quarta-feira, 4 de julho de 2007

Gasto Calórico na Natação

Gasto Calórico na Natação

A natação é um esporte de predominância aeróbica, ou seja, que utiliza oxigênio para produzir energia. Esse tipo de exercício geralmente requer velocidades moderadas e longas distâncias. Em relação a outras atividades aeróbicas praticadas no chão, como corrida e pedalada, sem dúvida a natação é a que apresenta menor risco de lesão articular. Como forma de perder gorduras, no entanto, sua eficiência varia de acordo com o desempenho do nadador. A demanda de energia depende da velocidade do movimento e da braçada que está sendo dada, mas também é influenciada pela habilidade do nadador. Um nadador hábil requer menos energia para mover-se na água, portanto ele tem que nadar uma distância maior do que uma pessoa não experiente para alcançar o mesmo gasto calórico.

O gasto calórico na natação, como em qualquer outra atividade física, depende muito do metabolismo de cada indivíduo, mas pode-se dizer que uma aula de natação com 45 minutos ininterruptos consome cerca de 400 kcal a 600 kcal. O dispêndio de energia de simplesmente mexer as pernas para manter-se à tona em posição vertical pode ser alto: um consumo de cerca de 1,5 litros de O2 por minuto. Isto significa um gasto calórico estimado de 7,5 kcal/min. Os nadadores de elite usam o mesmo número de quilocalorias por minuto para nadar a 36 metros por minuto, enquanto que um nadador não experimentado pode requerer o dobro para manter a mesma velocidade.

Tem-se estimado que o dispêndio calórico por milha de natação é cerca de 4 vezes maior que o de correr 1 milha e 8 vezes o de caminhar 1 milha. Entretanto o dispêndio calórico real por milha de natação varia muito, dependendo da habilidade e do sexo. Dicas importantes:

Um comentário:

Maria Judith. disse...

Minha dúvida é a seguinte: preciso perder peso, cerca de 10 kg pelo menos. Acompanho a dieta dos vigilantes do peso, que me parece sensata e fácil de fazer. Mais do que isso, quero fazer algum exercício, mas o único que me agrada é natação. Fui nadadora de piscina e mar, de provas curtas até travessias no mar, daí ter muita facilidade, e daí também ter a grande dúvida: aos 61 anos, peso 75 kg, nadando 1.500 metros 4 dias na semana, qual o consumo calórico? Nado usando pés de pato, para fazer mais força, e alterno nado completo com pernaas apenas. Velocidade média, confortável.