boo-box

domingo, 29 de agosto de 2010

E nossas Meninas... como nadam?

Primeiro as boas notícias...
Após bronze em Irvine, Fabíola Molina garantiu ouro no Mundial Militar
Nadadora brasileira vence final dos 200m costas na Alemanha .
Apenas seis dias depois de garantir a medalha de bronze no Pan-Pacífico, em Irvine, Fabíola Molina conquistou nesta quarta-feira um ouro no Mundial Militar, que está sendo realizado em Warendor, na Alemanha. A nadadora brasileira, de 35 anos, venceu a prova de 200m costas.
- Ganhei os 200 costas no Mundial Militar! 2m15s60! Meu melhor tempo depois de 13 anos - comemorou Fabíola, em sua página no Twitter.
Na última quinta-feira, Fabíola, que faz parte do Exército Brasileiro, havia garantido a medalha de bronze na final dos 50 costas do Pan-Pacífico, em Irvine, nos Estados Unidos.
No Mundial Paraolímpico de Natação, a seleção nacional conquistou o quinto lugar em Eidhoven, Holanda.
Além de nomes conhecidos no masculino como Andre Brasil (ganhou ouro e a bateu recorde), Daniel Dias (ouro), Phelipe Andrews (bronze), mas a estrela brasileira em Eindhoven foi Edênia Garcia, venceu a prova em 52s87 .
Ana Clara Cruz, que bateu o recorde brasileiro nos 50 m borboleta na classe S6, com o tempo de 44s53.






Agora as desagradáveis...
A nadadora Daynara de Paula foi suspensa por seis meses pela Federação Internacional de Natação. A brasileira atestou positivo para a substância proibida furosemida em exame antidoping realizado nos dias 26 e 27 de março deste ano, durante os Jogos Sul-Americanos de Medellín.
A entidade afirmou em nota publicada em seu site que a substância, encontrada em diuréticos, não foi usada com o intuito de melhorar o desempenho da nadadora. Ainda assim, ficou decidida a suspensão de seis meses, valendo a partir do dia 20 de agosto, quando ocorreu o julgamento na Corte Arbitral do Esporte (CAS), em Lausanne, na Suíça. A manauara tem 21 anos e é um dos destaques da natação feminina do país na atualidade. A nadadora do Minas representou o Brasil nas Olimpíadas de Pequim-2008.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Jogos Mundiais da Juventude...Jogos Mundiais da Juventude- Cingapura 2010

A água está pegando fogo! De um lado Panpacífico, Mundial paraolimpícos e Jogos Mundiais da Juventude...
Pedro Costa perdeu o bronze por apenas um centésimo na final dos 50 m borboleta
Alessandra Marchioto - 450
Walter Roberto/COB
Alessandra Marchioto (foto) e Carolina Bergamaschi estão na final dos 50 m livre
A quinta-feira (19) foi movimentada para a natação brasileira nos Jogos Olímpicos da Juventude. Mais uma vez, a medalha escapou em uma final, mas alguns bons resultados apareceram nas piscinas em Cingapura.

Pedro Costa quase subiu ao pódio. Ele ficou nada menos que um centésimo atrás do italiano Tommaso Romani na decisão dos 50 m borboleta. O europeu marcou 24s80 e levou o bronze. A prata foi para a China, com Gyucheol Chang (24s05), e o ouro ficou com o ucraniano Andrii Govorov (23s64).

Costa já havia disputado a final dos 50 m costas na quarta-feira (18), mas o nadador terminou em último lugar na prova.

Nos 50 m livre feminino, Alessandra Marchioro mostrou novamente que tem potencial para se tornar uma atleta olímpica competitiva. Ela fez o melhor tempo na primeira bateria classificatória, e na sua prova de semifinal terminou em segundo lugar, com tempo de 25s85.

Carolina Bergamaschi também conseguiu garantir vaga na final do 50 m livre. Ela fez o terceiro melhor tempo na sua semifinal, com 26s13. A decisão da medalha será nesta sexta-feira (20).

O Brasil participou também da final do revezamento 4 x 100 m livre entre as meninas nesta quinta. Alessandra e Carolina nadaram, junto com Bruna Rocha e Julia Gerotto. O time acabou na quinta posição, com o tempo de 3min52s86. A China ganhou mais um ouro na natação, com a prata indo para a Alemanha e o bronze para o Canadá.

Bruna Rocha também disputou a qualificação dos 100 m livre, mas fez o sexto tempo, 1min03s07, e não conseguiu avançar à semifinal.

Outros dois nadadores brasileiros também não alcançaram a final em suas modalidades. Victor Rodrigues atingiu a semi dos 100 m livre, mas acabou em último na classificação à decisão. Já Vinicius Borges, nos 50 m peito, acabou em quarto na sua semifinal, mas o tempo não foi o suficiente para ir à final.

César Cielo e Nicholas Santos fazem dobradinha no Pan-Pacífico de Natação

18/08, César Cielo (23s03) e Nicholas Santos (23s33) ganharam ouro e prata nos 50m livre, segunda prova do Pan-Pacífico 2010.

Crédito: Reuters


Cesar Cielo levou sua primeira medalha no Pan-Pacífico

O resultado animou a equipe que apenas em uma prova já superou a melhor campanha do país na história da competição.
Antes o melhor resultado da seleção foram as duas medalhas de bronze em 2006.

- Estou muito contente com esse resultado. É um bom primeiro passo para esse campeonato. Ainda tem os 50m e 100m livre e espero conquistar mais duas medalhas de ouro na competição. Começar com uma dobradinha foi muito bom pra mim e pra ele, mas principalmente para o grupo ver que a gente pode nadar rápido e levar muitas medalhas para o Brasil. - disse Cielo.

O crescimento do grupo todo do Brasil tem se mostrado uma das motivações de César Cielo. Na véspera dos 50m borboleta em reunião da equipe ele procurou demonstrar o quanto acredita no sucesso da equipe.

http://imagem.band.com.br/f_24371.jpg

- Os Jogos Olímpicos de Londres vêm aí e esse grupo de nadadores tem tudo para entrar para a história da natação do país como o mais vitorioso - disse.

O tempo de Cielo é a melhor marca do ano na prova e superou o recorde de campeonato que o australiano Geoff Hueghill bateu nas eliminatórias, 23s27.

O tempo também é melhor que os 23s15 que deram o ouro ao recordista mundial da prova, o espanhol Rafael Muñoz, no Campeonato Europeu deste ano. Completou o pódio em Irvine o sul-africano Roland Schoeman (23s39).

- Fiquei muito feliz. Essa dobradinha valeu a pena. É melhor perder pro César que pros gringos - brincou Nicholas.

Este foi o melhor resultado do país na História do Pan-Pacífico, superando o ouro e o bronze conquistados por Ricardo Prado há 25 anos, em Tóquio (Japão), nos 400m medley e 200m borboleta, respectivamente.

Dias antes...

    • Bousquet venceu os 50 m no europeu  de natação superando duas vezes a marca de Cielo

    Bousquet venceu os 50 m no europeu de natação superando duas vezes a marca de Cielo

O francês Frederick Bousquet ganhou a medalha de ouro neste domingo 15/08/10 na prova dos 50 m livre do Europeu de natação, disputado em Budapeste, na Hungria.

Com o tempo de 21s49, ele anotou a segunda melhor marca do ano e voltou a superar os 21s55 de Cesar Cielo, que até então era o recordista da prova na era pós-supermaiôs.

Nas eliminatórias de sábado, Bousquet já havia anotado 21s36, a melhor marca do ano nos 50 m livre, e a melhor da história sem o auxílio de trajes tecnológicos. Quando Cielo cravou seus 21s55 em Paris no mês de junho, ele tinha superado o melhor tempo do russo Alexander Popov, que é de 21s64.

Foi a sétima vez neste ano que Bousquet nadou os 50 m livre em menos de 22 segundos. Cesar Cielo, por sua vez, obteve esse feito apenas três vezes, embora tenha participado de menos eventos do que o rival francês durante a temporada.

http://d.yimg.com/x/i/news/afp/j/090321/icpstpo77060309140330photo00.jpg

Em Budapeste, Bousquet levou o ouro com 0s2 de vantagem para o segundo colocado, o sueco Stefan Nystrand. Seu compatriota Fabien Gilot chegou em terceiro, com 0s27 de desvantagem.

Entre as mulheres, a sueca Therese Alshammar levou o seu segundo ouro seguido na competição ao vencer a prova dos 50 m livre em 24s45. Nos 50 m peito, a russa Yuliya Efimova cravou 30s29 e estabeleceu novo recorde da competição.

http://e.i.uol.com.br/esporte/natacao/2010/04/21/ilustracao-mostra-desempenhos-de-cesar-cielo-e-fred-bousquet-comparado-com-alexander-popov-1271877342637_560x494.jpg

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Brasil Paraolímpico

O que tem de comum entre a holandesa Eindhoven, a sul-africana Durban e a argentina Mar del Plata? Se você pensou que não há nada, se enganou. A brasileira Edênia Garcia foi campeã dos 50 m costas nos três Mundiais Paraolímpicos de Natação. Embaixadora da natação feminina no Brasil, Edênia encontrou nas piscinas um universo novo para sua vida, algo que também recomenda a outras mulheres.

Edênia Garcia, que já havia conquistado um bronze na  segunda-feira, trouxe um ouro nesta terça-feira, na classe S4 Foto: Beto  Monteiro/Exemplus/Divulgação

Edênia posa com o primeiro ouro entre as mulheres brasileiras
Foto: Beto Monteiro/Exemplus/Divulgação

"Represento um pouco das meninas", diz ela antes de fazer uma convocação.

"Que as nadadoras topem o trabalho árduo todos os dias. É preciso deixar coisas de lado para se dedicar à natação. Ser atleta tem uma rotina que você precisa largar para ter foco". Até aqui, Edênia é dona de um ouro, uma prata (em revezamento) e um bronze em Eindhoven.

Convocar mais participantes para o esporte paraolímpico é algo constante no discurso dos atletas. Ponto falho na equipe brasileira, o time feminino ganha em Edênia um ícone, o que é sempre fundamental. "O trabalho aqui é difícil. Mas para quem gosta e ama o esporte, e que não conhecem, que procurem conhecer. A recompensa é bem maior. Para melhorar o Brasil e para as pessoas portadoras de deficiência, precisamos de mais gente trabalhando".

Nas piscinas, a saída para tudo

Para a potiguar Edênia, 23 anos, vencer as dificuldades é um processo diário. Basta acordar e elas estão aí. Tricampeã mundial de forma consecutiva, feito inédito entre mulheres na natação paraolímpica do Brasil, ela tem polineuropatia sensitivomotora. Há nove anos, encontrou nas piscinas a união do útil ao agradável.

"Comecei a nadar como um tratamento. Tenho deficiência degenerativa, são duas forças. A doença tenta progredir, me piorar, e tento nadar o mais e o melhor possível para ir contra isso. Esse foi o foi o único tratamento que encontrei, não há outra saída que cure e me dê qualidade de vida melhor".

O que devia ser um tratamento também virou um grande negócio. Dos Jogos Regionais em 2001 ao Mundial de Mar del Plata, no ano seguinte, Edênia deu um salto de qualidade enorme. Conquistou o ouro, não parou mais e não pretende parar tão cedo.

Edênia ordena as metas que tem em seu caminho. "Quero o tetra! Mas antes disso também tem Londres, que é o foco maior. Com 23 anos, claro que também dá para chegar no Rio de Janeiro", confirma. Edenia Garcia Foto: Beto Monteiro/Exemplus/Divulgação

Edênia Garcia deu o primeiro ouro das mulheres ao Brasil
Foto: Beto Monteiro/Exemplus/Divulgação

O Brasil já acumula 11 medalhas no Mundial Paraolímpico de Natação em Eindhoven, na Holanda. Daniel Dias e Edênia Garcia, ambos nos 50m costas, conquistaram o ouro de forma absoluta. Pouco depois, Andre Brasil também venceu os 100m livre, enquanto Phelipe Andrews foi bronze na mesma decisão.

A primeira a vencer foi Edênia Garcia, que já havia conquistado um bronze na segunda-feira. Bem à frente das demais adversárias, ela conquistou o primeiro lugar na classe S4. É o primeiro das mulheres brasileiras na Holanda.

Grande astro da delegação brasileira até aqui, Daniel Dias segue em seu ritmo irretocável. Na classe S5, liderou de ponta a ponta e por 63 centésimos não quebrou o recorde mundial, ficando com 35s67. Foi seu terceiro ouro em três provas individuais - nas duas anteriores, Daniel havia cravado o melhor índice da história.

Daniel Dias conquistou medalha de ouro, recorde mundial e vaga na  Olimpíada de 2012 neste domingo Foto: Beto Monteiro/Exemplus/Divulgação

Daniel já admite cansaço após quatro dias de Mundial

A vitória de Daniel ainda abre mais uma vaga para o Brasil nos Jogos Paraolímpicos de Londres, em 2012.

No ritmo que segue, Daniel Dias se aproxima do objetivo pessoal de sete medalhas de ouro em sete provas individuais no Mundial de Eindhoven. Ele ainda soma uma prata, conquistada na segunda-feira em revezamento.

Em seguida, Andre Brasil não deixou por menos e conquistou seu segundo ouro em três provas - ele também tem uma prata. Nadando na raia 4, venceu os 100m livre da classe S10 e ainda quebrou o recorde mundial com 50s87.

http://oglobo.globo.com/fotos/2010/08/15/15_MHG_PARA.jpg Andre foi seguido por Felipe Andrews, que atingiu 53s59 e arrancou um bronze.

É isso aí Braçada por braçada seguiremos em frente!!!

Parabéns a todos!

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Atleta para todo Gosto e Bolso.

O Brasil vive uma era de ouro para a Natação, Nunca brasileiros brilharam tanto no esporte.
Cesar Cielo Paris Open natação 50m livre

Liderada pelas conquistas inéditas de Cesar Cielo, a natação brasileira tem mostrado grande evolução no cenário mundial.

Prova disso é que no último Mundial, em Roma, o país esteve em 18 finais, 16 a mais do que 2006, em Montreal.

A façanha, porém, se deve principalmente aos resultados alcançados pela natação masculina. A feminina ainda não conseguiu dar o mesmo salto.

Paralelamente ao fato nadadores " Livres" e amantes do esporte , praticam cada vez mais a atividade aquática e participam de eventos abertos como torneios não federados , provas de águas abertas, revezamentos gigantes e outros .

Onde objetivo principal nem sempre é ser o primeiro mas sim tewrminar a prova. Simplesmente pelo prazer de nadar ou melhorar aquela marca pessoal.

Os valores de inscrição variam e nem sempre condizem com as expectativas quanto a organização, mas estão aí basta procurar.

Vamos lembrar da turma da elite...

Na última edição do Pan-Pacífico, em 2006, em Victoria, apenas seis nadadores foram convocados pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) por índice técnico, sendo duas mulheres (Flávia Delaroli e Rebeca Gusmão) e quatro homens (Kaio Márcio, Thiago Pereira, Armando Negreiros e Nicholas Santos).

Para Ricardo de Moura, supervisor técnico da seleção brasileira de natação, o surgimento de um novo ídolo, Cesar Cielo, fez alavancar a natação masculina do país.

O mesmo tende acontecer caso uma brasileira também alcance conquistas inéditas.

http://www.ecp.org.br/images/natacao_0002.jpg

Por enquanto Poliana Okimoto e Ana Marcela buscam brilhar nas águas abertas, porém não tão intensamente quanto Cielo nas piscina.

Gabriella Silva em ação no troféu Maria Lenk
Gabriella Silva é um dos destaques da natação
feminina do país (Foto: Satiro Sodré / CBDA)

Sempre participei de eventos abertos por muitos anos, noto nos últimos anos uma melhora significativa de provas open quanto a organização e principalmente quanto aos participantes , cujo o nível técnico está cada vez melhor.

É maravilhoso ouvir uma senhora de 60 anos ou mais comentar seu desempenho na prova, e exigir um treino que pode auxiliar sua qualidade como nadadora.
A Natação segue a largas braçadas nas piscinas, nas represas ...no mar... não importa!!
Seja para Fazer amigos ou fortalecer antigos laços.·.
http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2008/08/186_1935-alt-26-MHG-ESP-TRAVESSIA-DOS-FORTES.jpg
Participar de uma grande Festa...
http://www.estadao.com.br/fotos/polianaokimoto_natacao292.jpg
Bater um recorde Mundial...
Ou Simplesmente...Nadar...
http://lh5.ggpht.com/fracelo/RumfSnhB5HI/AAAAAAAAA70/flKsHhVjZSo/02_child%5B3%5D.jpg
O Gesto de Nadar sempre será bem Recebido.
Apenas não podemos Morrer na Praia...

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Michael Phelps vence nos 200 metros livre com o tempo mais rápido do ano, já vimos essa história....

Apesar de Cielo ser brasileiro e ser um dos maiores nomes da natação nos 50m e 100m atualmente, não há como esquecer de Michael Phelps.

Desde o ano passado, quando ele conquistou cinco medalhas de ouro e quebrou quatro recordes mundiais no Mundial de Roma, o maior nadador da história deu um tempo das piscinas. Segundo seu técnico, foi o período em que ele menos treinou desde os 12 anos.

Mesmo assim, fez algo que ninguém antes dele tinha conseguido. Aos 25 anos, ele conquistou seu 49º título nacional, recorde na natação dos EUA, a mais forte de todo o planeta.
O feito foi obtido com o ouro nos 200m borboleta, no torneio em Irvine, na Califórnia, mesma piscina que vai receber, no fim do mês, o Pan-Pacífico, principal competição do ano.

O recorde veio com duas vitórias. Na primeira, nos 200m livre, ele igualou a marca de Tracy Caulkins, que tinha 48 medalhas de ouro na história da competição, nas décadas de 70 e 80. Ele entrou para história com a vitória nos 200m borboleta.

Apesar dos resultados, a fase de Phelps ainda não é boa. Ele venceu os 200m livre com o melhor tempo do ano, mas foi pressionado nos 200m borboleta, a prova que o levou para sua primeira Olimpíada, em Sydney, em 2000. O tempo de 1min56s00 está bem longe de seu recorde mundial (1min51s51) – como comparação, em suas três Olimpíadas, a única em que ele foi mais lento foi em sua estreia, em que ficou em quinto lugar na final da prova com 1min56s6
“Foi horrível. Isso só mostrou que ainda não estou pronto para tanto esforço. Disputar duas provas na sequência é difícil. Nenhuma braçada parecia certa”, disse Phelps, após a vitória. A reação foi bem diferente daquela apresentada após os 200m livre, em que os 1min45s61 o deixam no 1º lugar do ranking mundial em 2010.

“É muito legal nadar contra esses caras. Eles fazem com que você seja obrigado a dar o seu melhor”, completou Phelps, elogiando seu maior rival, Ryan Lochte, segundo colocado na prova e no ranking mundial, com 1min45s78.

Para Bob Bowman, o mentor de Phelps desde os 12 anos, a forma do nadador é normal. Segundo ele, o período pós-Mundial de Roma foi o primeiro em que seu pupilo ficou realmente afastado das piscinas. “Ele vinha treinar duas vezes por semana. O suficiente para me deixar frustrado com ele. Mas isso é normal”, admitiu o treinador.

Para Bowman, a pausa era necessária para o nadador. “Nos últimos dez anos, ele tinha dedicação integral à natação. Se continuasse naquele ritmo, dificilmente chegaria até Londres. Com essa pausa, acho que ganhamos gás para as próximas Olimpíadas”, explicou.

Michael Phelps fez o tempo mais rápido do ano nos 200 metros estilo livre. O norte-americano venceu a prova no campeonato nacional dos Estados Unidos com a marca de 1min45s61, nesta quarta-feira, em Irvine, na Califórnia. Ryan Lochte terminou em segundo, com 1min46s84, a segunda melhor marca de 2010. Em terceiro ficou Peter Vanderkaay, que registrou 1min47s78.

“Ainda fui mais lento do que quero ser. Quero dar um passo a frente nos primeiros 100 m”, disse Phelps, que largou no último bloco, mas dominou a prova de ponta a ponta.

Phelps também dominou os 200 m borboleta, prova que não perde desde 2002 e que considera especial.

O norte-americano ficou na primeira colocação com o tempo de 1min56s00 – 4s49 mais lento que o recorde mundial estabelecido por ele no Mundial de Roma.

Mesmo largando no último bloco, Phelps dominou a prova e venceu com grande vantagem para os demais competidores. O segundo colocado foi Mark Dylla com 1min57s08, seguido de Tyler Clary.

O recordista mundial Aaron Peirsol foi surpreendido por David Plummer nos 100 m costas. O nadador de 24 anos conquistou o primeiro título nacional de sua carreira ao superar o favorito na decisão. Apesar da derrota, Peirsol conquistou uma vaga na equipe que disputará o Pan Pacífico.

Você pode ter tudo planejado para sua vida aquática, mas a grande variante é o indivíduo...

Em qualquer esporte atletas tem altos e baixos não apenas no rendimento, administrar uma carreira a muito tempo não é tarefa fácil ou amadora.