As façanhas do 'The Flash' Alain Bernard, um atleta que saiu do anonimato para bater três recordes mundias em três dias (duas vezes o dos 100m e o dos 50m) durante o Europeu de Natação, na Holanda, não páram de gerar polêmica. Atual campeão mundial dos 100m, prova que teve a melhor marca superada pelo francês em dois dias consecutivos, o italiano Filippo Magnini disse que o nadador encontrou "as vitaminas certas" para assombrar o mundo do esporte.
Com " vitaminas" ou sem o que me chamou atenção foi sua técnica de braçada no nado Crawl , já vimos antes nadadores como Ian Torpe com braçadas longas e amplas com pouca elevação do cotovelo, com rítmo quase "lento" comparado com demais nadadores, bater recordes e apresentar desempenho prodigioso.
É claro que o biotipo longilíneo e a envergadura (comprimento entre um braço e outro) influência e muito.
Mas outros o australiano Eamon Sullivan, recordista anterior dos 50m livre, apresentam a braçada "clássica", executando até mesmo o "S", tem desempenho parecido. Tornando assim a disputa muito mais interessante.
A expectativa é de que Phelps possa ganhar até sete ouros, igualando Mark Spitz, o maior medalhista de ouro em uma única edição das Olimpíadas. Ainda que não consiga e vença apenas as quatro provas individuais nas quais é o recordista mundial, Phelps terá dez ouros e se tornará o atleta com mais medalhas de ouro na história das Olimpíadas.
Como começou toda essa expectativa quanto ao nadador ?
Phelps vai em busca de recorde em Pequim
Ele preenche todos intens citados acima, talvez o único fator que possa gerar uma quebra das previsões quanto a sua vitória seja o fator psicológico.
O Brasileiros também fizeram a lição de casa, com seus estilos prometem excelente desempenho, Cesar Cielo é um deles, com um rítmo inegualável de braçadas e muita explosão nas provas curtas não é uma promessa, é uma realidade.
César Cielo disputará quatro provas em Pequim, 50m livre, os 100m livre e os revezamentos 4x100m livre e 4x100m medley.
Flávia Delaroli
E Thiago Pereira ? E nome brasileiro para os principais confrontos com Phelps, nadará as provas de 200m e 400m medley e o revezamento 4x200m livre.
Thiago Pereira é a maior esperança de medalha
Também obteve classificação nos 200m livre, 100m e 200m costas e 200m peito, Porém optou por não participar dessas.
Façam suas apostas!!
Eu não posso acreditar muito em sorte, acredito em trabalho duro.
Ser um nadador talentoso nem sempre é o principal ingrediente para vitória final.
Afinal de acordo Benjamin Franklin, 30 % é talento e o resto muito Suor...
Um comentário:
eu vi q algumas fotos estão ficando cortadas por causa do tamanho da caixa de postagem, vc podia dar uma mexida no html pra aumentar o tamanho.
abraço
Postar um comentário