boo-box

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Por que não se deve nadar depois de uma refeição?

Os pais costumam advertir seus filhos que, após uma refeição, eles devem esperar pelo menos uma hora antes de nadar.

Mito? Verdade?
A imagem “http://namosca.brogui.com/wp-content/uploads/2008/06/swimming.jpg” contém erros e não pode ser exibida.
Essa é realmente uma boa advertência.
Se você pular na piscina ou no mar logo depois de comer, você pode ter cãibras e também corre o risco de se afogar. Neste artigo, vamos ver como isso funciona.

kids in swimming pool

Nadar logo depois de comer pode causar cãibras

Para entender porque isso é arriscado, lembre-se de que seu corpo trabalha sempre para cuidar de suas necessidades de energia e que necessidades conflitantes podem causar problemas.
Quando você se exercita, seu sistema nervoso simpático, uma parte do sistema nervoso autônomo ou automático (tronco do cérebro, medula espinhal), produz estímulos nervosos para o coração e para os vasos sanguíneos.A imagem “http://static.hsw.com.br/gif/how-to-deal-with-tendinitis-2.jpg” contém erros e não pode ser exibida.
Essa estimulação nervosa faz com que os vasos sanguíneos (artérias e veias) se contraiam ou se constrinjam - vasoconstrição.
Essa vasoconstrição aumenta a resistência dos vasos sanguíneos nesses tecidos e reduz o fluxo de sangue para eles.
O músculo ativo também recebe o comando para a vasoconstrição, mas os subprodutos metabólicos produzidos dentro do músculo cancelam esse comando e causam vasodilatação.
A imagem “http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/ed/Vasodilata%C3%A7%C3%A3o.PNG” contém erros e não pode ser exibida.
Então, se a maior parte do corpo está recebendo uma mensagem para cortar o fluxo de sangue e os músculos estão recebendo uma mensagem para aumentar o fluxo de sangue, o sangue que deveria ir para alguns dos órgãos irá para os músculos.
O corpo está tirando de uma parte e dando a outra, mas está tudo bem se os órgãos que estão recebendo menos sangue, como o estômago ou os rins, não estão funcionando.

A imagem “http://defpraiasmatosinhos.no.sapo.pt/Imagens/seguranca-13.jpg” contém erros e não pode ser exibida.
Mas o que acontece se um desses órgãos precisar de sangue para fazer seu trabalho?
Se você acabou de comer, então o alimento no estômago começa a ser digerido.
Isso requer um maior fornecimento de sangue para o estômago e para os intestinos.

Da mesma forma que os subprodutos metabólicos no trabalho muscular, a presença de alimento no estômago cancela os comandos do sistema nervoso para contrair os vasos sanguíneos no estômago e nos intestinos.
Agora você tem uma situação na qual o sistema digestivo e o trabalho muscular aumentaram as demandas por fluxo sanguíneo e estão competindo por um aumento do fornecimento de sangue.
A imagem “http://www.enciclopedia.com.pt/images/navy-seal-11.jpg” contém erros e não pode ser exibida.
O que acontece é que o sistema não consegue fluxo sanguíneo suficiente para realizar suas necessidades e os tecidos começam a ter cãibras.
Isso significa um problema sério se você estiver na água, o que aumenta seu risco de afogamento.
Se você esperar cerca de uma hora para permitir que aconteça a digestão e o alimento saia do estômago, então seu risco de cãibras diminui.
A imagem “http://www.abc.net.au/reslib/200407/r25067_61988.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

4 comentários:

Rodrigo disse...

Isso vale mesmo para um café da manhã leve, como por exemplo ingerir suco de laranja, café com leite, pão integral com nutella, ou margarina?

profcriss disse...

Cada alimento tem um tempo para ser digerido, os carboidratos simples tem uma digestão mais acelerada, já alimentos como leite e seus derivados metabolizam mais devagar.
O café da manhã é indispensável quando se faz atividade física ou não, o cuidado especial deve ser oferecido é quanto ao tempo e intensidade da atividade em função da energia consumida.

Unknown disse...

EU faço natação as 15e20 da tarde e almoço as 13h, gostaria de saber se como algo antes de nadar? o que eu comeria? e oq eu como logo após o termino da natação?

Debora Barreto disse...

Boa Tarde, Faço natação as 7:50 da manhã, e tomo meu café as 7hs da manhã, atualmente meu cafè da manhã é 200 ml de café com leite, 1 fatia de pão integral com manteiga ou fatia de ricota. Sempre que faço as aulas sinto dores no estomago, gostaria de saber o que devo fazer para evitar este desconforto.
Debora Barreto - RJ