boo-box

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Hidrofobia- Medo de àgua


O medo da água é mais comum do que se imagina, mas pode ser superado com a ajuda de profissionais especializados

A fobia é o medo patológico. Quando em contato com o objeto fóbico, o indivíduo entra em pânico e tem uma intensa crise de ansiedade, com manifestações físicas como taquicardia, sudorese, vertigem, respiração acelerada.
Com isso, a tendência é a pessoa se esquivar desse objeto, comenta o psiquiatra e psicoterapeuta Geraldo Possendoro, especialista em ansiedade e professor do curso de especialização em psicoterapia cognitivo-comportamental da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp.
Certamente, não basta cair na piscina para aprender a nadar. Este é o primeiro passo, mas a atividade também exige dedicação e força de vontade.A fase de adaptação com a água é a mais complicada.
O maior receio:
Afundar.
Todos passam por isso no começo, não desista.
Lembre-se cada indivíduo tem seu rítmo. Tenha muita paciência, cada um tem o seu rítmo e limite pessoal.
Aprenda a respeitar o seu.

2 comentários:

Iná disse...

Eu tinha fobia da água. Tive este problema a vida toda e resolvi enfrentar agora. Foi muito difícil no começo. Tinha dias que eu chorava na piscina porque me sentia incapaz de controlar a angústia que me dava em movimentos muito simples na água. O pior é que seu lado racional sabe que aquilo é uma bobeira, mas o medo é irracional e não adianta negar que vc sinta. É uma guerra entre a razão e o medo profundo. Com a ajuda do meu professor Benê e com a paciêncioa que teve eu consegui superar. Ainda estou aprendendo a nadar e todo dia é um enfrentamento. Ainda tenho regressões na água e nestas horas tenho vontade de desistir, mas JAMAIS desestirei. Vou me tornar uma boa nadadora em todos os estilos. Se alguém já viveu isto e quiser compartilhar meu mail é lilicsl@hotmail.com. Se vc tem este problema não desista pq aos poucos o seu incosnciente vai se desfazendo do medo absurdo. Abraço

Anônimo disse...

Realmente o medo de nadar é muito complicado e só atrapalha. Estou fazendo natação há seis meses, mas o medo ainda é incontrolável. Tenho pavor de afundar e me afogar, estou no nado crawl ainda com dificuldade. Acho que as técnicas que eles vão usando pelo menos na academia que faço, não ajuda tanto, creio que tinha que ter uma dessensibilização antes de começar com técnicas. De que adianta vc bater os braços e pernas se fora isso vc tiver pavor??!!