boo-box

sábado, 1 de outubro de 2011

Preparação para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011

Uma mudança de última hora regra definida pela organização dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, a 17 dias do início da competição, pode tirar nadadores e outros atletas de esportes aquáticos da delegação brasileira e de outros países que viajarão ao México.
A decisão já gerou repúdio oficial da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) e membros do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) marcaram reunião, na próxima sexta-feira, com os organizadores da competição para tentar reverter a limitação do número de inscritos nessas modalidades.

Para cortar custos, e por falta de espaço físico para acomodação, a organização do Pan decidiu limitar em 256 (128 homens e 128 mulheres) os nadadores inscritos.
E usou dois critérios para os cortes: o primeiro foi eliminar aqueles que só participarão de provas de revezamento.
Michele Lenhardt só nadaria prova de revezamento
Os outros serão eliminados por critérios de ranking da Fina (Federação Internacional de Natação) – os que tiverem menores tempos de inscrição estarão fora, até se chegar ao número de 256.
Como eram 432 nadadores, 176 ficarão de fora (40%).
A CBDA e o COB não informaram quantos e quais brasileiros seriam prejudicados, chegou ao número de cinco somente pelo primeiro critério:
Ana Carolina Araújo Santos (revezamento 4x200 livre),
 André Schultz (4x200 livre),
Michele Lenhardt  (4x100 livre),
Nicolas Nilo César de Oliveira (4x100 livre e 4x200 livre)
e Rodrigo Octávio Rocha e Castro (4x200 livre).
A CBDA enviou um arrazoado (argumentação em defesa de uma causa) à Odepa (Organização Desportiva Pan-Americana) alegando que a decisão fere o regulamento da competição e prejudica atletas que ainda buscam o índice para as Olimpíadas de Londres, em 2012.
Pela regra, cada uma das 42 nações filiadas à Odepa poderia inscrever até 52 atletas – o que daria mais de 2,1 mil participantes.
O Brasil havia convocado 40 nadadores, 12 abaixo do limite.

O email avisando a alteração foi enviado às 16h37 desta terça- feira 28/09/11 (18h37 horário de Brasília), informando que o critério havia sido estipulado pela Uana (União Americana de Natação).
Outros esportes aquáticos, como o nado sincronizado e os saltos ornamentais, também serão prejudicados, mas em menor escala – são menos inscritos.
 

Um comentário:

Nilcelina♡ disse...

haha' naum vejop a hora de chegar looogo to torcendo pelos atletas haha"