcionamento do sistema nervoso central e do metabolismo. Mas, tome cuidado, pois o uso excessivo de cafeína pode ser prejudicial. Portanto, faça uso do guaraná com moderação.

Termogênicos:São ideais para quem deseja um suplemento para auxiliar na perda de peso junto com a prática da natação. Ação termogênica significa transformar em energia as calorias provenientes da

gordura corporal e da alimentação. Através da ação termogênica, seu metabolismo se manterá acelerado para que você queime mais gordura ao longo do dia, mesmo durante o período de descanso. Os termogênicos têm uma ação mais efetiva quando ingeridos junto com uma atividade aeróbica como a natação para auxiliar na perda de peso.


Dicas para um melhor rendimento físico na natação:

  • A natação pode ser um exercício de longa duração e baixa intensidade ou de curta duração e alta intensidade. Depende dos objetivos que o praticante deseja alcançar.

  • Para ganhar mais resistência tente nadar com uma camisa ou carga. Quando você for nadar sem a camisa, vai encontrar mais facilidade.
Suplementos não fazem milagres, devem ser utilizados corretamente, sempre com acompanhamento especializado pois o uso inadequado pode gerar prejuízos a saúde.

O maior objetivo do suplemento é complementar nutricionalmente o praticante de atividade física, melhorando seu desempenho e dimunuindo seu desgaste físico, consequentemente evitando lesões.Por issso não radicalize! Depois não adianta Reclamar...

Referencia B ibliográfica:
1. Alley, L. E. (1952). An analysis of water resistance and propulsion in swimming. Res. Quart., 23 : 253-270.
2. Clarys, J. P. (1978). An experimental investigation of the application of fundamental hydrodynamics to the human body. In: B. Eriksson e B. Furberg (eds.),Swimming Medicine IV, pp. 386-394. University Park Press, Baltimore.
3. Clarys, J. P. (1979). Human morphology and hydrodynamics. In: In: J. Terauds e E. W. Bedingfield (eds.), Swimming III , pp. 3-41. University Park Press, Baltimore.
4. Costill, D. L.; Kovaleski, J.; Porter, D.; Kirwan, J.; Fielding, R.; King, D. (1985). Energy expenditure during front crawl swimming: predicting success in middle distance events. Int. J. Sports Med. 6: 266-270.
5. Counsilman, J. E. (1955). Forces in swimming two tipes of crawl stroke. Res. Quart., 26 (2): 127-139
6. Counsilman, J. E. (1968).The science of swimming . Prentice- Hall, Englewood Cliffs, New York

4 comentários:

Débora Rangel disse...

Qual é a intensidade correta de se praticar natação?

Anônimo disse...

Debora
Sou leitor do blog e nao entendo muito sobre fisiologia mas nado desde crianca.. e pela minha experiencia eu diria p vc procurar um prof ou treinador, ele vai te conhecer e saber a intensidade correta de acordo com seu objetivo.

Unknown disse...

Olá , o whey pós-treino na natação se toma junto com a dextrose ou somente o whey ?

Obrigado

Dicas de Excelência disse...

Fazer natação é o maximo, eu pego mó bem nadar.. imagina competir...Para melhora o desenpenho é um adotar um Suplemento Para melhorar o desempenho