18/08, César Cielo (23s03) e Nicholas Santos (23s33) ganharam ouro e prata nos 50m livre, segunda prova do Pan-Pacífico 2010.
 |
| Crédito: Reuters |
|
 | |  |
 | Cesar Cielo levou sua primeira medalha no Pan-Pacífico |
O resultado animou a equipe que apenas em uma prova já superou a melhor campanha do país na história da competição.
Antes o melhor resultado da seleção foram as duas medalhas de bronze em 2006. - Estou muito contente com esse resultado. É um bom primeiro passo para esse campeonato. Ainda tem os 50m e 100m livre e espero conquistar mais duas medalhas de ouro na competição. Começar com uma dobradinha foi muito bom pra mim e pra ele, mas principalmente para o grupo ver que a gente pode nadar rápido e levar muitas medalhas para o Brasil. - disse Cielo.
O crescimento do grupo todo do Brasil tem se mostrado uma das motivações de César Cielo. Na véspera dos 50m borboleta em reunião da equipe ele procurou demonstrar o quanto acredita no sucesso da equipe.

- Os Jogos Olímpicos de Londres vêm aí e esse grupo de nadadores tem tudo para entrar para a história da natação do país como o mais vitorioso - disse.
O tempo de Cielo é a melhor marca do ano na prova e superou o recorde de campeonato que o australiano Geoff Hueghill bateu nas eliminatórias, 23s27.
O tempo também é melhor que os 23s15 que deram o ouro ao recordista mundial da prova, o espanhol Rafael Muñoz, no Campeonato Europeu deste ano. Completou o pódio em Irvine o sul-africano Roland Schoeman (23s39).
- Fiquei muito feliz. Essa dobradinha valeu a pena. É melhor perder pro César que pros gringos - brincou Nicholas.
Este foi o melhor resultado do país na História do Pan-Pacífico, superando o ouro e o bronze conquistados por Ricardo Prado há 25 anos, em Tóquio (Japão), nos 400m medley e 200m borboleta, respectivamente.
Dias antes...
O francês Frederick Bousquet ganhou a medalha de ouro neste domingo 15/08/10 na prova dos 50 m livre do Europeu de natação, disputado em Budapeste, na Hungria.
Com o tempo de 21s49, ele anotou a segunda melhor marca do ano e voltou a superar os 21s55 de Cesar Cielo, que até então era o recordista da prova na era pós-supermaiôs.
Nas eliminatórias de sábado, Bousquet já havia anotado 21s36, a melhor marca do ano nos 50 m livre, e a melhor da história sem o auxílio de trajes tecnológicos. Quando Cielo cravou seus 21s55 em Paris no mês de junho, ele tinha superado o melhor tempo do russo Alexander Popov, que é de 21s64.
Foi a sétima vez neste ano que Bousquet nadou os 50 m livre em menos de 22 segundos. Cesar Cielo, por sua vez, obteve esse feito apenas três vezes, embora tenha participado de menos eventos do que o rival francês durante a temporada.

Em Budapeste, Bousquet levou o ouro com 0s2 de vantagem para o segundo colocado, o sueco Stefan Nystrand. Seu compatriota Fabien Gilot chegou em terceiro, com 0s27 de desvantagem.
Entre as mulheres, a sueca Therese Alshammar levou o seu segundo ouro seguido na competição ao vencer a prova dos 50 m livre em 24s45. Nos 50 m peito, a russa Yuliya Efimova cravou 30s29 e estabeleceu novo recorde da competição.
