boo-box

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Travessia do Rei do Mar 2009

Travessia do Rei do Mar

http://4.bp.blogspot.com/_qOLPudWYeLQ/Sv3c_zZRJTI/AAAAAAAABRo/GIr3OB_U5hE/s400/Rei+do+Mar.jpg

A Praia de Copacabana foi palco do "Rei do Mar 2009" entre os dias 12 e 13 de dezembro. O

evento teve a participação de grandes nomes da maratona aquática mundial e de atletas amadores. Foram três competições: Desafio Elite, Desafio Brasil x Cinco Continentes (profissionais) e Travessia Rei do Mar (amadores).

No sábado, os nadadores anônimos mergulharam no mar para disputar a prova de 2km, que aconteceu na altura do Posto 6, a partir das 9h. No mesmo dia, os dez atletas da elite entraram na água em uma prova de 400m, para definir o grid de largada para a competição principal, no dia seguinte.

Os marmanjos ganharam a companhia ilustre da atual campeã do circuito mundial de maratona aquática, Poliana Okimoto, que ganhou o carinho dos fãs e teve que posar para muitas fotos. Vinte minutos depois foi a vez das mulheres entrarem na água para a disputa.http://2.bp.blogspot.com/_hhREVfG9LpE/SspA4cXY3mI/AAAAAAAAAjI/X9XwyYsMf0Q/S240/A+A+A+10+A+A+AAAFtPolianaOkimotoOndasMar.jpg

Participando do evento como convidada, Poliana Okimoto roubou a cena e foi a primeira a sair do mar para completar a prova. Atrás dela, Rafael Ribeiro, com o tempo de 25m06s, foi o grande campeão da Travessia. No segundo lugar a surpresa: aos 51 anos, o ex-nadador olímpico Djan Madruga fez 25m40s e deixou muitos garotos para trás. (Quem foi rei não perde a Majestade... E viva os velhos Lobos do Mar!) Fechando o pódio masculino, Juan Soares em terceiro (26m08s).

Raphael Andriolo/GLOBOESPORTE.COM

Poliana sobe ao palco para receber o troféu, em forma de tridente, de Rainha do Mar 2009

No domingo, Poliana foi coroada a Rainha do Mar.

Travessia do Rei do Mar

Masculino

1º Rafael Ribeiro (25m06s)

2º Djan Madruga (25m40s)

3º Juan Soares (26m08s)

Feminino

1º Mariana Pereira (29m17s)

2º Cátia Mantini (30m52s)

3º Beatriz Cosenza (31m27s)

Desafio Brasil x Cinco Continentes

Além do Desafio Elite, o evento contará com um duelo de equipes. Os cinco nadadores brasileiros disputarão com os cinco estrangeiros o Desafio Brasil x Cinco Continentes. As colocações dos atletas na prova individual contará pontos para saber quem foi o time mais regular. Quem somar mais pontos fica com o título.

Os competidores enfrentaram tempo nublado na praia de Copacabana

Os competidores enfrentaram tempo nublado

Prova principal: Desafio Elite

Cinco maratonistas brasileiros e cinco estrangeiros tentarão conquistar o título de Rei do Mar 2009. Atual campeão do evento, Luiz Lima encabeça a lista dos brasileiros, que ainda contam com Carlos Pavão, Fábio Lima, Glauco Rangel e Filipe Alcântara. Entre os gringos estava o alemão Alexander Studzinski (Europa), o israelense Daniel Katzir (Ásia), o australiano Trent Grimsey (Oceania), o sul-africano Chad Ho (África) e o mexicano Ivan Lopez (Américas).

Eles tiveram pela frente um percurso de 10km. Quem vencer, fica com o Tridente de Rei do Mar, que pertencia a Luiz Lima, por ter completado a travessia do Leme ao Pontal (35km) em 2008.

No domingo 13/12, o australiano Trent Grimsey conquistou o título de Rei do Mar 2009 ao vencer o Desafio na Praia de Copacabana.

A imagem “http://www.thewaterisopen.com/images/uploads/trent_grimsey_at_tiburon_1.jpg” contém erros e não pode ser exibida.A imagem “http://www.thewaterisopen.com/images/uploads/trent_grimsey_at_tiburon_1.jpg” contém erros e não pode ser exibida.http://www2.pictures.zimbio.com/gi/Open+Water+Swimming+Day+Five+13th+FINA+World+ssP65UIv8Apl.jpg

O australiano surpreendeu a todos ao se recuperar nas últimas voltas da maratona aquática e se tornar o novo dono do tridente do Rei do Mar.

http://3.bp.blogspot.com/_wKGNetZTKHo/SdX78YZynaI/AAAAAAAADcs/VCNZpFaZ7AY/s200/Trent+Grimsey+at+Tiburon+Mile.jpg

Trent Grimsey saiu na frente, após chegar em primeiro no grid de largada disputado neste sábado, dia 12. Ele perdeu posições já nas duas primeiras voltas da competição e chegou a ser o décimo colocado.


http://images.supersport.co.za/Ken%20&%20Chad%20A.jpg

A disputa foi movimentada e teve três atletas diferentes na liderança. No fim da primeira etapa, o sul-africano Chad Ho estava na frente. Na segunda volta, foi a vez do brasileiro Luiz Lima liderar. Enquanto isso, Trent ocupava a última posição.

http://superimagemedia.files.wordpress.com/2009/04/2356-454blog.jpg

A chuva, que até então era quase imperceptível, começou a se intensificar na terceira volta. A partir deste momento, o australiano iniciou sua recuperação. Ele terminou a terceira etapa já como primeiro colocado e assim continuou até o fim da prova. Trent chegou a abrir 20 segundos de vantagem em cima do segundo colocado e ficou difícil para Chad Ho alcançá-lo.


http://1.bp.blogspot.com/_qOLPudWYeLQ/Sw0-D68Kd6I/AAAAAAAABag/A5ETSK9kg3I/s1600/imagem.jpg

Ao fim da maratona, o vencedor disse estar desgastado, mas feliz com a vitória. "A prova foi muito dura. O mais difícil para mim foi a corrida. Estou bem cansado, mas foi muito legal e quero estar aqui no ano que vem".

Os brasileiros Luiz Lima e Filipe Alcântara ficaram entre os cinco primeiros classificados. Luiz, Rei do Mar em 2008, ficou feliz com seu resultado e achou que a corrida tornou a competição ainda mais difícil. "Foi um final de prova muito bom. Fiquei feliz com o meu desempenho. O trintão aqui deu muito trabalho para a garotada. O Trent é muito bom e mereceu a vitória. A gente tem que trabalhar para que até 2016 tenham muitos eventos deste nível, que elevam o esporte do país".

No somatório dos resultados individuais, a Equipe Cinco Continentes venceu a Equipe Brasil no Rei do Mar 2009.

http://oglobo.globo.com/fotos/2009/12/13/13_MHG_reimara.jpg
Classificação geral:

1º - Trent Grimsey-AUS (1h35m03s)
2º - Chad Ho-AFR (1h35m34s)
3º - Alexander Studzinski-ALE (1h35m36s)
4º - Luiz Lima (1h35m37s)
5º - Filipe Alcântara (1h35m45s)
6º - Glauco Rangel (1h36m21s)
7º - Ivan Lopez-MEX (1h36m22s)
8º - Fábio Lima (1h36m23)
9º - Daniel Katzir-ISR (1h36m32s)
10º - Carlos Pavão (1h36m44s)

Nenhum comentário: