As seguintes dicas foram enviadas pela USA Swimming aos treinadores membros e dedicada para os nadadores que executam práticas de duas horas ou mais de duração.
Dicas de Charlene Boudreau, Diretora de High Performance Network da USA Swimming
1) Uma bebida eletrólica-carbohidratada durante o treinamento.
Alguns goles a cada 10 a 20 minutos durante o treinamento vai manter a hidratação, além de fornecer eletrólitos e manter os níveis de energia na faixa de 90 minutos.
Gatorade e Powerade são dois dos mais populares utilizados e ambos possuem 6 a 8% de solução no critério de maximização da absorção do combustível, ou seja, sem impedir a absorção normal dos fluídos pelo nosso corpo.
Qualquer produto mais forte do que 6 a 8% causa dores e problemas gastrointestinais.
2) Uma substancial fonte de energia precisa ser consumida após as 2 horas de treinamento e seguindo-se a cada hora.
Isso pode ser alcançado com o consumo de 25 gramas de carbohidratos com PowerGel ou ClifShot ou mesmo outros produtos do gênero.
Nadadores mais velhos e de maior compleição física precisam ainda mais.
Treinamentos de até 3 horas o consumo precisa ser basicamente de carbohidratos.
Treinamentos de mais de 3 horas, a suplementação precisa ser mais 'compreensiva' e específica. Incluindo proteínas, carbohidratos e gorduras.
Sugiro neste caso bebidas de reposição energética automática já que possuem um valor nutritito bem alto com um baixo volume de comida.
Sugestão para o uso de gels e barras energéticas que são fáceis de administração e transporte para a borda da piscina.
3) Um substancial lanche precisa ser feito logo após o treinamento.
Isso pode ser feito no padrão sugestionado no item 2, ou algo como um sanduíche e um copo de suco, bagel com pasta de amendoim, iougurte com frutas, uma lata de Boost ou Ensure.
Isso depende da habilidade do nadador de tolerar diferentes tipos de nutrição.
Mas não deixe de fazer isso com 30 minutos após o encerramento da sua prática.
E outro snack por volta de 1 hora após.
Exercícios deixam o corpo extremamente sensíveis para insulina, que tem como principal papel tirar o açúcar do sangue da corrente sanguínea e armazena-lo.
O efeito dura por aproximadamente 2 horas após o exercício.
Tirando vantagem desta oportunidade nutricional, isso permite ao corpo armazenar energia mais eficientemente onde é necessária (como glicogênio e não gordura), colocando combustível de volta no tanque.
Carbohidrato é o principal foco aqui.
Adicionando proteína irá ajudar com a reparação muscular danificada. Uma proporção de 4 x 1 carbohidrato X proteína é a mistura ideal.
Produtos Nutricionais existem muitos de marcas e formulações diferentes, não vá apenas pela propaganda ou pela velha história de ouvi falar que... Converse com os profissionais especializados e apartir daí busque um solução individual, de acordo com o seu biotipo e metabolismo.
Bons Treinos!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário